Como descartar pilhas e baterias de forma adequada?

Como descartar pilhas e baterias corretamente? Para aqueles que se preocupam com o meio ambiente, ter uma resposta para essa pergunta é fundamental. Esse item é um dos mais frequentes em escritórios e residências e em hipótese alguma deveria ir parar em um lixo comum.

No Brasil, a legislação proíbe que pilhas e baterias sejam deixadas a céu aberto, tanto em áreas urbanas quanto em áreas rurais. Contudo, não há fiscalização suficiente com relação a esse tipo de infração e a melhor maneira de evitar que isso ocorra ainda é por meio da conscientização. A ideia é evitar que as substâncias tóxicas de pilhas e baterias acabem contaminando o solo e os lençóis d’água.

Se o descarte em lixo comum não é o correto, qual é a melhor maneira de se livrar desse tipo de lixo sem agredir o meio ambiente?

Logística reversa: o melhor caminho

As soluções de logística reversa são hoje o melhor caminho para que uma empresa possa dar a destinação correta para as pilhas usadas. Alguns locais de grande circulação de pessoas, como supermercados, lojas de celulares e até mesmo farmácias se tornaram pontos de coletas de pilhas usadas.

A ideia é que esses estabelecimentos se transformem em polos de redistribuição, devolvendo para os fabricantes os produtos já utilizados para que eles recebam o tratamento adequado. Para o consumidor, portanto, o segredo é não descartar pilhas e baterias em lixo comum e nem mesmo em lixo reciclável. Guardá-las para entregar esses resíduos nos pontos de coleta continua sendo o melhor caminho.

Como armazenar pilhas e baterias corretamente

Como as pilhas e baterias não podem ser misturadas com o lixo comum, é importante que você as deixe guardadas em um local seguro até que chegue o momento de levá-las para o descarte. É preciso deixá-las longe de ambientes nos quais a temperatura seja muito alta, pois caso contrário elas podem explodir e vazar.

O melhor a se fazer é colocar as pilhas dentro de uma caixa de sapatos, por exemplo, que deve ficar em um local seco e longe do Sol. Elas não devem ficar próximas também a máquinas e equipamentos que produzam muito calor. Caso algo de errado aconteça e as pilhas explodam ou vazem, evite colocar as suas mãos em contato com a estrutura cristalina que se forma no exterior. Embale as pilhas em um saco plástico e, de tempos em tempos, leve-as a um centro de reciclagem.  

Conheças os três principais grupos de pilhas e baterias

Se levarmos em consideração as pilhas e baterias disponíveis no mercado na atualidade, podemos subdividi-las em três grupos:

  • O primeiro é composto pelas pilhas de zinco-manganês, alcalinas-manganês, lítio-íon, zinco-ar, níquel-metal e hidreto. Elas são mais simples e do tipo não recarregáveis. Carregam substâncias tóxicas, mas em menor quantidade.

  • Já as pilhas do grupo 2 são as de chumbo ácido, níquel cádmio e óxido de mercúrio. Nesse grupo, podemos incluir as baterias de automóveis e as de alguns telefones celulares mais antigos. Essas já são um pouco mais nocivas ao meio ambiente e, por essa razão, devem sempre ser descartadas de forma correta.

  • Por fim, temos as baterias compostas por cádmio, chumbo ou mercúrio, encontradas em produtos ainda mais obsoletos. Essas, em hipótese alguma devem ser descartadas em lixo comum. Nesse caso, procure sempre as lojas das operadoras de telefonia. A legislação as obriga a terem urnas específicas para receber esse tipo de material descartado, de forma que elas possam ser reencaminhadas para os fabricantes.

Se você e sua empresa querem fazer a sua parte, saiba que é fundamental armazenar corretamente pilhas e baterias e providenciar o descarte correto. Procure o posto mais próximo de entrega desse tipo de material em sua cidade e valorize o meio ambiente. Não custa nada e você ainda ajuda a natureza. Afinal, ser socialmente responsável é um diferencial e tanto para qualquer negócio.

Fonte(s): eCycle, TecToy e PortoWeb