A modalidade Home Office passou a fazer parte da realidade de muitos brasileiros em 2020. Em razão da pandemia de coronavírus, boa parte das empresas se viu obrigada a adotar métodos de trabalho online para não continuarem paradas.
Nem todas estavam preparadas para essa forma de gestão. Muitas companhias estão descobrindo agora ferramentas de trabalho online que podem ser capazes de aumentar a produtividade. Para quem está longe da equipe, organização e boa comunicação são fundamentais para que tudo saia conforme o esperado.
Neste artigo, listamos cinco apps e serviços online que podem fazer a diferença no trabalho, independentemente da sua área de atuação.
1. Microsoft Teams
O pacote de aplicativos Office é sem sombra de dúvidas o mais utilizado nos escritórios brasileiros. Ferramentas como Word, Excel e Power Point são essenciais no dia a dia de milhões de usuários. O Microsoft Teams é a ferramenta de comunicação capaz de integrar todos esses serviços online.
O hub de trabalho permite a criação de grupos, canais privados ou troca de mensagens individuais com possibilidade de compartilhar tarefas. É possível editar textos online de forma colaborativa, simplificando o trabalho e permitindo que as equipes permaneçam conectadas mesmo a distância.
Conheça o serviço Microsoft Teams
2. Trello
Organização é fundamental em qualquer tipo de trabalho e quando falamos de Home Office esse item é ainda mais importante. O Trello é a ferramenta perfeita para organizar fluxos de trabalho. Utilizando o método Kanban, a proposta é organizar cards em colunas e permitir que os gestores acompanhem o status de produção em tempo real.
O Trello pode funcionar ainda como uma central de informações, permitindo ao usuário salvar links, anexar arquivos e adicionar imagens. Como se trata de uma ferramenta amplamente utilizada, há integração total com o navegador Google Chrome, com o Gmail e o Google Calendar.
3. Toggl
Para quem está preocupado com a quantidade de horas necessárias para o desenvolvimento de uma tarefa, a dica é um serviço online chamado Toggl. Ele funciona como uma espécie de cartão-ponto das tarefas. Ao iniciar uma atividade, basta dar “play” no timer para que o registro seja realizado.
A principal vantagem é que todos os membros da equipe podem acompanhar o desempenho dos colegas. Para equipes de até cinco pessoas a plataforma é completamente gratuita. Acima disso, é preciso pagar uma assinatura mensal para adicionar mais contatos.
4. Zoom
Reuniões por videoconferência são parte da rotina de quem trabalha a distância. A grande vantagem é que existem inúmeras ferramentas gratuitas capazes de reunir diversas pessoas em um só lugar. A mais popular no momento é o Zoom.
Ele permite transmissão de vídeo em HD com áudio de qualidade, compartilhamento de tela e até mesmo a possibilidade de gravar as reuniões. Grande parte dos recursos é oferecido gratuitamente, mas na versão premium é possível reunir até mil pessoas em uma mesma sala. O Zoom também está disponível em versões para celular.
5. Strict Workflow
Para quem não está acostumado a trabalhar em casa, as redes sociais e os jogos online podem ser uma distração impossível de evitar. Não é muito difícil se perder e passar horas navegando sem rumo, principalmente quando não há alguém por perto para nos censurar por conta disso. A extensão Strict Workflow para Google Chrome resolve esse problema.
Você pode adicionar sites ao sistema e bloqueá-los temporariamente. Há uma lista pré-programada com alguns deles, mas você pode adicionar quantos quiser. O software utiliza o método “pomodoro”, que oferece 5 minutos de “folga” a cada 25 minutos de trabalho. Trata-se de uma ferramenta prática e útil para quem não quer perder o foco.