Entenda qual a importância de ser uma empresa sustentável

Sustentabilidade tem sido um tema cada vez mais em alta em nossa sociedade. No mundo empresarial, adotar práticas sustentáveis está deixando de ser um diferencial e passando a se tornar uma exigência, tanto de consumidores quanto de outras empresas que desejam firmar parceria ou realizar negócios.

Isso não tem sido por acaso. Há cada vez mais debates e preocupações sobre mudanças climáticas e questões ambientais. Devido a isso, organizações precisam, além de ter êxito em conquistar clientes e apresentar bons resultados financeiros, desempenhar suas atividades sem agredir a natureza.

À primeira vista, investir em sustentabilidade pode parecer algo custoso e que toma muito do tempo e dos recursos de uma organização. No entanto, os esforços compensam. Nesse artigo, vamos entender melhor sobre sustentabilidade, seus benefícios e como aplicá-la em uma empresa.

O conceito de empresa sustentável

Em primeiro lugar, é preciso destacar que sustentabilidade não se refere apenas a questões ambientais, mas sim a todas as práticas e operações de uma empresa. Como o próprio nome diz, ser sustentável significa ter condições de se sustentar ao longo do tempo.

Organizações que focam em reutilizar seus recursos e não causar grandes impactos ambientais, mas que não conseguem ter lucro com as suas operações, dificilmente terão vida longa e êxito no mercado. Por outro lado, organizações que possuam bons resultados, mas que causam cada vez mais a escassez dos recursos que são necessários em suas atividades, tendem a ter dificuldade no longo prazo, pois seus negócios se tornarão cada vez mais inviáveis.

Por isso, se tornar sustentável deve ser um foco de cada empresa, independente da sua área de atuação. Vivemos em um mundo que é limitado em recursos, e saber como utilizá-los ou então encontrar fontes mais limpas traz diversos benefícios. Vamos conhecer os principais.

empresários discutindo a importância de ser sustentável

Ganhos para a imagem da empresa

Como destacado anteriormente, a pauta da sustentabilidade está cada vez mais em alta, e consumidores estão buscando por empresas que levem esse assunto a sério. Uma pesquisa da agência norte-americana Union+ feita em 2019 apontou que 87% da população brasileira prefere utilizar produtos e serviços feitos de forma sustentável.

A pesquisa ainda destacou que 70% dos entrevistados afirmaram não se importar inclusive em pagar a mais para isso. Também foi observado que empresas sustentáveis são mais bem vistas por seus funcionários, fornecedores e demais parceiros comerciais. Dessa forma, podemos concluir que ser uma empresa sustentável oferece diversas vantagens competitivas no mercado. 

Ganhos operacionais e financeiros

Não é somente na prospecção de novos clientes ou parceiros comerciais que o uso da sustentabilidade se mostra vantajoso. Adotar práticas sustentáveis também pode trazer diversos benefícios operacionais e financeiros para a empresa.

Ao conseguir diminuir ou reutilizar alguns materiais necessários durante o processo operacional e fabril, empresas conseguem poupar nos gastos para produzir produtos ou oferecer seus serviços. Como exemplo, podemos listar a reutilização de água, ou painéis solares que diminuem o consumo de energia.

Além disso, ser sustentável oferece maior garantia de que os materiais e insumos necessários no dia a dia da empresa estarão sempre à disposição. Uma fábrica que produz lápis de cor e investe na preservação florestal se beneficia do fato de que a madeira não se tornará um produto escasso no mercado, podendo projetar sua atuação no longo prazo.

Realmente, se tornar sustentável pode exigir um certo grau de investimento, além das mudanças do modo como a empresa atua atualmente. No entanto, há diversos ganhos no longo prazo que fazem esse processo valer a pena. Sem falar que nosso planeta como um todo também desfruta dessas mudanças. Nada melhor do que cuidar da nossa casa, não é mesmo?

demonstração do aumento de ganhos que uma empresa tem ao tornar-se sustentável

Qual a melhor maneira de implementar uma gestão sustentável?

Agora que você já sabe da importância de ser uma empresa sustentável, deve estar se perguntando como adotar esse conceito no seu negócio. Há diversas ações que podem ser utilizadas pela administração e demais membros de uma empresa para isso, que variam conforme a atuação da empresa em si.  

Uma das ações que mais surtem impacto é verificar todo o processo de compra e produção de materiais da sua empresa. Busque por itens que sejam reciclados ou então que foram fabricados de forma sustentável. Como dica, indicamos você a dar uma olhada nas opções de insumos para escritórios sustentáveis oferecidos pela Contabilista.

Investir em formas de energias renováveis e na reutilização de água também é uma ótima opção, especialmente para grandes fábricas ou empresas com grandes processos de operação. Além de ajudar o meio ambiente, é possível reduzir alguns gastos operacionais com essas ações

Por fim, destacamos o processo de reciclagem dos materiais usados pela empresa e suporte a projetos que prezam pela sustentabilidade e meio ambiente. Conheça o ReCiclo, o programa de reciclagem da Contabilista. Com a colaboração de centenas de pessoas, damos o destino correto a milhares de resíduos de escritório, como tintas de impressora, pilhas e cápsulas de café usadas.

Fonte(s):

Consultoria ISO, G1 e Startupi.