06 dicas para não errar no controle de estoque

Independente do ramo de atuação, saber como controlar o estoque é fundamental para a sobrevivência e sucesso da sua empresa no mercado. Um gerenciamento do estoque ineficaz pode acarretar em diversos problemas, como aumento de gastos em materiais desnecessários, falta de insumos que podem prejudicar ou interromper a produção, danificação dos produtos armazenados e perda de oportunidades de realizar novos negócios ou encomendas imprevistas.

Lembre-se! Um estoque bem organizado pode refletir em uma melhora não somente no desempenho dos funcionários e departamentos que lidam com os materiais que são armazenados nele, mas na empresa como um todo. Pensando nisso, preparamos este artigo contendo dicas que podem te ajudar a realizar um melhor controle de estoque do seu negócio.

1. Registre o seu inventário atual

O primeiro passo é ter uma real noção de como está o seu estoque atualmente. Verifique quais itens possuem grandes ou poucas unidades disponíveis, qual o estado desses produtos, se estão danificados ou próximos da data de vencimento.

Fazer isso é essencial para saber quais falhas estão sendo cometidas, como excesso de compras do produto A, ou falta de cuidado ao armazenar o produto B, que é mais fácil de ser quebrado. Por mais que essa tarefa demande tempo e esforços para ser concluída, ela irá te dar uma visão geral sobre o seu estoque, o que ajudará a realizar os próximos passos para melhorar a gestão do mesmo.

2. Organize a distribuição física do estoque

Agora que você já sabe como está o estado do seu estoque, tendo a quantia exata de cada produto contido nele, será necessário organizar o espaço físico para realizar uma melhor armazenagem desses produtos. Isso é essencial especialmente em empresas que possuem grandes estoques ou grandes inventários.

De nada adianta saber que você possui uma quantidade X de um determinado produto, se não souber onde ele está em seu estoque, não é mesmo? Uma boa organização do espaço físico garante que você e seus colaboradores economizem tempo procurando por certos materiais, além de garantir que eles não sejam perdidos por mal-uso ou esquecimento.

Como dica, tente organizar seu estoque por áreas ou setores, colocando nos locais de maior visibilidade e fácil acesso os itens que você irá manusear com maior frequência. Também é necessário garantir que os materiais mais frágeis fiquem armazenados em locais seguros.

mulher-de-capacete-organizando-o-estoque

3. Estude a sua demanda

Quantos itens e em quais quantidades a sua empresa necessita para manter a operação funcionando? Saber disso é crucial para ter sempre em estoque a quantidade de materiais necessários para que a linha produtiva não seja comprometida.

Lembre-se de estabelecer sempre uma margem de segurança, para que nunca falte os insumos necessários e também para que seja possível atender a possíveis pedidos emergenciais de seus clientes. Mas tenha cuidado! Não compre quantidades exageradas e desnecessárias, pois isso pode aumentar os seus gastos, lotar seu estoque e, dependendo do produto, eles não serão usados por vencimento ou deterioração do tempo. 

4. Define uma estratégia de reposição

Este item está muito atrelado ao tópico acima. Basicamente, existem dois métodos de reposição que são usados atualmente: o contínuo e o periódico. No método contínuo, o estoque é mantido com poucos produtos e novas compras são feitas com maior frequência. Já no método periódico, as compras maiores são feitas em um intervalo de tempo também maior.

Enquanto o método contínuo oferece vantagens como menores custos de armazenagem e manutenção do estoque, no método periódico você pode conseguir condições de preço melhores com os fornecedores, por estar realizando grandes compras. Além disso, você não sobrecarrega o setor de compras da sua empresa, além de ter uma boa margem de segurança e oportunidade em relação ao seu processo de produção.

5. Estabeleça métodos para o controle do estoque

Voltamos para a primeira dica deste artigo. O registro do inventário não deve ser feito apenas uma vez. Ele precisa ser atualizado com frequência, para que haja um melhor entendimento dos itens que sua empresa possui e quais encomendas devem ser feitas.

O prazo para verificação depende muito do tamanho da organização, mas pode ser feito mensalmente, semanalmente e em alguns casos, até mesmo diariamente.

6. Conte com o apoio da tecnologia

Todo o mapeamento de inventário e gerenciamento de estoque pode ser feito de inúmeras formas, inclusive no tradicional papel e caneta. No entanto, a tecnologia pode ser a sua maior aliada para gerenciar o estoque da sua empresa.

Existem diversos softwares e programas que podem ser usados para verificar quais itens estão armazenados no seu estoque, além do fluxo de entradas e saídas de mercadorias. Ao adotar um desses programas, você consegue ter a garantia de que erros humanos não serão cometidos, além de facilitar e agilizar o trabalho feito por você e demais colaboradores responsáveis pela gestão do estoque de sua empresa ou local de trabalho.

Links:

https://www.feijaocomarroz.net/blog/controle-de-estoque-8-dicas-poderosas/

https://www.disoft.com.br/8-dicas-para-nao-errar-no-controle-de-estoque/