5 dicas para montar o seu home office

Trabalhar sem sair de casa tem se tornado uma rotina para um número cada vez maior de brasileiros. A Reforma Trabalhista, aprovada no final do ano passado, promete tornar as regras para o chamado home office ainda mais flexíveis, o que muito provavelmente impactará em um aumento no número de pessoas trabalhando a partir de casa.

Embora a ideia em um primeiro momento seja muito atrativa e bastante simples, é preciso ter uma boa dose de disciplina para trabalhar em casa sem se deixar levar pelas distrações que o dia a dia oferece. Para aqueles que têm familiares em casa ou mesmo animais de estimação, muitas vezes pode ser difícil fazer com que todos entendam que as coisas precisam ser separadas.

Sendo assim, nada melhor do que montar um home office perfeito para que você possa se sentir em outro ambiente a cada vez que for trabalhar. Nesse artigo, listamos 5 dicas para você montar o seu home office perfeito, aumentar a produtividade e ganhar muito mais em qualidade de vida, diminuindo os deslocamentos e aproveitando melhor o seu tempo de lazer.

1. Tenha um espaço separado para ele

Como trabalhar dentro do seu próprio quarto olhando para a cama convidativa o dia inteiro? Quem já teve alguma experiência nesse sentido sabe o quanto é importante ter um ambiente reservado, silencioso e confortável para esse tipo de atividade. Assim, ao invés de improvisar, a melhor dica é separar um cômodo da casa para essa finalidade.

Tente montar uma estrutura similar á que você teria em um escritório. Uma boa mesa, uma cadeira confortável, ventilador e ar-condicionado e boa iluminação e ventilação. Ajuda bastante se você puder contratar um plano de internet banda larga de boa qualidade. Afinal, o tempo perdido por conta de uma conexão ruim, muitas vezes, é um exemplo do “barato que sai caro”.

2. Invista nas suas ferramentas de trabalho

O segundo passo é pensar especificamente na sua ferramenta de trabalho. Ter um bom notebook, por exemplo, é fundamental. Esqueça aquele modelo de PC velho que você tem em sua casa jogado em um canto. Essa agora é a sua principal ferramenta de trabalho e, por isso, invista o quanto puder nela.

Nossa recomendação ainda é que você tenha sempre um PC ou notebook mais simples de reserva, caso ocorra algum problema com o seu principal. É importante ainda ter uma impressora multifuncional. Se for fazer ligações, busque serviços via VoIP, como o Skype ou mesmo o WhatsApp. Isso vai representar uma grande economia no final do mês.

3. Móveis adequados: eles fazem toda a diferença

Já mencionamos acima alguma coisa relacionada aos móveis, mas esse é um item importante demais para deixarmos que ele passe despercebido. Grande parte das doenças relacionadas ao trabalho têm relação com o uso de móveis inadequados. Mesas em falso ou mais baixas do que o normal, cadeiras velhas e ruins com pouca ou nenhuma ergonomia.

Quando as pessoas começam a trabalhar em casa, é natural que elas recorram primeiro aos móveis que estão por perto e, na maioria das vezes, eles são completamente inadequados. Trabalhar na mesa de jantar, por exemplo, com cadeiras que não foram feitas para isso, podem destruir as suas costas em poucas semanas.

4. Fuja das distrações

Não é porque você pode que você deve fazer certas coisas. Trabalhar em casa, por exemplo, desobriga você de certas regras formais. Você não precisa estar de roupa social, por exemplo, e pode fazer pequenas tarefas domésticas durante o horário do expediente. Contudo, não se deixe levar por essa tentação e mantenha uma rotina de trabalho similar à que você teria se estivesse atuando fora de casa.

Ao acordar, tire o pijama e coloque uma roupa apropriada para o trabalho. Desligue a TV, ainda que ela seja apenas um “som ambiente ao fundo”, e não caia na tentação de ir à padaria ou a geladeira cada vez que sentir fome. Estabeleça horários para si mesmo e cumpra cada um deles. Sua postura profissional fará toda a diferença.

5. Esteja preparado para receber visitas

Não são todos os profissionais autônomos que podem trabalhar em uma função na qual não seja necessário receber visitas. Se for esse o seu caso, se torna ainda mais importante ter um escritório que se pareça com um ambiente “fora da sua casa”, ainda que dentro da residência. Trata-se de uma maneira de demonstrar profissionalismo.

Se montar uma estrutura para receber pessoas não for possível, recorra aos cafés ou programe-se para fazer as visitas pessoalmente. Outra alternativa é alugar um coworking apenas para reuniões e apresentações. Se esse tipo de tarefa tem pouca demanda para você, pague apenas quando precisar de uma estrutura como essa e foque sua energia em montar um escritório perfeito para você no dia a dia.