Quais são as vantagens da tecnologia da informação nas empresas

Você consegue imaginar a sua vida hoje sem os computadores? Difícil, não é? Então, por qual razão você poderia pensar que as vantagens da tecnologia da informação nas empresas são motivos mais do que suficientes para investir nisso? Pois acredite, muitas empresas ainda pensam que os custos com TI são muito “caros”.

A grande verdade é que sem um investimento mínimo em tecnologia, em muitos segmentos hoje é quase impossível progredir. É por isso que você deve considerar investir em tecnologia da informação na sua companhia. Mais do que um diferencial competitivo, em muitos casos ela pode significar a manutenção do seu negócio vivo perante à concorrência.

Neste artigo, listamos cinco vantagens comprovadas de que o investimento em tecnologia é o melhor caminho para a sua empresa:

1. Redução de custos

Qual é a empresa que não quer reduzir os custos e aumentar a produtividade? Se você faz parte do grupo que procura resultados como esses, então você terá na tecnologia uma grande aliada. O uso de softwares e ferramentas adequadas faz com que boa parte do trabalho manual possa ser automatizada.

Isso não significa que você poderá dispensar os seus colaboradores, mas sim que eles terão mais tempo para assumir tarefas mais importantes. É comum vermos em empresas pequenas funcionários perdendo bastante tempo com preenchimento de planilhas e cálculos manuais enquanto softwares específicos podem entregar esse resultado em questão de minutos.

2. Maior eficiência nos processos

Pense em quantos processos são trabalhosos e redundantes em sua empresa. Imagine se todos os setores pudessem ter acesso a uma base de dados única, sobre a qual fosse possível fazer qualquer projeção ou extrair todas as informações necessárias para o planejamento da sua companhia. Certamente, você perderia menos tempo e teria resultados mais precisos.

Os investimentos em tecnologia da informação fazem justamente isso. Todas as ações passam a ser mais eficazes, pois elas ressoam em outros setores. Um relatório apontado pelo departamento de compras, por exemplo, pode ser cruzado em tempo real com os dados do marketing, de forma que seja possível extrair inputs valiosos para o planejamento.

3. Menos falhas de comunicação

A comunicação é um problema crucial para muitas empresas. Nem sempre a informação que parte dos gestores chega da mesma forma aos demais colaboradores e vice-versa. Os ruídos de comunicação são comuns e não vão deixar de existir, mas eles podem ser consideravelmente reduzidos se você adotar as ferramentas certas.

Serviços de e-mail personalizados, aplicativos de mensagem corporativos e ferramentas de sincronização de agendas podem fazer toda a diferença na hora de gerir os seus colaboradores. Use e abuse também das videoconferências – elas reduzem os deslocamentos, fazendo com que todos os envolvidos em reuniões ganhem tempo e que o gasto com transporte seja reduzido consideravelmente.

4. Mais profissionalismo no trato com os clientes

Se os seus clientes perceberem que, por alguma razão, a sua empresa é um pouco desorganizada, é bem provável que eles fiquem com um pé atrás para seguir fazendo negócios com você. Quando não há organização e integração entre os setores, entregas atrasam, prazos não são cumpridos e todos saem perdendo: você e os seus clientes.

A utilização de ferramentas de tecnologia reduz esses problemas. Por meio de um cronograma compartilhado com todos, é possível ter um panorama geral de tudo que está ocorrendo. Se há gargalo em algum setor, você perceberá a tempo, antes que a falha se torne um problema. Além disso, as ferramentas mais modernas geram apresentações de melhor qualidade e permitem que você tenha contato com seus clientes, via mala direta, em lotes.

5. Mais segurança para as suas informações

O patrimônio mais preciso que uma empresa tem são os dados dos seus clientes. Se essas informações caírem em mãos erradas, é bem possível que os danos à imagem e os problemas financeiros ocasionados por conta dessa falha possam significar um impacto tão grande nas suas finanças que talvez não seja possível mais se recuperar.

Por essa razão, investimentos em segurança não devem ficar em segundo plano, em nenhuma hipótese. Garanta que as ferramentas escolhidas tenham a proteção adequada, ainda que seja preciso desembolsar um pouco mais por conta disso. Quando se investe em TI, nem sempre escolher a opção mais barata é a melhor alternativa. É preciso ter uma linha de corte mais alta.