O que é tecnologia verde? Entenda por que essa tendência terá grande impacto nos negócios

Você sabe o que é tecnologia verde? Essa expressão não é nova e cada vez mais ela vem sendo empregada por grandes empresas na tentativa de se aproximar dos seus consumidores. A ideia por trás do conceito é de incorporar a preocupação com o meio ambiente na gestão de uma empresa.

Nesse sentido, podemos falar de medidas para reduzir o consumo de energia, da reciclagem e da adoção de práticas responsáveis com o meio ambiente, apenas para citar alguns exemplos. Mais do que uma simples responsabilidade social empresarial, ser uma "empresa verde" é também uma forma de criar um diferencial no mercado para os consumidores. Afinal, como diria o ex-presidente da GE, Jeff Immelt, "verde é verde", numa alusão de que o dinheiro também é verde.

Consumidores cada vez mais conscientes

Boa parte dessa preocupação com o meio ambiente se deve à conscientização dos consumidores. Eles entenderam que têm força e um papel determinante nas decisões que as empresas tomam. Sendo assim, ser ecologicamente correto acabou se tornando um diferencial competitivo para as marcas e quanto mais elas dão em troca para o meio ambiente, mais atenção por parte da mídia elas recebem.

Por outro lado, em um cenário empresarial cada vez mais competitivo, reduzir os gastos com matéria-prima são um dos principais pilares para a redução dos custos operacionais. Dessa forma, uma coisa complementa a outra: os consumidores demandam empresas menos perdulárias e as empresas querem ser mais eficientes para serem mais competitivas.

A tecnologia como propulsora do consumo consciente

A informação é a palavra-chave para que os consumidores possam avaliar aquilo que estão comprando. Se uma empresa é poluente ou não se preocupa com o contexto social no qual ela está inserida, então ela se mostra deslocada da realidade em que os clientes vivem. Essa característica acaba pesando negativamente contra a marca na hora da escolha de um produto.

Da mesma forma, as empresas podem adotar ferramentas de controle mais eficientes por meio de softwares e de análise de dados para reduzir o tempo gasto nas tarefas e o desperdício de matéria-prima e energia. A busca por materiais menos agressivos ao meio ambiente também tem se tornado uma constante no mundo moderno.

Indo além do cumprimento das leis

As legislações ambientais dos países, especialmente na Europa, também mudaram ao longo das últimas décadas visando se adequar à nova realidade que a sociedade espera. Sendo assim, empresas que pensam em formas de exportação também devem ficar atentas aos locais onde as regras são mais rígidas.

Isso acaba se refletindo na produção nacional, que mesmo que não necessite cumprir certas exigências por conta da legislação brasileira, acaba evoluindo e sendo mais rígida em seus processos visando se adequar a um maior número de potenciais exportadores.

Com isso, ganha o consumidor, que tem acesso a produtos de melhor qualidade e a certeza que ações estão sendo tomadas para minimizar impactos ambientais.

Empresas pequenas também podem participar desse processo

Você não precisa ser o responsável por uma grande corporação para tomar medidas que possam minimizar os impactos ambientais. Obviamente, quando tratamos das grandes empresas os impactos são maiores — para o bem ou para o mal —, mas isso não significa que a sua parte seja dispensável ou menos importante.

Se você concentrar as  compras em um menor número de fornecedores, isso também reduzirá o impacto ambiental. Por exemplo, se você compra todos os itens de escritório na Contabilista, é uma única entrega, feito por um único fornecedor, em um único carro, em uma única embalagem. Já se optar por 3 fornecedores, serão 3 carros, ou seja,  um número maior de caixas/embalagens que consequentemente aumentarão a poluição.

Além disso, medidas simples como desligar os equipamentos eletrônicos quando eles não estiverem em uso ou cuidar da manutenção dos seus computadores ajuda para que eles tenham uma vida útil maior. Com maior durabilidade, você aumenta os ciclos de vida de cada maquinário e contribui para minimizar o desperdício.

Seus equipamentos usados podem ainda ser doados para instituições assistenciais, que poderão fazer bom proveito educacional de componentes e máquinas que estão paradas no seu depósito. Usar material de escritório de boa qualidade é outra forma inteligente de participar desse processo: com maior durabilidade, eles farão com que o seu orçamento renda mais.