Quais as vantagens de usar cartuchos e toners originais na sua impressora?

Embora as facilidades das tecnologias digitais estejam cada vez mais presentes, no mundo empresarial ainda é ampla a utilização das impressoras para uma série de finalidades. Para as companhias que precisam comprar tinta todos os meses, as vantagens dos cartuchos e toners originais podem representar menos problemas em médio e longo prazo.

Sabemos que os cartuchos e toners remanufaturados ou compatíveis são amplamente difundidos no Brasil. No entanto, pode ser que essa economia inicial represente um custo maior lá na frente. Vamos descobrir em detalhes por quais razões você deveria trabalhar apenas com produtos originais a seguir:

1. Maior confiabilidade

Quem você acha que seria capaz de fabricar um cartucho ou toner perfeito para o seu próprio produto: a empresa original ou alguma outra que apenas se inspirou na tecnologia? A resposta aqui parece bem óbvia, não é mesmo? É justamente por isso que aqueles que procuram confiabilidade não devem abrir mão dos produtos originais.

Além de você ter acesso a todas as garantias que as grandes marcas oferecem, as chances de que alguma coisa dê errado são muito menores, pois essas companhias submetem os seus produtos a rigorosos testes de qualidade. Uma pesquisa da Buyers Laboratory Inc. constatou com 56% dos cartuchos recarregados por empresas de reabastecimento falharam durante o uso.

2. Desempenho mais eficiente

Para evitar que haja entupimentos nos bocais das impressoras, os cartuchos originais são calibrados individualmente. Essa medida visa evitar que a tinta resseque em alguns pontos, prejudicando a qualidade final da impressão para o consumidor.

Nos cartuchos e toners remanufaturados isso não acontece, uma vez que o cartucho já foi submetido à sua vida útil de uso e eventuais problemas podem surgir com o tempo. Por fim, nos modelos compatíveis, não há as mesmas tecnologias disponíveis para garantir a qualidade, o que resulta em um rendimento menor.

3. Rendimento maior

Falando em rendimento, esse é um aspecto fundamental para você considerar na hora de comprar um cartucho. Não adianta ele custar alguns reais a menos se, no final das contas, a tinta rende menos e o número de impressões que você é capaz de fazer acaba sendo reduzido.

Além disso, existe a questão da durabilidade da tinta. As impressões feitas com cartuchos e toners originais invariavelmente são mais duráveis. Isso se deve à alta qualidade do material utilizado na composição da tinta, uma característica que terceiros nem sempre poderão garantir.

Original x remanufaturado ou compatível

Quando falamos de cartuchos ou toners, é preciso ainda fazer uma distinção entre os modelos que são originais e aqueles que não são.

Originais: os originais são fabricados exclusivamente pela companhia responsável pela sua impressora: Epson, HP, Brother e assim por diante. Por isso, as chances de que algum problema aconteça são muito menores.

Remanufaturados: já no caso dos modelos remanufaturados, são empresas de terceiros que utilizam cartuchos originais vazios para reenchê-los. O problema nesse caso fica por conta desse processo de recarga, que muitas vezes não segue as diretrizes recomendadas pelo fabricante. Um erro mínimo já é o suficiente para resultar em diferenças na impressão – além de a procedência da tinta não ser garantida.

Modelos compatíveis: por fim, temos ainda os modelos compatíveis. Eles não utilizam nem recipientes originais vazios e nem tintas certificadas pelo fabricante. Por essa razão, esses modelos costumam ser mais baratos, mas são os que têm maior tendência a apresentar algum tipo de problema.

Portanto, quando você precisar de cartuchos ou toners novos, já sabe: aposte na segurança e na confiabilidade dos produtos originais vendidos pela fabricante da sua impressora onde você só vai encontrar na Contabilista.