Como separar e descartar corretamente o lixo reciclável

A reciclagem é necessária para a manutenção do ambiente em que vivemos. Os recursos utilizados para a produção de bens de consumo estão em déficit, ou seja, há mais consumo do que o planeta consegue fornecer em recursos. 

Reciclar é uma forma de transformar produtos em matérias-primas novamente, desacelerando o ritmo da produção. A preservação do meio ambiente vem de pequenas atitudes diárias, como a separação correta do lixo em casa.

Quais são os benefícios da reciclagem?

A separação do lixo doméstico traz uma série de benefícios, como diminuir a demanda de aterros sanitários, economizar recursos naturais e em alguns casos, até a geração de renda. 

A reciclagem de resíduos sólidos é uma alternativa aos trabalhadores excluídos do mercado de trabalho. Estes trabalhadores estão localizados em cooperativas, distribuídas entre as áreas periféricas dos municípios e as cooperativas, por sua vez, emergem como uma nova alternativa para a disposição e destinação final dos resíduos e beneficiamento, gerando inclusão social e preservação ambiental. 

Tudo isso é também uma alternativa no gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos, que hoje são um grande problema para várias cidades.

E o que acontece se a gente não reciclar?

Quando separado corretamente, são encaminhados até o aterro somente o resto de resíduos que não podem ser reaproveitados, conhecidos também como rejeitos.

Infelizmente, a reciclagem não é uma realidade presente no lar de muitos brasileiros e mais da metade do lixo produzido é jogado nos lixões a céu aberto sem receber nenhum tratamento. Devido a essa falta de cuidado, o prejuízo econômico supera R$8 bilhões anuais aos cofres públicos.

Outro enorme problema causado pela não reciclagem e desse acúmulo em aterros, é que a decomposição sem oxigênio desse lixo todo gera metano, um gás de efeito estufa muito mais eficiente que o gás carbônico, colaborando (e muito) para o aquecimento global. Percebeu o tamanho da encrenca?

E quais materiais são recicláveis?

Os materiais recicláveis são todos os resíduos descartados que podem ser transformados. Muitos materiais são recicláveis e listar todos é complicado, mas citamos alguns exemplos:

  • Folhas de papel;
  • Aparas de papel;
  • Jornais;
  • Revistas;
  • Caixas;
  • PET;
  • Recipientes de limpeza;
  • Esquadrias e calhas;
  • Arame;
  • Celulares e seus componentes;
  • Computadores e seus componentes;
  • Aparelhos elétricos e seus componentes;
  • Latas de cerveja e refrigerante;
  • Canos;
  • Embalagens de modo geral.

Boa parte dos materiais recicláveis são indicados com aquele símbolo bem famoso, então basta ficar de olho. Se não tiver, mas for feito de vidro, metal, plástico ou papel… a chance é bem grande de ser reciclável!

E como devo separar meu lixo?

A separação dos resíduos é o primeiro passo para a destinação correta do lixo. Você sabia que colocar os resíduos que são recicláveis junto aos que não são, impossibilita a destinação de alguns produtos? Colocar papéis secos em uma embalagem com papéis engordurados inviabiliza a reciclagem dos secos, por exemplo. 

O material separado corretamente é mais valorizado, além de oferecer melhores condições de trabalho para os catadores e classificadores de materiais recicláveis. Os alimentos podem se tornar compostagem, gerando menor impacto ambiental e o aumento do tempo de utilização dos aterros sanitários.

Passo 1: Orgânicos Vs. Recicláveis

É por isso que orgânicos e recicláveis devem ser colocados em embalagens separadas, pois, como citado acima, o contato de materiais recicláveis com os demais pode impedir todo o lixo de ser reciclado, uma vez que alguns materiais são contaminados pelos orgânicos. 

Passo 2: Limpe o que precisa ser limpo

Lave e deixe embalagens longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico, secando, pois o processo de limpeza pode tornar o processo mais caro e gastar mais recursos. Quando a separação é feita ainda em casa, além de facilitar o trabalho das pessoas que farão o tratamento desses materiais, evita o desperdício de recursos.

Passo 3: Cuide de quem cuida de você

Também é muito importante para a segurança daqueles que tratam seu lixo, que vidros quebrados e materiais cortantes sejam embrulhados em papéis grossos, como jornais ou colocados em caixas de papelão. Lembre-se de identificar que há material cortante dentro do embrulho.

Passo 4: Fique atento ao lixo especial

Lixo eletrônico não deve ser jogado fora junto do lixo comum, pois contamina o solo com metais pesados e pode até chegar à água subterrânea. Eletrodomésticos podem ser enviados a ferros velhos ou a fabricante pode ter uma política de logística reversa. 

Óleo de cozinha usado e gordura também podem ser reciclados e é excelente que sejam, pois apenas um litro de óleo pode poluir até mil litros de água. Verifique se existe coleta para estes tipos de resíduo na sua região. Algumas ONGS e empresas se dedicam especificamente a isso!

Aqui fica o lembrete: A Contabilista possui um programa para promover a reciclagem de lixos especiais, como cápsulas de café, pilhas e tintas de impressora, disponibilizando vários pontos de coleta físicos e a possibilidade de agendar coletas também. Fique à vontade para conferir!

Passo 5: Se você for uma empresa, disponibilize lixeiras especiais

Se você for separar apenas resíduos recicláveis e resíduos não recicláveis, terá mais liberdade na escolha dos coletores. Todavia, empresas costumam ter lixeiras específicas para cada tipo de lixo, conforme o padrão de coleta seletiva, pois há uma norma nacional alinhada aos padrões globais para identificar cada tipo de coletor. 

Essas lixeiras são coloridas e você com certeza já viu (pelo menos algumas) por aí. São elas:

  • Amarela - Metal em geral
  • Azul - Papel; papelão
  • Branca - Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
  • Cinza - Resíduo geral não reciclável ou misto, ou contaminado não passível de separação
  • Laranja - Resíduos perigosos
  • Marrom - Resíduos orgânicos
  • Preta - Madeira 
  • Roxa - Resíduos radioativos
  • Verde - Vidro
  • Vermelha - Plástico

É claro que você não vai precisar de uma lixeira roxa se não trabalhar em um laboratório de radiologia. Seja em casa ou no escritório, tenha sempre uma lixeira no ambiente ou perto de cada colaborador, isso vai te auxiliar muito na hora de separar seu lixo.

É isto! Agora você está pronto para reciclar o seu lixo da melhor maneira possível. Fique ligado no blog da Contabilista para mais novidades.