Home Office: como organizar seu escritório para trabalhar em casa

Muitas das pessoas que torcem o nariz para a possibilidade de ter que trabalhar a partir de casa nem sempre tiveram boas experiências com o home office. É fato que o nível de distrações em casa pode ser maior, mas nem por isso essa missão precisa ser dolorosa.

Para manter o mesmo nível de produtividade do escritório em casa é preciso criar um ambiente parecido. As mesmas regras de organização do ambiente de trabalho que você aplica na empresa também devem ser aplicadas ao seu cantinho de trabalho em casa.

Listamos aqui alguns conselhos para que você possa montar o ambiente perfeito para seguir trabalhando com um alto nível de concentração.

1. Mesa e cadeira confortáveis

Você passará cerca de 8 horas sentado todos os dias. Para preservar a sua saúde, comece pensando na ergonomia do mobiliário. Nada de utilizar a mesa da cozinha ou o sofá da sala de forma improvisada. É fundamental que você tenha uma mesa e, principalmente, uma cadeira confortável.

Ao montar o seu cantinho de trabalho, lembre-se de todos aqueles conselhos que você colocava em prática na sua empresa. Mantenha sobre a mesa de trabalho apenas os itens que serão realmente utilizados. Tudo o que não for ser utilizado deve estar guardado em seus devidos lugares.

2. Organização é fundamental em qualquer lugar

Organização é importante em qualquer lugar, mas quando falamos de trabalhar em casa isso se torna mais imprescindível. Em home office não haverá nenhum superior seu para dizer o que você pode ou não pode fazer na sua mesa, mas isso não significa que você possa deixar as coisas de qualquer jeito.

Recorra a itens essenciais para organização, como pastas, organizadores de mesa e armários. Para fazer suas anotações, utilize post-its para recados mais emergenciais ou planners para definir quais serão as atividades da semana. Antes de começar a jornada de trabalho ou no final do dia, planeje as próximas tarefas.

3. Deixe claro seus horários de trabalho

Para quem mora sozinho esse não é um problema, mas quem tem familiares ou crianças por perto precisa se acostumar a driblar os barulhos e as conversas pontuais do dia a dia. Tudo começa com um bom diálogo com as pessoas que moram com você. Elas precisam saber quais são seus horários para poder respeitá-los.

Para aumentar a produtividade, evite distrações que você não teria no escritório, como a TV ligada, por exemplo. Recorrer a bons fones de ouvido é igualmente importante. Opte por modelo confortáveis e que tenham um bom isolamento acústico.

4. Estabeleça uma rotina

Uma das maiores dificuldades que quem trabalha em casa tem é equilibrar a vida pessoal com a vida profissional. Como tudo acontece no mesmo ambiente, muitos cruzam essa linha divisória e acabam trabalhando mais do que o necessário ou menos, dependendo da motivação.

Por isso, é importante que você estabeleça uma nova rotina. Comece a trabalhar sempre no mesmo horário. Antes de começar, tome café e troque de roupa: nada de ir de pijama para a frente do computador. Passar por todas essas etapas ajuda o nosso organismo a se condicionar e entender que, apesar de estarmos no mesmo ambiente, as situações são distintas.

5. Crie o ambiente perfeito

Passar oito horas sentado na frente do computador direto não faz bem para a saúde. A cada uma hora de trabalho é importante que você se levante e ande pela casa. Porém, há que se pensar ainda em itens que vão além da mesa, da cadeira e do computador. As janelas devem permanecer abertas para melhor ventilação do ambiente.

Se puder utilizar a luz natural, melhor, mas se não puder, mantenha a luz acesa. Trabalhar no escuro força a visão sem necessidade. Hidrate-se: deixe uma garrafinha de água sobre a mesa e consuma pelo menos dois litros por dia. Por fim, foco no trabalho: deixe as redes sociais e os jogos eletrônicos para depois do expediente.