Negociação com fornecedores: 5 técnicas de sucesso para uma gestão de compras eficiente

Conduzir de forma efetiva uma negociação com fornecedores é um dos principais objetivos da gestão de compras de qualquer negócio. Essa atividade, quando feita com excelência, oferece diversos benefícios para a empresa como um todo, como melhor gerenciamento financeiro e aquisição de melhores serviços e produtos.

Por isso, cada dono ou gerente de compras de um negócio precisa estar atento e desenvolver técnicas que o ajudem a ter uma boa estratégia de negociação. Neste post, vamos te mostrar dicas de como evoluir nesta área.

Etapas de uma negociação

Uma negociação com fornecedores atinge o seu êxito quando consegue ter uma aquisição de matéria-prima e insumos de boa qualidade, que se adeque a realidade financeira da empresa, com um suporte operacional e prazos de entregas que estejam alinhados com as necessidades da mesma. Para realizar isso, é preciso seguir essas etapas em sequência:

Explorar 

Tudo começa pela pesquisa de mercado. Tendo em mente quais materiais precisam ser comprados, é preciso encontrar fornecedores que possuam esses produtos. Esteja atento a diversos fatores, como a qualidade do produto, suas características, valores, formas de pagamento e de entrega.

Fazendo cotações com diversas empresas, será possível averiguar quais são as mais indicadas para atuarem como fornecedoras do seu negócio. Vale a pena também dar uma pesquisada na reputação que essas empresas possuem no mercado.

Negociar 

Nesta fase é iniciado o processo de negociação. Tendo a lista das empresas que oferecem as melhores vantagens e suas respectivas cotações, é hora de realizar tentativas para obter preços e prazos melhores ou até mesmo um aumento na quantidade de produtos entregues.

Manter 

Encontrando o fornecedor ideal para o seu negócio, é preciso manter uma boa relação, a fim de mantê-lo como um parceiro de longo prazo. Fazer com que o fornecedor veja na sua empresa um parceiro de negócios, onde os dois empreendimentos podem crescer juntos, garante que melhores orçamentos, prazos e produtos oferecidos e entregues no futuro, o que pode garantir a manutenção do seu negócio, e até mesmo o seu crescimento. 

Dicas para negociar bem com fornecedores

1.     Defina seus objetivos, necessidades e preços  

Antes de iniciar uma negociação, é preciso verificar como funciona o seu processo de produção. Quais são os produtos que você mais precisa e suas respectivas quantidades? Novas aquisições precisam ser feitas em qual período de tempo? Qual o valor máximo que a sua empresa consegue pagar por esses insumos?

Caso escolha um fornecedor antes de ter em mente as suas metas, necessidades e condição financeira, você pode se encontrar em uma situação de ter um contrato firmado com uma empresa que não é capaz de atender às suas expectativas. Evite isso tendo um bom planejamento e conhecimento do seu negócio.

2.     Seja um parceiro de negócios

Um erro que alguns gerentes comerciais fazem é enxergar o fornecedor como um adversário, sendo necessário tirar vantagem desta empresa na hora da negociação para conseguir condições e preços melhores.

Conforme falado anteriormente, fazer o fornecedor ver em você um parceiro de negócios, onde as duas empresas podem crescer juntas, pode garantir melhores benefícios. Além disso, seus fornecedores irão se empenhar mais em sempre conseguir a sua satisfação.

3.     Primeiro escute, depois fale

Outro erro comum visto durante uma negociação com fornecedores é o de iniciar o contato já expondo suas necessidades e orçamentos. Busque primeiro ouvir, para depois falar. Ao deixar o fornecedor mostrar as suas condições você poderá verificar se elas atendem às suas expectativas, fazendo uma contraproposta a fim de obter condições melhores para o seu negócio.  

4.     Seja flexível

É importante ter em mente suas metas e saber quanto de dinheiro pode ser gasto. No entanto, trabalhar como uma margem elástica pode garantir maiores opções de negócios. Nenhuma negociação é unilateral, e tendo uma maior flexibilidade, as chances de achar um fornecedor que seja seu parceiro aumentam.

5.     Antecipe negociações

Ao deixar uma negociação para a última hora, quando o seu estoque já estiver no fim e você precisar com urgência de novos materiais, as chances de conseguir boas condições diminuem drasticamente. Por isso, antecipar negociações é fundamental. Não estando desesperado para conseguir novos produtos, você terá tempo de verificar as melhores opções disponíveis no mercado e um prazo maior para conseguir aquele desconto ou uma condição de entrega mais vantajosa.

Conseguindo descontos nas negociações

Conforme destacado anteriormente, conseguir preços melhores é um dos principais objetivos de uma negociação com fornecedores. Separamos mais duas dicas para você neste sentido:

Faça uma análise do mercado

Saiba o preço médio que o mercado está cobrando para vender as mercadorias que você deseja comprar. Tendo esse conhecimento, você pode pedir por descontos mais condizentes e realistas, que podem ser aceitos pelo seu fornecedor. Caso você tenha gostado da qualidade e das condições de entrega de um determinado fornecedor, mas os valores exigidos são muito altos, comente que tem visto condições melhores em outras empresas.

Mostre que o seu negócio pode ser um ótimo cliente

Mostre para o seu fornecedor que o seu negócio está crescendo, ou possui uma boa perspectiva de crescimento no longo prazo. Estabeleça metas conforme o seu empreendimento tenha mais sucesso no mercado. Com o fornecedor vendo o seu potencial, ele pode oferecer melhores condições no presente, para colher maiores entregas no futuro. Mantendo a boa imagem da sua empresa, os fornecedores irão desejar realizar mais negócios com você, se adequando mais às suas necessidades.

Gostou das nossas dicas? Então basta colocá-las em prática. E não deixe de dar uma olhada em outros conteúdos do nosso blog, onde você pode encontrar diversas matérias que podem te ajudar no seu dia a dia. E conheça nossa lista de produtos! A Contabilista oferece uma ampla gama de materiais para escritórios, podendo ser a fornecedora ideal para o seu negócio. Conta com a gente!