Como preparar o home office para realizar videoconferências

Em razão da pandemia de coronavírus, trabalhar em home office é o novo “normal”. Da noite para o dia, milhares de empresas tiveram que se adaptar à realidade do teletrabalho e as videoconferências nunca estiveram tão em alta como no momento.

Porém, além de preparar o seu cantinho para o trabalho, será que você está pronto para as videoconferências? Aqui, falamos não apenas do uso dos melhores softwares, mas também da escolha de uma boa webcam, um bom fone de ouvido e da preparação do ambiente que será exibido no vídeo.

Atenção ao plano de fundo

Em que ponto da casa fica o seu computador? Se estamos falando de um cômodo em separado, no qual o fundo é a parede, então há poucos problemas. Porém, a situação muda um pouco de figura quando a câmera está virada para a sala ou para uma porta: desavisados podem surgir a qualquer momento e virarem “atração” na sua transmissão.

Como estamos em casa, nem sempre estamos vestidos ou com trajes apropriados para aparecer em público. Assim, é fundamental que você oriente aqueles que moram com você para que tenham mais cuidado ao cruzar a área em que a câmera possa estar ligada. Na internet você encontra inúmeros vídeos de “flagras” constrangedores.

Encontre a vestimenta adequada

Trabalhar em casa não significa ficar de pijama o dia todo. Após acordar e tomar café, troque de roupa para dar ao seu corpo a sensação de mudança de ambiente. Se você costuma trabalhar de terno e gravata, não precisa repetir o mesmo tipo de vestimenta em casa, a menos que seja solicitado formalidade.

Essa é uma situação na qual todos nós temos consciência de que o trabalho está sendo realizado em um ambiente mais informal. Em casa, opte por roupas leves e que o façam se sentir confortável. Porém, escolha peças apresentáveis e que não destoem tanto do perfil do dia a dia de trabalho da sua empresa.

Atenção à qualidade de áudio

Não há nada mais importante na comunicação online do que poder ouvir e ser ouvido com clareza. Um fone de ouvido de boa qualidade é essencial para compreender e ser compreendido. Por mais que aquele fone que acompanha o seu celular possa quebrar um galho, talvez ele não seja a melhor opção.

Modelos para uso profissional têm recursos extras, tais como cancelamento de ruídos e sistema acústico que permite maior isolamento do som ambiente. Se a sua residência fica em um local barulhento, opte por equipamentos técnicos que possam compensar essa característica, permitindo uma comunicação mais fluida.

Webcam de melhor resolução

Se a câmera do seu notebook é muito antiga ou se a webcam do PC não parece ser as mais adequada em termos de resolução, recorrer a uma boa webcam é importante. Uma imagem de qualidade faz com que as pessoas prestem mais atenção às suas apresentações, evitando distrações.

Opte por modelos que sejam capazes de transmitir no mínimo em HD. O ideal, entretanto, é adquirir um modelo Full HD. Muitos recorrem ao celular como alternativa, pelo fato de o aparelho ter câmera melhor, mas comprometer o seu smartphone por longos períodos de reunião pode acabar sendo contraproducente.

Atenção à iluminação

Não é o ideal, mas sabemos que muitas pessoas se sentem mais confortáveis trabalhando no escuro, especialmente quando estão em casa. A dica é: para videoconferências, prefira sempre ambientes bem iluminados. A luz proporciona maior nitidez e também faz com que as pessoas se sintam menos intimidadas quando o assistem.

Lembre-se: embora você esteja em casa, a ideia é simular um ambiente de escritório e, provavelmente, na empresa em que você trabalha as reuniões não são realizadas com as luzes apagadas. Portanto, mantenha a mesma postura em casa para não destoar das expectativas dos seus superiores com relação às suas responsabilidades.