Copo biodegradável: a sustentabilidade ganha espaço nos escritórios

A preocupação das empresas com a preservação do meio ambiente não é uma exclusividade das grandes companhias. Mesmo pequenos escritórios podem fazer a diferença no dia a dia com ações simples como a utilização de um copo biodegradável.

Diferentemente do que muitos podem imaginar, produtos biodegradáveis ou com cunho sustentável nem sempre custam mais caro do que os demais. Pelo contrário, eles podem ser considerados um investimento e um indicativo que a sua empresa se preocupa com a sociedade.

Copo biodegradável: por que utilizá-lo?

À medida que as empresas passam a se preocupar mais com o lixo que produzem, cresce também a necessidade de se buscar alternativas que diminuam o impacto ambiental. Muito se fala da possibilidade de substituir os copos plásticos por modelos reutilizáveis, mas em muitas circunstâncias essa opção é inviável.

Em uma grande loja de departamentos, por exemplo, substituir copos plásticos por copos de vidro implicaria em ter um funcionário praticamente o dia todo a disposição apenas para lavar os copos e recolocá-los ao lado do café e da água. Num cenário como esse, os copos descartáveis ainda são a melhor escolha.

Porém, é justamente aí que entram em cena os copos biodegradáveis. Eles são copos plásticos com aparência similar aos modelos tradicionais que você já utiliza em seu escritório. Seu grande diferencial é fato de utilizar como matéria-prima fontes renováveis, como soja, amido de arroz, amido de milho e cana-de-açúcar.

Isso resulta em um material que se decompõe mais rápido na natureza. Há estimativas de que um pedaço de plástico possa levar até 450 anos para se decompor, enquanto os modelos biodegradáveis, sob condições específicas de umidade, calor, luz e nutrientes orgânicos, pode ser decomposto em 180 dias.

Como fazer a diferença no seu escritório

O uso de copos biodegradáveis é apenas uma das possibilidades que temos para impactar menos o meio ambiente com o lixo que produzimos. Se grandes empresas adotam programas para economia de energia elétrica e água, dois dos itens de maior impacto nesse sentido, nos pequenos estabelecimentos também há ações para serem tomadas.

O lixo produzido pode ser separado entre recicláveis e não recicláveis, e o que for passível de reciclagem pode ser entregue periodicamente em postos de coleta.

Evitar produzir resíduos, se não houver necessidade, é outra possibilidade. Isso não significa deixar de imprimir seus relatórios ou evitar usar recursos como post-its e blocos de anotações. A ideia é que você possa continuar a utilizá-los, mas sempre de uma forma mais consciente.

Envolvendo os seus colaboradores nessa jornada

A luta pela reciclagem de produtos não é uma tarefa de um homem só, embora uma pessoa que esteja fazendo a sua parte seja relevante. Para que os ideais de reciclagem e sustentabilidade sejam realmente levados a sério em sua empresa, é preciso envolver o maior número possível de pessoas.

Faça campanhas explicando o porquê da importância em não desperdiçar material de escritório e estabeleça metas ou limites de uso. A conscientização é o melhor caminho para toda uma coletividade aprenda a respeitar a natureza no dia a dia. Obviamente, isso significa que a empresa deve também fazer a sua parte.

Buscar materiais desenvolvidos a partir de reciclagem ou mesmo itens de plástico biodegradável são duas formas inteligentes que o seu departamento de compras pode adotar como símbolos dessa preocupação. Afinal, no final das contas, todos os envolvidos saem ganhando, pois recebem em troca uma sociedade mais sustentável.

Para ajudá-lo nessa empreitada de sustentabilidade, conte com a Contabilista. Acesse nossa loja online e confira todos os produtos que podem ajudá-lo nessa tarefa.