Qual a diferença entre plano de negócio e modelo de negócio?

Plano de negócio e modelo de negócio são duas expressões que certamente você já deve ter ouvido no mundo empresarial. Entretanto, ainda que essas sejam duas importantes ferramentas de planejamento, com objetivos distintos, muitos utilizam esses termos como equivalentes.

Entender o que é e para que serve cada uma dessas ferramentas não só é importante para o andamento dos negócios, como também é um diferencial na hora de fazer o planejamento anual. Aprender os detalhes de cada um deles e saber como elaborar ambos são aprendizados pelos quais todo empreendedor deveria passar.

O que é um plano de negócio?

O plano de negócio deve ser considerado o ponto de partida para qualquer empreendedor. Trata-se de um documento detalhado no qual são descritas todas as etapas que envolvem o negócio, o que inclui detalhes sobre produtos e serviços, perfil do público-alvo, principais concorrentes, estratégias de marketing e informações sobre os sócios.

Esse documento serve como uma espécie de guia para as ações que serão tomadas pela empresa ao longo do seu desenvolvimento. No caso de startups ou companhias em busca de investimentos, esse documento é analisado pelos investidores e pelas instituições financeiras como forma de projetar a expectativa de crescimento e sucesso de uma empresa.

Devem estar presentes no plano de negócio itens como descrição de produtos e serviços, análise de concorrência, estratégia de marketing, segmentação dos clientes, distribuição societária, classificação tributária, estrutura organizacional e projeção financeira, entre outros.

O que é um modelo de negócio?

Já um modelo de negócio pode ser definido como a representação da forma como uma empresa gera valor para os clientes. Essa metodologia pode ser resumida em quadro com 9 campos chamado “Canvas”. Nele, o empreendedor e os gestores devem indicar algumas características do negócio de maneira resumida.

Os itens abordados são os seguintes: segmento de clientes, oferta de valor, canais de venda, formas de relacionamento, fontes de receita, recursos-chave, atividades-chave, parcerias-chave e estrutura de custo. O resultado é um quadro visualmente acessível e que permite a qualquer pessoa ter uma visão geral do negócio em poucos minutos.

Anteriormente, já explicamos sobre como utilizar essa ferramenta para elaborar o seu planejamento. Note que o Canvas em si não é o planejamento, mas sim um diagnóstico visual da operação da empresa, porém sua aplicação é extremamente útil em diversas ocasiões.

Plano de negócio x modelo de negócio: devo ter os dois?

Sim, o ideal é que você construa esses dois documentos relacionados ao seu negócio. Enquanto o plano de negócios é algo que deve ser pensado desde o princípio da empresa, servindo de base para investidores, sócios, cotistas ou instituições financeiras, o modelo de negócios presume algo mais visual e prático, que possa ser utilizado no dia a dia.

Por exemplo, se você for trabalhar com uma agência de marketing digital para a divulgação do seu negócio, é bem provável que na fase inicial de análise do negócio a equipe solicite algumas dessas informações para entender melhor a sua empresa: é o chamado briefing. 

Além disso, novos colaboradores também podem ter uma visão geral da operacionalização do negócio de maneira mais rápida quando têm acesso a informações como essas. O quadro Canvas auxilia na tomada de decisões, e faz com que os gestores se mantenham sempre atentos aos objetivos principais do negócio.

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Elaborar um plano de negócio ou um modelo de negócio não é uma tarefa rápida. Reserve alguns dias antes da criação da empresa (ou de trabalho, se ela já estiver em funcionamento e você ainda não tiver elaborado esses documentos) para colocar as coisas em ordem. Quanto mais informações sobre o seu negócio você tiver, mais assertivas serão as decisões tomadas.