5 dicas para manter o escritório sustentável

Sustentabilidade é um assunto que está em pauta. Embora muitas empresas utilizem essa ideia apenas para fins de marketing, por trás desse conceito há uma grande preocupação com o planeta. Consumo consciente, menos gastos de água e de energia e menor produção de lixo são alguns dos itens com os quais você pode contribuir. Assim, seguir boas dicas para manter o escritório sustentável é algo que faz bem não apenas para você, mas para todo mundo.

Se a sua empresa nunca se preocupou com isso, já está mais do que na hora de começar a tomar algumas atitudes. Você verá que ideias simples são capazes de não apenas trazer bons resultados como também tornar o mundo à sua volta melhor. Estar preocupado com a coletividade faz bem e, muitas vezes, não custa nada. Pelo contrário, você vai acabar economizando.

1. Prefira as lâmpadas de LED

O primeiro ponto de economia que você pode providenciar é a troca das lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pelas lâmpadas de LED. Sim, elas custam um pouco mais caro, mas a durabilidade é praticamente incomparável. Para se ter uma ideia, algumas chegam a durar até 14 anos, segundo os fabricantes.

Outro local onde as lâmpadas de LED impactam positivamente é na conta de luz. De acordo com os cálculos da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), a redução nos gastos diretos com iluminação pode ser de até 90%. Ou seja, falamos aqui de argumentos praticamente imbatíveis.

Por fim, lembre-se que a luz natural é sempre melhor do que as luzes artificiais. Desligue as luzes se elas não forem necessárias e abra bem as janelas para deixar o sol entrar.

2. Separe o lixo também no trabalho

Em muitas cidades há diversos programas que incentivam as pessoas a separarem o lixo reciclável em suas residências. Porém, nos escritórios, ainda é grande o número de locais que não se importa muito com isso. Conscientizar os seus colaboradores com relação ao assunto é importante para que todos possam fazer a sua parte. Uma forma bem fácil de fazer isso é ter cestos de lixo seletivos para que os colaboradores identifiquem os tipos separados.

Separe papéis, plásticos e vidros e evite que eles sejam misturados com restos de alimentos e outros materiais não-recicláveis. Além disso, sempre que possível, reaproveite os papéis “descartáveis”, ou seja, aqueles que já foram utilizados só de um lado e não trazem informações confidenciais.

3. Tenha plantas no seu escritório

As plantas ajudam a melhorar a satisfação e a qualidade de vida dos empregados, além de estimular a concentração e melhorar a percepção com relação à qualidade do ar. Em resumo, isso significa que em médio e longo prazo, uma decoração que vise colocar mais elementos naturais no seu ambiente de trabalho pode ser muito bem-vinda.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Queensland, na Austrália, descobriu que um escritório decorado com plantas pode aumentar a produtividade em até 15%. Por isso, busque as espécies que demandam menos cuidados, mas que ajudam a deixar o seu escritório com um aspecto mais saudável.

4. Desligue equipamentos que não estiverem em uso

Embora o consumo de um computador não seja algo tão impactante na conta de luz, o consumo de energia de várias máquinas ligadas a noite toda sem necessidade no final do mês pode resultar em um custo extra desnecessário. Dessa forma, é importante que sua empresa adote uma política de uso consciente dos equipamentos.

Desligue o monitor e computador quando for sair e deixe alguém responsável por apagar as luzes todos os dias. Nos ambientes em que não há ninguém, apague as luzes e desligue o ar-condicionado ou os ventiladores. Aqui, não se trata nem de uma economia significativa na conta de luz, mas sim em uma forma responsável de evitar o desperdício de energia.

5. Evite deslocamentos desnecessários

Uma das grandes vantagens de se utilizar as ferramentas corretas hoje é em dia é a de evitar perder tempo preso no trânsito das grandes cidades. Assim, adotar o home office em alguns dias da semana pode ser benéfico tanto para a sua empresa quanto para os seus funcionários. Certamente eles vão perder menos tempo com deslocamentos e ganhar em qualidade de vida.

Some a isso o fato de que menos carros se deslocando também significa menos poluição no meio ambiente. Muitas conferências podem ser realizadas via Skype ou por meio de outros aplicativos similares, resultando em economia de tempo para todos os envolvidos.