Segundo a WWF-Brasil, desenvolvimento sustentável é "o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro". Enquanto, segundo o Dicionário Online de Português, a palavra sustentabilidade é um "conceito que, relacionando aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, busca suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras".
É impossível falar sobre sustentabilidade e não mencionar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), que propõe, entre outros fatores, a proteção do planeta até 2030.
E aí, sua empresa se enquadra nessas definições e desse objetivo? Pois bem, para facilitar a jornada para a construção de uma cultura empresarial mais sustentável, veja aqui 5 tendências de sustentabilidade empresarial para você cumprir até o fim de 2021.
1. Priorize embalagens inteligentes
Repensar o uso de embalagens é indispensável. A Coca-Cola é um ótimo modelo para empresas que usam plástico em seus produtos, por ter se comprometido a usar pelo menos 50% de material reciclado em suas embalagens até 2030, ajudando a cumprir o objetivo da ONU, citado anteriormente.
Nos escritórios, além de priorizar marcas que têm a sustentabilidade como um de seus valores, você pode optar por substituir o plástico por produtos sustentáveis, como copos de papel, palhetas de madeira, canudos biodegradáveis e outros. Além disso, separar e descartar corretamente o lixo reciclável é imprescindível.
2. Use a tecnologia a favor da empresa
A tecnologia é fundamental para a construção de um planeta mais sustentável. Já trocamos cartas por e-mails, assinatura à mão pela assinatura eletrônica e agora armazenamos documentos importantes na nuvem. Além disso, com o avanço da tecnologia, alguns eletroeletrônicos se tornaram mais eficientes e econômicos, consumindo menos energia durante o seu funcionamento.
Economizar energia é uma prática que proporciona benefícios que vão além da economia na conta de luz, mas você já pensou em implementar o uso de energias renováveis no seu negócio, com painéis solares, por exemplo?
Dados publicados pela McKinsey & Company, no relatório “Perspectivas Globais de Energia”, trazem a previsão de que, em 2035, quase metade da capacidade global de energia será de origem solar e eólica. O que sua empresa tem feito quanto a isso?
3. O home office também pode ser mais sustentável
Com mais colaboradores trabalhando em casa, e sendo cada vez mais incentivados a resolver suas questões nas famosas calls, ou vídeo chamadas, menos carros estão circulando nas ruas, o que contribui para a redução de gases e poluição.
Vamos falar também sobre a redução do consumo de água e energia para manter as grandes instalações dos escritórios corporativos? A economia de água, luz e outros recursos necessários para manter os escritórios é um grande exemplo de como a pandemia pode ter apresentado traços relativamente positivos em um cenário conturbado como o que estamos vivendo.
Também é imprescindível que as organizações que possuem funcionários em home office, desenvolvam projetos de sustentabilidade, e incluam esses colaboradores que trabalham remotamente nas iniciativas. Confira algumas sugestões:
- Utilizar equipamento energeticamente eficientes e configurá-los para que estejam em modo de economia de energia;
- Substituir o uso de descartáveis;
- Incentivar o descarte correto de resíduos do lixo doméstico;
- Aproveitar o uso de luz natural;
- Realizar o uso racional da água.
4. Transparência deve ser prioridade
Sua empresa apresenta algum risco climático ou ambiental? Fale abertamente sobre isso, apresente dados, mostre soluções e seja o mais honesto e transparente possível. Tudo isso pode trazer facilidade para conseguir crédito ou valorizar sua marca e/ou produtos, por exemplo.
Isso sem contar que os consumidores finais dos seus produtos ou serviços, especialmente os mais novos, da nova geração, se sentem mais atraídos quando as empresas são transparentes e mostram abertura para falar sobre o que é importante para eles.
Mais que uma tendência, esse comportamento dos consumidores já é uma realidade.
5. Alimentação saudável check!
Indústrias, fábricas e demais corporações que tem refeitórios, atenção: a preocupação com a origem e os ingredientes dos alimentos já não é mais uma tendência que existe apenas nas casas das pessoas, mas deve estar, também, nas empresas. Apoie a agricultura sustentável, incentive pequenos produtores rurais e o consumo de alimentos naturais e orgânicos.
Um ótimo exemplo é o Walmart, que já investiu na capacitação de pequenos e médios fazendeiros, e a Unilever, com o programa Cool Farm Tool, que ajuda a mensurar a emissão de gases estufa das práticas de cultivo.
Em 2020 e 2021, a pandemia mostrou que a preocupação com a sustentabilidade não deve ser ignorada, independente do cenário global, e que, mesmo em condições desconhecidas e adversas, é possível pensar no futuro do planeta e assegurar o funcionamento saudável e lucrativo das corporações. Reinvente-se.
Qual dessas práticas já é uma realidade e quais outras iniciativas estão no dia a dia da sua empresa?
Aqui na Contabilista, temos uma iniciativa que gera orgulho. A Contabilista Responsável, que é o nosso programa de apoio à comunidade e de reciclagem, que envolve não só a nossa empresa, mas todos que querem fazer algo pelo mundo.
Nas iniciativas de apoio à comunidade apoiamos projetos que fazem a diferença para a sociedade e para o futuro. Para conhecer as instituições que têm o nosso apoio, clique aqui. Para incentivar a reciclagem, o projeto ReCicla foi desenvolvido para abranger não só pessoas e a comunidade, mas também outras empresas, que podem nos enviar resíduos para que nós façamos a reciclagem. Entenda o que recolhemos e como você pode fazer parte dessa iniciativa aqui.