Home office: 5 coisas que você precisa saber antes de adotar esse modelo de trabalho

As opções de trabalho remoto estão se tornando cada vez mais comuns no mercado de trabalho. Por um lado, o empregador poupa dinheiro ao precisar de uma infraestrutura menor para os seus colaboradores. Por outro, ganha também o empregado que por conta do home office não precisa perder horas preciosas do dia em deslocamentos.

O fato é que, à primeira vista, a ideia de trabalhar em casa parece um mar de rosas, mas se você não ficar atento a uma série de detalhes verá a sua produtividade ir por água abaixo em questão de dias. As tentações são muitas: cama, TV, geladeira...

Porém, há estratégias para driblar esses contratempos. Nesse artigo, listamos cinco coisas que você precisa saber antes de adotar esse modelo de trabalho.

1. Home office não é para todos

Nem todas as tarefas podem ser executadas longe da empresa, mas se a sua atividade permite essa possibilidade, então temos um ponto positivo. Depois, é preciso analisar bem se você tem o perfil adequado para suportar essa forma de trabalho.

Você passará a ter menos contato com pessoas no dia a dia – e para muitos a solidão é uma barreira intransponível. Além disso, é preciso que as demais pessoas que moram na mesma casa – se houver – compreendam a sua forma de trabalho, pois caso contrário entrarão no seu escritório o tempo todo como fariam se você estivesse de folga.

2. Você precisa ter uma estrutura adequada

Percebeu que na dica acima falamos do “seu escritório”? Sim, mesmo trabalhando em casa, é preciso ter um ambiente adequado para isso. O ideal é reservar um cômodo da casa no qual você possa trabalhar sem ser incomodado. Longe da TV e da tentação de tirar uma soneca no sofá no meio do dia.

Se você não tem essa estrutura será preciso mobiliar seu novo ambiente de trabalho. Mesa e cadeira adequadas, que atendam aos padrões de ergonomia, notebook, impressora, acesso à internet e material de escritório não podem faltar. E tudo isso estará sob a sua responsabilidade no que diz respeito à aquisição e manutenção.

3. Home office não é “moleza”

Ainda há um certo preconceito quando alguém diz que trabalha “em casa”. À primeira vista, parece que a pessoa passa o dia inteiro fazendo as coisas como bem entender. Bem, se você cair nessa cilada, certamente nas primeiras semanas verá a sua produtividade ir embora de uma vez por todas.

É preciso estabelecer uma rotina. Começar a trabalhar todos os dias no mesmo horário e encerrar o expediente em uma hora específica é o primeiro passo. Não vá para o computador de pijama. Coloque uma roupa como se fosse sair de casa. E, principalmente, aprenda a se desligar nas horas de folga e não faça jornadas mais desgastantes.

4. Seja disciplinado, mas esteja aberto a variações

A expressão “home office” não se aplica apenas a ideia de trabalhar em casa. Atuar em escritórios compartilhados, cafeterias e lanchonetes também é uma forma de trabalho à distância. Obviamente, você não trabalhará oito horas por dia em um café, mas sair as vezes para arejar levando o notebook pode ser uma boa ideia.

Novamente, esteja preparado para isso. Você precisará de uma bolsa para carregar seu notebook, além de adaptadores para tomadas. Certifique-se ainda de ter um carregador externo para celular para que você não fique sem bateria. Concluir a sua jornada de trabalho em um dia ensolarado em um café certamente proporcionará uma sensação muito prazerosa.

5. Fuja das distrações

Por fim, tenha em mente que trabalhar em casa abre as portas para um universo de distrações que o dia a dia em um escritório não traz. Se você abrir um jogo no seu computador no meio do dia seu chefe não estará para censurá-lo. Se der vontade de ir à padaria comprar, ninguém irá repreendê-lo.

É preciso resistir a essa e outras tentações, todos os dias. Caso contrário, aos poucos você se verá trabalhando em horários alternativos para compensar o dia de trabalho “perdido” e, em poucas semanas, verá sua rotina se transformar apenas em trabalho. Disciplina e organização são as palavras-chave. Nunca deixe-as em segundo plano.

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