Saiba como reciclar os cartuchos de tinta da sua impressora

Você sabia que os cartuchos vazios não devem ser descartados no lixo comum? Embora a embalagem seja feita de plástico, é possível que ainda existam resquícios de tinta líquida ou pastosa, que por sua vez, podem conter elementos, corantes e compostos de metal. Esse tipo de resíduo tem alto poder de contaminação do solo e pode atingir águas subterrâneas que são utilizadas para consumo.

Por esse motivo, com o propósito de ajudar os consumidores e viabilizar o destino correto dos cartuchos de tinta, algumas marcas e empresas oferecem o serviço de logística reversa ou coleta dos resíduos. Confira abaixo algumas dicas de como reciclar os cartuchos de tinta da sua impressora, sem prejudicar e poluir o meio ambiente:

Onde reciclar cartuchos de impressora?

Para descartar corretamente os seus cartuchos de tinta, você pode procurar pela política de reciclagem da empresa fabricante e conferir se ela oferece algum tipo de suporte para os consumidores.

Mas se você possui suprimentos originais HP, Samsung, Brother ou Epson, direcione seu material para o ReCiclo, o programa de reciclagem de resíduos de suprimentos de escritório da Contabilista. Além das tintas de impressora das marcas descritas acima, o ReCiclo também recicla pilhas de todas as marcas e cápsulas de café das marcas L’or, Pilão e Melitta.

A logística de recolhimento e reciclagem dos cartuchos de tinta funciona de modo simples! Você pode ir até uma das lojas físicas da Contabilista para depositar os resíduos, ou caso resida em Curitiba, você pode solicitar a retirada do material em seu endereço. Para isso, é necessário preencher o formulário no site do Contabilista Responsável.

Clique abaixo para verificar os endereços das lojas físicas da Contabilista:

Caso você não seja de Curitiba ou Joinville, você pode enviar os seus resíduos através dos Correios para o endereço: Rua José Batista dos Santos, 2951 - CIC, Curitiba/PR, CEP: 81/250-000. Lembre-se de enviar o conteúdo aos cuidados do “Setor de Reciclagem”.

Como é feita a reciclagem de tintas de impressora?

Para reciclar tintas de impressora, existem, basicamente, 5 etapas: direcionamento, desmontagem, separação e classificação, trituração e descaracterização, e por último, o envio para reaproveitamento.

  • Direcionamento: quando sua tinta acaba, já vimos que o primeiro passo é direcionar o cartucho vazio para empresas que oferecem o serviço de logística reversa ou coleta dos resíduos, onde o processo completo será feito de acordo com as normas dos órgãos regulamentadores e de inspeção.
  • Processo de desmontagem: com o cartucho limpo, o próximo passo é desmontar as peças e enviá-las prontas para reciclagem.
  • Separação e classificação: com as peças preparadas, logo depois da desmontagem, cada uma será destinada de acordo com o seu material base: plástico, metal, espuma… Assim a próxima etapa pode ser cumprida com mais eficiência e tranquilidade.
  • Trituração e descaracterização dos materiais: nesta etapa, as peças chegam inteiras e, para poderem seguir para a reciclagem em si. É aqui que as partes do toner e do cartucho ficam prontas para se encaixar no sistema de produção de base.
  • Envio para reaproveitamento: depois de de todos esses passos, a última fase é a de recebimento e envio do material já preparado tanto para as fabricantes de toners e cartuchos em si, quanto para outras indústrias que utilizam desses materiais como matéria prima, principalmente o plástico e o metal, que podem ser 100% reciclados.

Por que não é recomendado recarregar cartuchos?

Quando falamos em impressões X sustentabilidade, um dos primeiros tópicos que vem à mente é a recarga de cartuchos, certo? Mas o ideal, no fim das contas, é o descarte correto do cartucho que acabou e não a recarga. Te explicamos o porquê: a recarga de cartuchos já é, por si só, contraindicada pelos fabricantes, visto que esse hábito pode colocar em risco o funcionamento e garantia da sua impressora.

O que a legislação diz sobre o descarte e recolhimento de resíduos tecnológicos?

Em 2019, o Ministério do Meio Ambiente e entidades que representam as principais empresas de eletroeletrônicos do país assinaram um acordo de cumprimento da logística reversa do setor, que está descrito na Lei nº 12.305/2010 instituída na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê o retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.

Uma matéria publicada no portal Agência Brasil afirma que no início de 2020, existiam, segundo o governo, 173 pontos de coleta de eletroeletrônicos no Brasil, e, com o acordo regulamentado, teremos 5 mil pontos até 2025, abrangendo os 400 maiores municípios do país, com mais de 80 mil habitantes, e representam, no total, 60% da população brasileira. A matéria completa pode ser lida aqui.

Com a participação de todos nessa jornada e o apoio da administração pública e das iniciativas privadas, será possível reduzir a quantidade de lixo gerada e, consequentemente, a emissão de gases poluentes que ajudam a intensificar o aquecimento global e suas consequências.

  • Curiosidade

De acordo com matéria publicada no Estadão, o Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico da América Latina e apenas 3% de aproximadamente 1,5 milhão de toneladas do lixo produzido é reciclado ou descartado de maneira correta. Vamos, juntos, mudar essa realidade? Junte-se ao Contabilista Responsável! Sozinhos vamos mais rápido. Juntos vamos mais longe.