5 curiosidades sobre o café, a bebida preferida dos brasileiros

Não é de hoje que o café é a bebida preferida dos brasileiros. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), nove em cada dez brasileiros com idade acima de 15 anos aprecia a bebida.

Mesmo com pouco espaço, pequenos escritórios não abrem mão de montar uma copa para o cafezinho, com decoração caprichada. Para os amantes da bebida, opções de presente não faltam. E para quem acha que café é tudo igual, há uma ampla variedade de aromas e sabores para serem degustados.

O café é tão importante que tem um dia nacional comemorativo só para ele: 24 de maio. Neste artigo, listamos 5 curiosidades sobre a bebida preferida dos brasileiros.

1. Ninguém produz mais café do que o Brasil

O Brasil é responsável por cerca de um terço da produção mundial de café. E mais: ocupamos a liderança nesse quesito há 150 anos. Somente em 2012 foram produzidas 50 milhões de sacas, totalizando impressionantes 3 milhões de toneladas de café. Desse montante, o café do tipo arábica é o mais produzido, correspondendo a 70%.

Com cerca de 35% do mercado, o Brasil está muito à frente do segundo colocado, o Vietnã, que detém 12% da produção mundial de café. Outros países que se destacam no cultivo desta planta são a Colômbia (10%), a Indonésia (7%) e a Etiópia (4%), segundo dados da Organização Internacional do Comércio.

2. Uma bebida genuinamente africana

Embora o café seja hoje associado às referências culturais brasileiras, a história do grão remonta ao século IX. A planta é originária das terras altas da Etiópia e se difundiu para o mundo por meio dos egípcios e dos europeus. Em 1475, em Constantinopla, surgiu a primeira loja especializada em café.

Depois de passar pela Itália e pela Inglaterra, o café chegou à França. Foi lá que pela primeira vez alguém teve a ideia de adicionar açúcar à bebida, isso durante o reinado de Luís XIV. Durante o período colonial, o solo brasileiro se mostrou extremamente fértil para o cultivo de café e em alguns momentos da história, como em 1860, fomos responsáveis por 60% do café produzido no mundo.

3. Falta de café já foi motivo de divórcio

Embora a Turquia não esteja entre os maiores produtores de café do mundo, a bebida é uma das mais tradicionais para os habitantes do país. Tanto é que em 1475 foi criada uma lei que permitia à mulher pedir divórcio caso o marido não fornecesse para ela uma dose diária mínima de café.

Nos séculos XV e XVI já era um costume entre os turcos se reunir com os amigos para tomar café. Esse hábito deixou o sultão Osman II preocupado: ele acreditava que essas reuniões poderiam resultar em rebeliões contra seu governo, tanto que proibiu o consumo de qualquer alimento torrado e “de cor próxima ao carvão”. A solução encontrada pelos turcos foi simples: eles fizeram uma torra mais clara de café, deixando-o mais claro. Ela foi batizada de Cinamon.

4. É possível prever o futuro com o café

No século XVIII foi difundida na França uma prática chamada “cafeomancia”. A ideia era simples: contava a lenda que as odaliscas dos sultões antigos eram capazes de prever o futuro observando a borra do café. Segundo a tradição, era possível adivinhar qual seria a odalisca escolhida pelo sultão naquela noite.

O costume se propagou pela Europa e foi levado a sério em muitos momentos da história. Para praticar a cafeomancia, basta tomar o café em uma xícara e, ao final, analisar o desenho deixado pela borra de café. Dependo do formato da imagem, conforme uma lista de símbolos, há quem diga que pode adivinhar o seu destino.

5. O café é uma fruta!

Tecnicamente o café é uma fruta. Sim, você deve estar surpreso com essa afirmação, mas vamos explicar. O café é a fruta do cafeeiro, cuja semente quando está madura atinge uma cor vermelha intensa. É essa semente que é utilizada para produzir o café que estamos acostumados a beber.

Mesmo verde a semente do café pode ser muito útil para a indústria. Com ela são feitos cosméticos, alimentos e até mesmo biodiesel pode ser produzido.

Tags: café