10 ideias de decoração com cápsulas de café

Que o café é a bebida oficial dos brasileiros, qualquer pessoa que trabalhe em um escritório sabe. Mas e o que fazer com as cápsulas depois? Ideias de decoração com cápsulas de café são uma das tendências entre aqueles que gostam de fazer trabalhos artesanais.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), hoje apenas 1% do café consumido no país é obtido por meio de cápsulas. O café torrado, com 18%, e o café em pó, com 81%, ainda são amplamente dominantes. No entanto, os cafés em cápsula seguem crescendo do mercado – e com eles surge a preocupação de que seja feito o descarte correto das cápsulas.

Usando a criatividade com as suas cápsulas de café

Talvez você ainda não tenha pensado nisso, mas existem muitas coisas que podem ser feitas a partir das cápsulas de café. Se você ou sua equipe no escritório são apaixonados por essa bebida, material não vai faltar para as futuras criações. Fazendo uma conta rápida: se você tomar duas cápsulas por dia, em um ano você terá consumido mais de 700 delas.

Para facilitar a sua vida, listamos abaixo algumas ideias criativas que estão sendo utilizadas pelas pessoas para dar vida nova às cápsulas descartadas. São luminárias, vasinhos decorativos, brinquedos e até mesmo persianas que podem ser desenvolvidas a partir de cápsulas que seriam descartadas. Pronto para dar um colorido a mais no seu escritório? As dicas são do blog Constru-Básico:

1. Luminárias

Adicione luzes e você acaba de criar uma peça única e bastante criativa.

O reflexo no alumínio das cápsulas ajuda a criar um visual ainda mais bonito.

2. Enfeite de Natal

O Natal de 2018 já passou, mas você tem o ano inteiro para preparar os enfeites de 2019.

Olha que bonita que ficou essa peça.

3. Vasinhos decorativos

A mesa do seu escritório pode ganhar mais vida e mais cor com cápsulas de café transformadas em lindo vasinhos decorativos.

4. Colares

Outra boa pedida é criar colares elegantes para serem utilizados especialmente no verão.

Certamente você vai chamar a atenção com eles.

5. Pingentes

Que tal adicionar um toque de charme e criatividade às cápsulas de transformando-as em itens com aspecto de joias?  

6. Brinquedos

Os bilboquês foram um brinquedo que fez bastante sucesso no Brasil nos ano 80 e 90.

Hoje ele caiu em desuso, mas não deixa de ser uma aplicação divertida – e simples – para as cápsulas de café.

7. Persianas

Basta unir as cápsulas de café a um arame ou barbante e o resultado é a construção de uma belíssima persiana que pode funcionar como divisória entre cômodos.

8. Decoração para a casa ou escritório

Uma peça como essa fica muito bem na porta do escritório ou na entrada da sala de reuniões.

Ela é simples de ser confeccionada e usa menos de 20 cápsulas. Uma boa dica para começar.

9. Arte para a mesa do café

Essa arvorezinha feita com arame e cápsulas de café pode dar um charme especial para o “cantinho do café” ou mesmo para a cozinha da sua empresa.

10. Modelagem

Se as sua habilidades manuais são ainda mais impressionantes, que tal essas peças construídas apenas com cápsulas de café?

Um resultado incrível, não é mesmo?