Ergonomia: como se posicionar corretamente em frente ao computador

Se você trabalha em um escritório, é bem provável que passe a maior parte do tempo sentado diante do computador. Uma jornada de 8 horas de trabalho ou mais sem uma postura adequada pode fazer um estrago no seu corpo. Corrigir esses erros é o objetivo da ergonomia.

A ideia é que utilizando mesas, cadeiras e acessórios adequados você possa posicionar o seu corpo da maneira mais correta possível, minimizando o impacto nas articulações e reduzindo os riscos de sofrer lesões.

As doenças relacionadas ao trabalho (DORT) são uma das principais causas de afastamento do trabalho. Por essa razão, investir no conforto dos seus funcionários é muito mais do que um luxo, mas também uma obrigação passível de fiscalização pelo Ministério do Trabalho.

Montando o ambiente de trabalho

Antes de conhecer mais detalhes sobre a postura ideal que devemos ter diante do computador, é de suma importância providenciar um mobiliário adequado para a jornada de trabalho. Tanto a mesa quanto a cadeira devem ser modelos próprios para uso com computador. Mesas improvisadas e cadeiras inadequadas podem causar danos severos àqueles que insistirem em passar muitas horas diante da tela.

Em lojas de material de escritório como a Contabilista você encontra uma ampla variedade de itens de mobiliário que são fundamentais para compor um ambiente de trabalho considerado ergonômico, ou seja, que atende a todos os parâmetros para preservar a saúde do trabalhador.

As pernas não devem ficar dobradas em 90 graus, mas sim levemente esticadas a 120 graus. Para isso, os apoios para pés são essenciais. Eles auxiliam o seu corpo a manter um bom fluxo sanguíneo nas pernas, evitando dores nas articulações e formigamentos.

O monitor deve estar na altura dos olhos. Se a sua mesa não proporciona essas características, a solução é recorrer a um suporte para monitor. É importante aqui que você busque um produto feito sob medida para isso, ou seja, que ofereça as condições adequadas. É muito comum vermos trabalhadores usando uma pilha de livros para improvisar um suporte, mas esse não é o cenário mais adequado.

Por fim, não podemos nos esquecer também de mouses e teclados feitos sob medida para o ambiente de trabalho. Os modelos da linha Sculpt Confort, da Microsoft, são um exemplo de produto desenvolvido com essa finalidade. Referência em software para escritórios, a empresa também conta com mouses ergonômicos com ótima relação custo-benefício.

Dicas para evitar problemas de postura

Além de montar uma estrutura adequada para muitas horas de trabalho, ainda assim é de suma importância que você se exercite de tempos em tempos. Ficar várias horas contínuas sentado diante da tela, ainda que sejam respeitados todos os pré-requisitos de ergonomia, também é prejudicial à saúde.

Abaixo, listamos alguns conselhos e indicamos alguns exercícios que você pode fazer para amenizar dores, diminuir a tensão e manter uma melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho.

  1. Faça pausas: a cada 1 hora, levante-se e ande um pouco pelo ambiente. Isso vai estimular a circulação do sangue nas suas pernas e evita que as pernas fiquem fadigadas em demasia.

  2. Reduza o brilho do monitor: reflexos de janelas e de outras fontes luminosas podem causar pontos cegos na tela. Posicione o seu monitor de forma a evitar esses pontos de luz e poder reduzir a intensidade do brilho do display. Isso vai ajudá-lo a descansar os olhos.

  3. Faça exercícios regulares: tenha uma bolinha de borracha sempre por perto. De hora em hora, segure-a com uma das mãos e pressione-a, tentando esmagar. Faça esse movimento cerca de 20 vezes com cada uma das mãos.

  4. Reduza os movimentos repetitivos: se a sua tarefa é extremamente repetitiva, tente alterná-la ao longo do dia com outras obrigações. As lesões por esforço repetitivo são causadas justamente pela continuidade de movimentos simples por longos períodos de tempo.

  5. Use apoios ergonômicos: tanto o mouse quanto o teclado necessitam de apoios ergonômicos específicos para eles. Portanto, além de adquirir produtos de qualidade, pense em acessórios para eles que o auxiliem a trabalhar de maneira mais confortável.

Acesse o site da Contabilista e confira todas as opções de materiais ergonômicos para seu escritório.