O que é coleta seletiva e por que implantar no seu escritório?

Qual é parcela de contribuição da sua empresa para melhorar o meio ambiente? Se você ficou em dúvida ou não sabe ao certo o que responder, saiba que atitudes simples já são capazes de fazer uma grande diferença. Saber qual é a importância da coleta seletiva e tomar a sua parte nesse processo é o primeiro passo.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, é obrigação dos municípios a implantação de mecanismos para a coleta seletiva de resíduos sólidos. Algumas cidades fazem campanhas de conscientização sobre a importância de separar o lixo e, por mais que existam programas nesse sentido, tudo começa com você fazendo a sua parte.

O que é a coleta seletiva e como ela funciona?

Como cada município é livre para implantar a sua forma de coleta seletiva, existem diversas maneiras dela em funcionamento hoje no Brasil. Elas vão desde a coleta tradicional realizada pelo serviço de limpeza pública do município, até as parcerias com catadores de material reciclável e a disponibilização de pontos de entrega voluntária.

Em todos esses casos, o primeiro passo é dado dentro do seu escritório. A primeira ação a ser tomada em prática é a conscientização. Praticamente todo mundo sabe que é importante cuidar da natureza e separar o lixo orgânico do lixo reciclável. Porém, na prática, ainda é pequeno o número de empresas e mesmo de colaboradores que efetivamente tomam atitudes como essas.

É preciso, portanto, reforçar com seus funcionários esses conceitos e a partir disso, agir. Instalar cestos de lixo para a coleta seletiva é o passo seguinte. Por meio de cores específicas fica mais fácil saber em qual cesto o lixo deve ser jogado. Vidros, metais, papéis e plásticos, cada um no seu devido lugar.

Equipando a sua empresa em prol da reciclagem

Iniciar a coleta seletiva no seu escritório, além de ser uma medida que demonstra o comprometimento da sua empresa com o meio ambiente, não é algo que requer grandes investimentos. Kits de coleta seletiva para escritório, que incluem lixeiras coloridas e sacos de lixo, são tudo o que você precisa para começar.

O início da coleta seletiva é simples: basta que seus colaboradores criem o hábito de separar os resíduos, colocando-os em suas respectivas cestas de lixo. Depois, descubra como é feita a coleta seletiva no seu município. Em algumas cidades, há caminhões específicos passando algumas vezes por semana. Em outras, será preciso encontrar um ponto de entrega voluntária para levar frequentemente o lixo reciclável.

Em qualquer uma das opções, saiba que o serviço ofertado só existe em razão do seu trabalho inicial. Separar o lixo internamente e depois colocá-lo na rua sem a devida identificação acaba sendo de pouca serventia. É importante ter a certeza que, a partir do momento que ele sai do seu estabelecimento, será direcionado para o destino correto.

Reduzir o consumo e reaproveitar itens: dois bons princípios

Se por um lado é preciso ser consciente com relação ao destino que é dado ao lixo, por outro há que se pensar também em medidas que visem a redução do consumo, com o consequente reaproveitamento de itens. Folhas impressas, por exemplo, podem ser usadas dos dois lados antes de ganhar uma destinação final.

Caixas e sacolas plásticas também podem ser reaproveitadas ou até mesmo doadas para quem precisa. Se questionar com relação a “o que mais pode ser feito com isso” é uma boa forma de encontrar soluções inteligentes, que minimizem a quantidade de resíduos gerados.

Portanto, envolva os seus colaboradores nesta missão e trabalhe também por um meio ambiente melhor. Seus fornecedores, clientes e a sociedade em geral certamente verão nesse gesto simples um ato de comprometimento da companhia com a comunidade no entorno dela. E o melhor de tudo: trata-se de um investimento que está ao alcance de todos.

*****

Agora que você sabe que é possível para sua empresa contribuir para um mundo melhor, acesse o site da Contabilista e veja todas as opções de produtos que podem ajudar nesse processo.