Como escolher o melhor fornecedor de tecnologia? Confira o guia completo!

Contar com um bom fornecedor de tecnologia não é essencial apenas para empresas que desejam atuar neste setor, mas sim para qualquer organização que pretende inovar e otimizar os seus processos e forma de atuação no mercado.

Devido ao fato de aparelhos tecnológicos geralmente possuírem preços consideráveis no Brasil, a maioria das empresas comete o erro de basear suas escolhas levando em conta somente a questão financeira. No entanto, outros aspectos também precisam ser analisados e avaliados antes de se fechar um contrato com um fornecedor.

Vale destacar que a empresa escolhida para fornecer os equipamentos necessários não será somente um fornecedor, mas sim o seu parceiro de negócios, podendo ser um bom facilitador ou então uma fonte de problemas para a sua empresa.

Tendo isso em mente, é necessário escolher bem o seu fornecedor de tecnologia. Para isso, preparamos um guia contendo diversos critérios que podem ser adotados na hora da seleção. 

1. Saiba as suas demandas

Antes de pesquisar no mercado quais empresas podem se tornar ótimos fornecedores de tecnologia, é preciso avaliar quais as necessidades da sua organização neste setor. Sua empresa precisa somente de bons computadores e impressoras ou outros itens tecnológicos também serão necessários? Quantos itens? Qual o grau de manutenção que eles exigem? Qual a sua importância para a empresa como um todo?

Investir em produtos e sistemas tecnológicos pode alavancar os resultados da sua empresa, e até mesmo economizar certos gastos. Por isso, é preciso fazer um mapeamento de quais setores e atividades podem ser melhoradas com o uso da tecnologia e fazer uma estimativa de qual demanda elas irão necessitar por parte dos seus fornecedores.

De nada adianta encontrar o fornecedor com a melhor qualidade, atendimento e preço, se ele não for capaz de suprir todas as suas necessidades, seja em termos de produtos ou de serviços. Por isso, esse é o primeiro item a ser avaliado. 

2. Procure referências

A empresa que você está considerando adotar como fornecedor possui uma boa reputação no mercado? Seus clientes estão contentes com os produtos e serviços prestados? Fazer uma avaliação do fornecedor em si antes de assinar um contrato pode te livrar de muitos problemas e dor de cabeça, e buscar referências é uma das melhores maneiras de fazer isso.

Busque entre os seus contatos indicações de empresas que ofereçam os itens ou serviços que você precisa para inovar tecnologicamente. Caso você não encontre indicações, procure contato com os clientes das empresas que você está considerando. 

3. Fique atento ao atendimento e suporte

Independente de precisar de produtos ou serviços, contar com um bom suporte, tanto no pré-venda como no pós-venda, é essencial. Infelizmente, muitas empresas só se atentam a esse requisito na hora da necessidade, quando o contrato já está firmado.

Na maioria das vezes quando isso acontece, o sentimento é de frustração. Para evitar isso, analise como é o tratamento do fornecedor no pré-venda, e quais os mecanismos de suporte que ele oferece após a conclusão do negócio. Isso pode ser necessário em diversas situações da sua empresa. 

como-escolher-o-melhor-fornecedor-de-tecnologia-contrato

4. Custo-benefício

Como falamos anteriormente, o custo-benefício não é o único fator que deve ser levado em conta, mas ele deve sim ser considerado. Sua empresa precisa estimar o capital que ela é capaz de investir em tecnologia e encontrar opções que se adequem a este valor.

A tecnologia pode ser a maior aliada do seu negócio. Porém, se você acabar gastando mais do que pode pagar nesta área, isso se tornará um problema e poderá colocar o seu negócio em risco. Uma boa dica é encontrar maneiras de negociar preços melhores antes de concretizar um contrato de parceria. 

5. Faça um contrato

Nada de ficar apenas no acordo verbal. É claro que ninguém concretiza uma parceria acreditando que o pior irá acontecer, mas é sempre bom estar protegido por meio de um contrato. Estipule quais serão as cláusulas para que a sua empresa ou o fornecedor possam encerrar o negócio, além de multas ou demais ações que podem ser tomadas caso uma das partes não cumpra com as suas obrigações.

Quando as duas empresas formulam juntas o contrato, além de estarem mais amparadas pela Lei, elas conseguem conhecer mais a fundo as expectativas da outra parte do negócio, tendo mais chances de supri-las. 

Encontre o parceiro ideal

Agora que você já sabe quais os principais critérios que devem ser adotados na hora de escolher um fornecedor de tecnologia, basta utilizá-los em suas pesquisas. Como última dica, indicamos você a dar uma olhada nas opções de produtos em nosso site.

Com mais de 35 anos de experiência no fornecimento de materiais e insumos para escritórios, a Contabilista conta com ótimas opções de itens de telefonia e informática, além de impressoras, cartuchos e toners

Fontes:

https://blog.leucotron.com.br/como-escolher-o-melhor-fornecedor-de-tecnologia/

https://blog.cedrotech.com/fornecedor-de-tecnologia-para-startup

https://dnasistemas.com/fornecedores-de-tecnologia-saiba-como-escolher-os-seus/