5 dicas para o descarte correto de embalagens

O descarte correto de embalagens é uma ação necessária e muito importante para o meio ambiente. Com a pandemia e as medidas de isolamento, a procura por delivery disparou e as embalagens descartáveis de refeições entregues em casa passaram a fazer parte do dia a dia de muitas pessoas.  

Para se ter uma ideia, uma garrafa plástica demora cerca de 500 anos para se decompor. Além disso, a grande quantidade de produtos produzidos em plástico e a dependência das pessoas em relação a esse tipo de material, tem tornado a discussão sobre a reciclagem e o descarte correto de embalagens uma necessidade urgente e debatida por diversas instituições, ativistas, entre outros. 

A importância da responsabilidade ambiental e o consumo consciente está cada vez mais ganhando espaço dentro das organizações e sendo adotada por marcas globalmente conhecidas.

Apesar de sua relevância, o descarte de resíduos sólidos ainda caminha para ser uma solução realmente efetiva no país. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você destinar corretamente as suas embalagens.

1. Por que fazer o descarte correto dos recicláveis? 

Uma das principais vantagens em relação ao descarte correto de embalagens é a redução dos impactos ao meio ambiente. Além disso, a consciência de cada pessoa sobre a importância desta ação e, consequentemente, os novos comportamentos que vão sendo adotados, fazem com que as marcas e empresas tenham cada vez mais um olhar voltado à responsabilidade social, incentivando também a escolha por itens sustentáveis

2. Reutilize!

Você sabia que reutilizar os materiais é mais sustentável do que reciclá-los? A reutilização elimina a necessidade de reprocessar os itens antes de utilizá-los novamente, reduzindo o consumo de recursos naturais. Então, que tal dar uma nova finalidade para as embalagens dos produtos que você compra? Você pode transformar o que seria lixo em algo útil! Latas de achocolatado em pó podem se tornar lindos porta objetos, garrafas de vidro podem ser belos vasos para flores e por aí vai! Use e abuse da sua criatividade! 

3. Como limpar as embalagens e separar o lixo reciclável do lixo comum

Primeiramente, deve-se retirar todos os resíduos, sejam eles líquidos ou pastosos, que ficam dentro da embalagem. Depois disso, é necessário lavar a embalagem toda para então descartá-la. 

Além disso, outra dúvida muito comum é sobre o descarte correto de embalagens. Muitas pessoas ficam na dúvida sobre quais embalagens devem ser descartadas no lixo comum ou reciclável. A nossa dica é: tenha pelo menos duas lixeiras. Uma para o lixo úmido e outra para o lixo seco. 

O lixo úmido é todo o tipo de resíduo que não possui mais utilização, como restos de comida, por exemplo. O lixo seco, por sua vez, é todo o tipo de material não contaminado ou sujo por outras substâncias. Em outras palavras, são todos os tipos de material que podem ser reciclados como por exemplo, plásticos, metais, vidros e papéis. 

Geralmente, a prática de separação do lixo é adotada pela grande maioria das empresas. Por isso, existem lixeiras de diferentes cores, cada uma para um tipo de resíduo, a fim de ajudar as pessoas a identificar e separar corretamente o lixo. Mas, caso o seu ambiente de trabalho ainda não faça a separação adequada dos resíduos, que tal sugerir essa ideia? 

4. Dê o destino correto para as embalagens de delivery

A Prefeitura de Curitiba separou também algumas dicas sobre o descarte correto das embalagens mais utilizadas nas entregas de pedidos por delivery. 

A caixa de pizza, mesmo com gordura de queijo e azeite, pode ser reciclada, mas é  importante que você retire os restos de comida ao realizar o descarte. Embalagens de isopor, marmitas de alumínio, sacolas e talheres de plástico também podem ser reciclados, desde que estejam limpos e secos.

De acordo com a prefeitura, os guardanapos de papel e papel toalha, podem ser destinados à reciclagem apenas se estiverem limpos. Nesse caso, se estiverem sujos com gordura ou outro tipo de sujeira, devem ir para o lixo comum.

Em diversas cidades, o cronograma de coleta de lixo é separado por dias e horários específicos para os lixos comuns e os lixos recicláveis, e, também, recomenda-se cores diferentes para os sacos de lixo, para facilitar o trabalho dos coletores de lixo. 

Na cidade de Curitiba, por exemplo, a prefeitura tem um site com informações sobre a frequência, horários e dias da coleta, assim como os tipos de lixo e dicas para descarte correto. 

5. Participe e apoie programas de reciclagem

Falando em medidas positivas sobre o descarte correto de resíduos, te convidamos a conhecer o ReCiclo, um programa de reciclagem de suprimentos para escritórios da Contabilista.

Para participar é simples! Você pode depositar os seus resíduos em uma de nossas lojas ou se você for de Curitiba, basta preencher o formulário em nosso site e nós vamos até você! Se você é de outra cidade, ainda pode enviar seu resíduo via Correios para o nosso Centro de Distribuição, aos cuidados do “Setor de Reciclagem” e nós fazemos o restante. Nosso CD está localizado no endereço: Rua José Batista dos Santos, 2951 – CIC, Curitiba/PR - CEP: 81.250-000.

Fique atento aos tipos de resíduos e marcas que compatíveis com o nosso programa de reciclagem: 

  • Pilhas de todas as marcas;
  • Tintas para impressora originais das marcas HP, Samsung, Brother e Epson;
  • Cápsulas de café das marcas L’or, Pilão e Melitta.

Viu só como é fácil adotar medidas mais sustentáveis e que colaboram com o planeta no seu dia a dia?

A Contabilista está aqui para te ajudar nisso! Adote essas escolhas na sua rotina em casa e no trabalho. Em caso de dúvidas, entre em contato com através do site Contabilista Responsável e saiba como contribuir com nosso programa de reciclagem.