Conheça 6 ferramentas para comunicação interna da sua empresa

No ambiente corporativo, a comunicação interna tem um papel fundamental na orientação dos funcionários. O compartilhamento de informações entre toda a equipe contribui para que o colaborador se sinta parte de um todo.

Haver transparência entre todos é essencial, desde o gestor com os colaboradores e vice-versa, fazendo com que os colaboradores fiquem engajados e alinhados com o propósito da organização.

Por que a comunicação interna é indispensável?

Muitos problemas podem ser resolvidos com uma comunicação interna eficaz, como o baixo desempenho, por exemplo. O fato do profissional estar por dentro de tudo que ocorre na empresa, contribui para que ele se sinta valorizado e motivado, tornando-o defensor da marca. 

Esse motivacional extra faz com que os colaboradores se destaquem, gerando uma maior competitividade para a organização. Com os profissionais em constante crescimento e sincronia, alcançam melhores resultados perante a concorrência.

E isso tudo é alcançado com a comunicação interna, que realiza uma ponte entre todos os funcionários da companhia e os conectam. Essa conexão faz com que eles se conheçam, se aproximem e entendam sua importância em todo o processo, valorizando o indivíduo. 

A interação, que pode ser presencialmente ou até mesmo por videoconferência, modalidade que se destacou durante a pandemia, proporciona uma melhora no ambiente de trabalho, tornando-o mais leve e produtivo. 

Quais são as ferramentas para implementação da comunicação interna?

Vendo os benefícios da comunicação interna, você deve estar se perguntando como é isso na prática. Veja algumas ferramentas que podem auxiliar a sua organização:

E-mail

O e-mail já é uma ferramenta de comunicação interna bem popular no ambiente de trabalho. Muitos funcionários já utilizam o método que facilita a comunicação entre colaboradores. Além disso, é um sistema de fácil programação e permite o usuário acessar de qualquer lugar.

Quando bem utilizado, o e-mail serve até como um local de registro de atividades, guardando informações que poderão ser úteis futuramente.

Intranet

Mais complexo que o e-mail, o sistema de Intranet permite que o colaborador tenha acesso a informações restritas da empresa via Internet. A ferramenta proporciona a centralização das informações divulgadas na empresa, facilitando o acesso e absorção delas pelos colaboradores.

A Intranet também permite o acesso a outras informações extras como recursos humanos, informações financeiras, folgas e faltas, holerites, entre outros dados trabalhistas. O sistema também mantém tudo organizado e salvo, proporcionando fácil acesso a tais conteúdos.

Mural

Sendo uma das ferramentas de comunicação interna mais antigas, o mural serve como centralização das informações assim como a Intranet, porém em material impresso. Normalmente estão localizados em corredores e locais de grande circulação, fazendo com que as pessoas que passam pelo local leiam o material fixo no mural.

Rede social corporativa

Com a popularização das redes sociais, o ambiente de bate-papo on-line não poderia ficar de fora do local de trabalho. Com aparência similar às redes sociais populares, a rede social corporativa é acessada exclusivamente pelos colaboradores da organização. 

A função é a mesma de uma rede social normal: informar, interagir, se integrar e  conhecer pessoas, porém no ambiente de trabalho. Essa ferramenta trabalha com a aproximação de toda a companhia, por isso deve ser utilizada com sabedoria.

Jornal impresso ou digital

Outro método tradicional e comum em algumas instituições é o jornal informativo, seja ele impresso ou na modalidade digital. É um ótimo método para divulgação de treinamentos, eventos e outros acontecimentos, além de proporcionar a divulgação de materiais dos colaboradores, como textos ou fotos. 

O acesso é prático, a pessoa pode recebê-lo diretamente em suas mãos na modalidade impressa, ou no e-mail quando em formato digital. 

TV corporativa

A TV corporativa é um método super eficaz e inovador na comunicação interna. Por seu modelo atual e prático, entrega a informação de forma ágil e quem passa pelo ambiente que está sendo transmitida consegue se informar rapidamente.

Apesar de todos os atrativos, essa opção é mais complexa em termos de produção de conteúdo, pois depende da infraestrutura de gravar a programação, editar e reproduzir nas televisões. 

......

Além disso, é válido reforçar que é possível mesclar as ferramentas de comunicação interna para garantir um maior alcance dentro da empresa. Gostou desse artigo? Continue acompanhando o Blog da Contabilista para acompanhar mais conteúdos como esse!