5 dicas de decoração para o cantinho do café no escritório

O café é sem sobra de dúvidas a bebida preferida dos brasileiros. Para se ter uma ideia, dados da Kantar de 2018 indicam que cerca de 94% dos lares brasileiros compram e consomem essa bebida. É quase uma unanimidade.

Nas empresas também não é diferente. Em praticamente todas elas há um cantinho do café, um espaço destinado a reunir os trabalhadores em momentos de pausa para relaxar, trocar ideias e saborear a bebida. Que tal decorar esse espaço e deixá-lo ainda mais aconchegante?

Nesse artigo, selecionamos algumas dicas de decoração para você transformar esse momento em algo ainda mais especial.

1. Reaproveite cápsulas usadas para decoração

O uso de máquinas de café é cada vez mais comum em escritórios. Porém, muitos não sabem ao certo o que fazer com as cápsulas depois de utilizadas. Há duas opções: uma delas é enviá-las para programas de reciclagem. A outra é utilizá-las como elementos decorativos.

Elas podem servir para a criação de árvores no estilo pisca-pisca, como pequenos vasinhos para plantas resistentes, como cactos e suculentas, ou para a criação de enfeites natalinos. Tudo dependerá da sua criatividade, mas opções não faltam para deixar o cantinho do café ainda mais agradável.

2. Acondicione os itens em bandejas

Bandejas plásticas são também uma boa ideia para facilitar a limpeza do cantinho do café. O ideal é ter várias delas disponíveis. Algumas podem ser utilizadas para servir café diretamente na sala de reunião, quando necessário. As outras podem ficar sobre a mesa do café.

A ideia é que ao final do dia, ao invés de ter que tirar todos os itens de cima da mesa para a limpeza, você possa tirar apenas a bandeja, lavá-la e pronto. Esse tipo de solução facilita a organização e impede que o lixo se acumule ao longo da semana, especialmente em locais em que não há limpeza diária.

3. Transforme prateleiras em um espaço especial

Há pouco espaço na sua empresa para criar um cantinho do café? Não se preocupe: uma simples prateleira pode ser transformar no móvel perfeito para acondicionar todos os itens de café e chá.

Essa solução se mostra adequada pelo fato de facilitar a organização. Na parte de cima pode ficar a máquina de café e os copos ou xícaras. Nas prateleiras inferiores podem ser guardadas as cápsulas, o pó, o açúcar, os talheres e o guardanapo. Forrar a prateleira com algum tecido dá ao conjunto um charme especial.

4. De gaveteiro volante a mesinha de café

Um simples gaveteiro volante também pode ser transformado em mesinha de café. Essa, aliás, é uma das soluções cada vez mais utilizadas em locais com poucas pessoas. Com uma toalhinha sobre ele, o aspecto fica incrível.

Os gaveteiros volantes são móveis comuns mesmo a escritórios pequenos e frequentemente a parte superior acaba sendo mal aproveitada, com papeis e itens dispostos de forma aleatória. Ao transformá-lo em uma mesinha para café, além de otimizar espaço, você faz da peça um elemento decorativo elegante em qualquer ambiente.

5. Ganchos de parede dão o tom em decorações modernas

Por fim, você também pode incluir elementos decorativos nas paredes próximas ao cantinho do café. Ganchos de parede, por exemplo, podem sustentar xícaras e outros objetos decorativos e mudar completamente o visual do ambiente.

Além disso, você pode pensar ainda em vasos decorativos, quadros com imagens e frases, placas luminosas, lousas e demais utensílios que transmitem uma certa personalidade ao ambiente. Acredite: seus momentos de pausa para o café serão muito mais relaxantes se você estiver em um local mais agradável com os seus colegas.

***

Ter um cantinho do café personalizado torna o escritório um ambiente mais personalizado. Encontre as melhores cafeteiras e os melhores café na Contabilista