Sustentabilidade no escritório: 5 dicas práticas para reciclar e economizar

Sustentabilidade é um conceito que está em alta. Grandes empresas têm buscado incorporar em suas operações ações que resultem em menor impacto ao meio ambiente. Da mesma maneira, os consumidores hoje valorizam mais as companhias que se preocupam com esse tema.

Porém, ainda há muita gente que acredita que ser sustentável é algo inacessível para os pequenos negócios. Mais do que um conceito, a sustentabilidade só tem valor quando ela se traduz em ações práticas capazes de tornar o mundo à nossa volta um lugar melhor. 

Se você deseja fazer a sua parte, saiba que não é necessário nenhum investimento para começar, pelo contrário. Com boas ideias e ações práticas sua empresa pode economizar e dar o exemplo. Confira algumas ações práticas que estão ao alcance de todos.

1. Recicle o lixo produzido

Nas grandes cidades brasileira há coleta de lixo reciclável. Ela funciona em dias e horários específicos e se encarrega de recolher todo tipo de material que pode ser reaproveitado. Cidades que não têm esse tipo de serviço costumam disponibilizar pontos de coleta acessíveis.

Em escritórios, grande parte do lixo produzido é reciclável. Papeis, garrafas, latas de alumínio, papelão e outros tipos de embalagens estão entre os principais itens descartados. Ao oferecer a destinação correta para esses itens você contribui com o meio ambiente e demonstra a sua preocupação com a sociedade.

2. Atenção ao consumo de energia

O consumo de energia elétrica é outro aspecto que pode ser trabalhado em prol da sustentabilidade. Se for possível, em vez de ligar o ar-condicionado, abra as janelas e deixe o ar circular. Nos períodos da manhã e da tarde, abra as cortinas e aproveite a luz natural, deixando para acender as luzes somente se for necessário.

A regra de economia se aplica também aos computadores. Se eles forem ficar mais de uma hora sem uso, desligue-os. Individualmente, a economia na conta de luz de um computador desligado pode ser pouco relevante, mas em médio e longo prazo é possível economizar uma boa quantia ao evitar o desperdício.

3. Reduza o desperdício de copos descartáveis

Você não precisa utilizar um novo copo plástico a cada vez que for tomar água ou café. O ideal é recomendar aos seus colaboradores que adotem canecas e copos laváveis para evitar o desperdício desse tipo de material. Isso não significa que você não deva comprar copos descartáveis, pelo contrário.

Para oferecer aos clientes e visitantes, eles ainda são a opção mais prática e higiênica. Contudo, é possível reduzir a quantidade de copos gastos por mês se os colaboradores simplesmente se conscientizarem da importância de economizar esse item.

4. Imprima somente o necessário

Você também pode ter uma atitude sustentável com relação aos documentos que são impressos. Aproveite as folhas e imprima-as dos dois lados. Se o documento em questão é apenas para sua consulta pessoal, opte pela impressão em modo econômico, para economizar tinta.

Já mencionamos que os papeis podem – e devem – ser reciclados. Utilizar uma fragmentadora de papel é uma ótima opção. Além de reduzir o volume de lixo produzido, os papeis cortados evitam que pessoas mal-intencionadas tenham acesso a dados sigilosos da sua companhia. Trata-se da opção mais ecológica possível.

5. Envolva todos na sustentabilidade

Se você fizer a sua parte já é um grande passo. Porém, quanto maior for o número de pessoas envolvidas nos projetos de sustentabilidade, maior será o impacto e melhores serão os resultados. Você pode começar pelos colaboradores da sua empresa e ampliar as ações para o andar do seu prédio ou para todo o condomínio.

A quantidade de lixo que é produzida todos os dias em um grande edifício, se fosse reciclada, certamente resultaria em um impacto considerável para o meio ambiente. Liderar projetos como esses pode ser uma ótima maneira de mudar a percepção que as pessoas têm do seu negócio.

Empresas comprometidas com o meio ambiente são mais bem-vistas não só pelos consumidores, mas também pelos concorrentes e fornecedores. E para fazer a sua parte não é preciso muita coisa: é só começar.