Qual a diferença entre cartucho e toner?

Na hora de escolher uma impressora para o seu escritório, são muitos os questionamentos que devem ser feitos. A avaliação de qual modelo comprar deve levar em consideração itens como a quantidade de folhas que serão impressas por dia, quantas pessoas utilizarão o produto, a qualidade final que se espera dessas impressões e o custo por folha impressa. Além disso, há impressoras que utilizam cartuchos tinta enquanto outros modelos usam toner. Você sabe dizer qual é a diferença entre cartucho e toner?

Neste artigo, vamos detalhar essas duas opções para que você nunca mais confunda e tenha mais subsídios para fazer a melhor escolha na hora de comprar um novo modelo.

Toner: quais são as suas características?

Um toner de tinta nada mais do que a tinta em pó, carregada em suas cores primárias: ciano (C), magenta (M), amarelo (Y) e preta (K). Juntas, as quatro cores formam a paleta CMYK, utilizada principalmente em materiais impressos. O toner colorido dá origem às impressões nos modelos de impressora a laser.

O processo é bastante simples: o pó é aquecido e, por meio de cilindros, transfere as cores para o papel. Por conta das suas características, as impressoras que utilizam toner têm maior autonomia, podendo imprimir um número maior de páginas com um único toner. Entretanto, esses modelos também costumam custar mais caro.

Cartucho: quais são as suas características?

Já os cartuchos de tinta também se utilizam da mesma lógica CMYK de cores, mas a diferença aqui está na forma como a tinta é armazenada dentro deles. Nesse caso, ela fica guardada de forma líquida e os mecanismos de impressão liberam no papel apenas as quantias necessárias para que se forme a impressão.

Esse modo de operação faz com que os modelos de impressoras que operam com cartucho de tinta tenham menor autonomia. Por conta disso, os cartuchos também custam menos. Essa alternativa pode ser vista nas impressoras jato de tinta, por exemplo.

Qual é a melhor opção?

Não há uma resposta exata para essa pergunta e tudo vai depender de qual será a finalidade de uso da impressora. Por exemplo: vamos supor que você tenha um pequeno escritório, no qual são impressas menos de 10 folhas por dia. Você não tem necessidade de velocidade na impressão e a alta definição também é um item secundário. Nesse caso, o foco é o de encontrar uma impressora de baixo custo e os modelos com cartucho de tinta serão mais em conta.

Por outro lado, se você trabalha em um escritório grande, com muitos funcionários compartilhando a mesma impressora em rede, e o volume de páginas impressas por dia é superior a cinquenta, então os modelos com toner serão mais interessantes. Eles podem até custar mais em um primeiro momento, mas no médio e longo prazo farão com que a sua empresa economize.

Em resumo: são duas formas diferentes de impressão

Para resumirmos bem, podemos dizer que os cartuchos armazenam a tinta na forma líquida enquanto os toners a armazenam na forma sólida (em pó). Os cartuchos são mais comuns nas impressoras jato de tinta enquanto os toners são usados nas impressoras laser. Cartuchos são mais baratos, mas rendem menos e proporcionam impressões de qualidade inferior. Toners são mais caros, mas rendem mais e resultam em impressões de alta qualidade.

Agora é só conferir quais são os modelos disponíveis na sua loja de material de escritório preferida, de acordo com a sua necessidade, e pronto. Certamente a sua escolha será a mais inteligente.