5 serviços e apps para fazer videoconferências online

O distanciamento social sugerido pela Organização Mundial da Saúde em razão da pandemia de coronavírus mudou a rotina do mundo. O trabalho e as aulas passaram a ser a distância e conversar com os amigos e familiares só se for online.

Felizmente, há muitas ferramentas disponíveis para quem precisa se manter online trabalhando. É o caso dos aplicativos de videoconferência, que estão em alta na atualidade. Por meio deles é possível fazer reuniões com os colegas de trabalho na empresa, com clientes e fornecedores, sem deixar de lado o contato com amigos e familiares.

Quais alternativas você está usando nesse momento para se manter conectado? Nesse artigo, listamos cinco serviços online e gratuitos que permitem a realização de videoconferências de forma simples e rápida. As limitações variam de aplicativo para aplicativo e alguns oferecem recursos extras em versões pagas.

1. Zoom

O início da pandemia de coronavírus marcou a ascensão do serviço Zoom. Hoje ele é uma das alternativas mais interessantes para quem deseja realizar videoconferências. Disponível para Android, PC e iOS, o serviço é gratuito e comporta até 100 pessoas em uma mesma sala.

Porém, as conferências não podem durar mais do que 40 minutos: para passar desse tempo é preciso adquirir a versão paga do serviço. Para criar uma sala é preciso criar uma conta de usuário. Depois, basta enviar o link com login e senha para os seus amigos e começar a utilizar. Simples, rápido e prático.

Conheça o serviço Zoom

2. Google Meet

O Google Meet é o novo nome do Google Hangouts,  com certeza a opção mais conhecida do mercado quando se trata de realizar videoconferências. Integrado ao pacote de aplicativos do Gmail, ele está disponível gratuitamente para todos os usuários, mas com limite de até 10 pessoas por conferência.

Empresas podem adquirir planos especiais que permitem reunir até 25 usuários em cada sala de bate papo. A integração com todos os serviços do Google, como Calendário e Agenda, além do Gmail e do Drive, acaba sendo um dos maiores diferenciais da plataforma. Em razão da pandemia de coronavírus, até o dia 30 de setembro o Google liberou a possibilidade de convidar até 100 participantes para reuniões de até 1 hora.

Conheça o serviço Google Meet

3. Microsoft Teams

Assim como o Hangouts é a melhor alternativa para quem utiliza os serviços do Google, o Microsoft Teams é a opção mais interessante para as empresas que utilizam o pacote Office. Completamente integrado a serviços como Word, Excel e Power Point, a ferramenta permite além das videoconferências diversas formas de trabalho colaborativo.

Lançado em 2016, o Microsoft Teams é a evolução da versão business do Skype. Trata-se de um sistema de comunicação para equipes completamente integrado aos aplicativos do pacote Office e com versões para Windows, Mac OS, Android e iOS. Integração com apps de terceiros mediante API é outro diferencial.

Conheça o serviço Microsoft Teams

4. Facebook Messenger

Há duas grandes vantagens em utilizar o Facebook Messenger. A primeira delas é que como quase todo mundo tem uma conta de usuário na rede social, não é preciso fazer nada: basta se conectar, escolher os contatos e iniciar uma videoconferência. A segunda vantagem é o limite de usuários: até 50 pessoas por conversa.

A plataforma está disponível tanto para smartphones quanto para PC. Porém, pesa contra o serviço o fato de ele recorrentemente ser integrado à conta pessoal do usuário. Algumas pessoas não gostam de misturar a vida profissional com a pessoal, então alguns colaboradores podem apresentar resistência contra a plataforma.

Conheça o serviço Facebook Messenger

5. WhatsApp

Por fim, a última alternativa é a mais óbvia de todas, mas talvez você não tenha pensado nela como uma solução para videoconferências. O WhatsApp é a ferramenta de comunicação mais utilizada pelos brasileiros e é bem provável que todos os membros da sua equipe tenham o serviço instalado no celular.

As desvantagens aqui ficam por conta do limite de usuários por videoconferência – no máximo 8 por chamada – e para o fato de que esse recurso funciona apenas nos smartphones. A versão WhatsApp Web não é compatível com videoconferências

Conheça o serviço WhatsApp