Descarte correto: como escolher o saco de lixo ideal para a sua casa ou escritório

Se você já se deparou com a tarefa de comprar sacos de lixo para a sua residência ou para a empresa em que trabalha, provavelmente ficou em dúvida sobre qual deles adquirir ao notar a grande variedade de tamanhos, cores e materiais disponíveis. Para acabar com o seu dilema, confira algumas dicas que a Contabilista tem para você selecionar a melhor opção.

Sacos pretos X sacos azuis: qual é o melhor?

Embora a cor possa parecer um detalhe estético, ela pode proporcionar alguns diferenciais no uso do produto. No Brasil, existe uma grande variedade de cores para sacos de lixo, porém os mais conhecidos são o preto e o azul. 

Os sacos plásticos azuis são menos resistentes, por isso, servem apenas para o armazenamento de itens leves, como papéis e plásticos. Já os sacos de lixo na cor preta aguentam mais peso, suportando o acúmulo de metais e vidros, por exemplo. 

RE-CI-CLA-GEM

Quando trabalhamos em um escritório, a realidade é um pouco diferente daquela que vivemos em casa. Por isso, fique atento às cores das lixeiras e dos sacos de lixo dispostos para separar o lixo de maneira correta:

  • Amarelo: metal e alumínio.
  • Azul: papel e papelão.
  • Verde: vidros.
  • Vermelho: plástico.
  • Marrom: resíduos orgânicos.
  • Preto: madeira.
  • Branco: lixo hospitalar.
  • Laranja: resíduos perigosos.
  • Roxo: resíduos radioativos.
  • Cinza: resíduo geral não reciclável, misturado ou contaminado, não passível de separação.

A identificação das cores das sacolas auxilia os coletores de lixo no transporte, separação e destinação correta dos resíduos produzidos pelas instituições.

Atente-se a capacidade!

Outra especificação muito comum nas embalagens refere-se à capacidade do saco de lixo, isto é, ao seu tamanho. A dúvida que pode surgir aqui é: como saber qual deles eu preciso? Pensar na sua realidade e na quantidade de resíduos que você produz pode ajudar. Os tamanhos variam: existem sacos a partir de 2L e até acima de 150L, sendo os mais comuns:

  • Sacos de 15L e 30L: ideal para quem mora sozinho. Devem ser colocados em lixeiras de 24 a 37 cm de diâmetro.
  • Sacos de 30L e 50L: útil para quem reside em um apartamento em família e pode retirar diariamente o lixo de casa e depositar nos locais indicados pelo condomínio. Servem em lixeiras entre 37 e 40 cm de diâmetro.
  • Sacos de 50L e 100L: pode ser utilizado por moradores de casas, com ou sem quintal, e que precisam armazenar mais resíduos, evitando a retirada da sacola antes que o caminhão da coleta de lixo passe. Cabem em lixeiras de 40 a 45 cm de diâmetro.

Quantos quilos posso colocar?

Mais uma informação dada pelos fabricantes é o peso que o saco suporta, expresso em quilos. Fique atento a ela, pois quando você precisar descartar materiais mais pesados e volumosos, escolha um modelo mais reforçado ou providencie reforço usando um saco dentro do outro.

Algumas novidades

A oferta de sacos plásticos não se restringe apenas aos modelos tradicionais. Hoje em dia, existem itens com diferenciais interessantes e que podem satisfazer as necessidades dos consumidores. Confira as opções:

  • Antibacteriano: impede a propagação de micro-organismos causadores de doenças. 
  • Antiodor: possui perfume de lavanda na composição, evitando que o mau cheiro do lixo se espalhe pelo ambiente. 
  • Fecha fácil: com abas, facilita o transporte e ainda impede que moscas e mosquitos acessem os resíduos.
  • Reforçado: utilizado para itens mais pesados.

É importante destacar que tais praticidades tornam esses produtos mais caros que os sacos de lixo comuns. Por isso, avalie quais benefícios são realmente úteis e valem um investimento mais alto na hora da compra. 

E as sacolas biodegradáveis?

Agora você pode estar se perguntando: o que eu faço com as sacolas biodegradáveis, distribuídas pelos comerciantes?

Para evitar o simples descarte e o acúmulo desnecessário de lixo, elas podem ser utilizadas para armazenar os resíduos residenciais. As sacolas biodegradáveis se decompõem em aproximadamente 2 anos e não suportam muito peso. Por isso, a dica é colocá-las apenas no lixo do banheiro ou nas lixeiras pequenas que ficam em cima da pia da cozinha. 

Mas se você é uma pessoa que se importa com o meio ambiente e preza por um consumo mais consciente, recuse as sacolas plásticas nas suas compras. Opte por utilizar ecobags. Elas são versáteis, podem guardar alimentos, remédios, roupas, livros e outros objetos.
Para transportar ou armazenar itens mais pesados, alguns estabelecimentos comerciais também disponibilizam caixas de papelão gratuitamente. 

Saúde em primeiro lugar!

Sacolas inadequadas e lixeiras abertas facilitam o acesso de pequenos animais, transmissores de doenças como ratos, baratas, moscas e mosquitos. Já a falta de separação dos diferentes resíduos torna o lixo impossível de ser reciclado, contribuindo com o problema dos aterros sanitários.

Por isso, a escolha de sacos de lixo apropriados para a sua empresa ou residência é uma atitude de cuidado com você, seus colaboradores e familiares, pois um ambiente livre de resíduos colabora para a manutenção da saúde e do bem-estar de todos.

A escolha perfeita

Na Contabilista você encontra uma linha completa de itens para higiene e limpeza, além de diversos modelos de saco de lixo para atender todas as necessidades, seja para sua casa ou para o seu escritório. Compre pelo nosso site ou visite uma de nossas lojas físicas.