Reciclar faz bem ao mundo: como descartar corretamente as cápsulas de café L’or, Pilão e Melitta

É indiscutível o amor que o brasileiro tem pelo café. Em 2020, de acordo com dados apresentados pela Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), o consumo da bebida no Brasil cresceu 1,34%.

Por conta da praticidade, o café em cápsula tem mudado a forma como consumimos esta bebida tão popular no país. Uma ótima opção para empresas e escritórios ou para quem gosta de apreciar a bebida várias vezes ao dia. Mas você sabe como descartar as cápsulas de café corretamente? 

Fabricantes apostam na responsabilidade social

Marcas como a Café L’Or e a Pilão e Melitta estão atentas ao maior consumo de cápsulas por parte dos brasileiros e prepararam programas específicos de coleta para esse tipo de resíduo. O parceiro escolhido para esse processo foi a empresa TerraCycle, líder global em soluções para resíduos de difícil reciclabilidade e que está presente em 21 países.

A Contabilista acredita e apoia ideias como essa, que visam o bem-estar do ambiente como um todo. Dessa forma, através do programa ReCiclo, passou a funcionar como ponto de coleta. A logística de  recolhimento e reciclagem de cápsulas de café funciona de modo bem simples. Após o uso das cápsulas, os clientes podem ir até uma das lojas físicas da Contabilista para depositar os resíduos ou, caso sejam de Curitiba, podem solicitar a retirada em seu endereço no site do Contabilista Responsável. Veja onde estão os pontos físicos de coleta:

Mas atenção! As ações de reciclagem das cápsulas de café são válidas exclusivamente para as marcas L’Or, Pilão e Melitta.

Benefício para o meio ambiente e para a comunidade

Além de dar o destino correto para os resíduos, a ação beneficia instituições carentes. A cada cápsula enviada, a Contabilista recebe 2 pontos TerraCycle que equivalem a R$ 0,02 e são revertidos em doações para uma instituição sem fins lucrativos ou escola pública. 

O que acontece com as embalagens recicladas?

Todas as embalagens coletadas passam por procedimentos específicos para que possam ser reaproveitadas. As cápsulas de plástico, por exemplo, são moídas, extrusadas e transformadas em uma matéria-prima chamada pellet. Esse composto é utilizado para a fabricação de objetos plásticos como bancos, lixeiras e pás de lixo.

No caso das embalagens de alumínio, o processo é um pouco diferente. As cápsulas são fundidas e transformadas em blocos. Esses blocos são misturados a outras substâncias e dão origem a novos produtos. Para mostrar que nada se perde, até mesmo a borra de café é separada e enviada para compostagem.

Viu como é simples? Faça a sua parte! Junte-se a nós e dê o destino correto aos seus resíduos! O programa Reciclo, além das cápsulas de café, também recicla tintas de impressora (suprimentos originais HP, Samsung, Brother e Epson) e pilhas de todas as marcas.