A importância de ter um bom relacionamento com fornecedores

Se você possui ou gerencia um negócio, sabe que uma das atividades que mais exige tempo e dedicação é a de selecionar as melhores empresas para adquirir matérias-primas e demais insumos. Nenhum modelo de negócios é totalmente independente, conseguindo operar sem os produtos e serviços de outras empresas. Nesse sentido, ter um bom relacionamento com fornecedores é essencial, e se torna um fator decisivo da sobrevivência do negócio como um todo.

Apesar do seu negócio ser um cliente para essas empresas, construir uma relação de respeito mútuo e parceria oferece grandes vantagens. Nesse artigo, vamos te mostrar como se tornar mais próximo dos seus fornecedores, dando dicas que podem ser aplicadas no seu modelo de negócios.

Por que focar no relacionamento com fornecedores?

Um erro comum que muitos gestores e empresários cometem é o de focar somente nos seus clientes e no lucro, negligenciando totalmente a relação com as empresas que oferecem os itens que são necessários para o negócio continuar em andamento.

No entanto, saber selecionar e se aproximar dos seus fornecedores é algo essencial. Em muitos casos, contar com os melhores produtos e insumos pode afetar positivamente o seu produto final, fazendo com que as suas vendas aumentem, deixando o seu negócio mais lucrativo.

Além disso, ter na sua cadeia de suprimentos empresas que não atrasam ou danificam entregas pode ser a garantia que você não terá problemas futuros com os seus clientes. Sem falar que tendo uma relação mais amigável, você poderá ter descontos ou melhores prazos nas próximas encomendas que realizar.

Como melhorar a relação com os fornecedores?

Qualquer empresário, representante ou gerente de negócios deseja ter um bom relacionamento com os seus fornecedores. Porém, muitas pessoas não sabem como alcançar esse objetivo. Em alguns casos, isso pode gerar desgaste e frustrações.

Para conseguir fazer com êxito a aproximação com os fornecedores do seu negócio, siga essas dicas:

Estude e avalie bem as condições

Antes de fechar um contrato ou encomenda com um fornecedor, busque avaliar o desempenho dessa empresa. Verifique se ela possui produtos ou serviços de boa qualidade, se o seu histórico de atuação no mercado é positivo, se os prazos e preços oferecidos atendem com as suas expectativas e necessidades.

Conforme destacado anteriormente, ter um bom relacionamento exige tempo e esforço. Por isso, é necessário ver com quais empresas vale a pena estabelecer um bom relacionamento. Assim, você evita futuros desgastes e até problemas para o seu negócio.

Por fim, certifique-se que os contratos firmados possuem todas as exigências e especificidades nos pedidos que foram combinados. Nada de fazer apenas acordos verbais. Busque maneiras de se proteger caso algum atraso ou problema aconteça.

Crie uma relação de parceria e benefício mútuo

Busque por empresas que possuam a mesma visão que você possui. Mostre para cada fornecedor que é possível se beneficiar ao realizar negócios com você, como indicações e visibilidade.

Você pode criar planejamentos de longo prazo. Assim, com o crescimento do seu negócio, a chance de você realizar encomendas maiores aumenta, e por consequência o lucro do seu fornecedor também irá aumentar.

Dessa forma, essas empresas irão parar de ver o seu empreendimento como um simples cliente momentâneo, passando a enxergar um parceiro comercial de grande potencial, se importando muito mais em atender às suas exigências e necessidades.

Pense no longo prazo

Em muitos casos, construir um bom relacionamento exige paciência. Pense sempre no longo prazo. Foque em mostrar aos seus fornecedores quais as rotinas do seu negócio, suas principais necessidades e como a sua empresa está evoluindo ao longo do tempo.

Estabeleça bons canais de comunicação

Um relacionamento é uma via de mão dupla. Por isso, estabelecer os melhores canais de comunicação é peça-chave para que você consiga estar em constante contato com seus fornecedores. Seja sempre objetivo e passe todas as suas necessidades e exigências de forma simples e fácil de serem compreendidas. Garanta que nenhuma dúvida fique sem ser atendida.

Busque fazer reuniões pessoalmente ou por videoconferência, do que simplesmente manter contato por e-mail ou mensagem. Além disso, procure sempre ser atendido pelos mesmos funcionários, assim, a chance de você ter um relacionamento mais próximo aumenta.

Valorize os fornecedores que cumprem com o combinado

Apesar de você ser um cliente, e de ser obrigação do fornecedor cumprir com os prazos e encomendas que foram combinadas, mostre gratidão pelos serviços prestados. Seja sempre cordial e simpático, especialmente em encontros presenciais. Destaque que está feliz com o trabalho feito e com a parceria firmada. Dessa forma, seus fornecedores irão se esforçar ainda mais para continuar te agradando.

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