Canvas: como utilizar essa ferramenta para elaborar o seu planejamento

Planejamento. Essa é sem dúvida uma das palavras mais importantes para o sucesso de qualquer negócio. Porém, existem diversas maneiras de fazer um planejamento, desde as mais complexas e detalhadas até as mais simples e visuais.

Uma das estruturas utilizadas por muitas companhias é o Canvas. Esse quadro de planejamento pode ser útil para que você determine quais ações são primordiais para o desenvolvimento de um negócio. Você sabe como funciona o Canvas e de que maneira essa estrutura pode auxiliá-lo na tomada de decisões? Abaixo, explicamos em detalhes tudo que você precisa saber sobre ela.

O que é o Canvas Business Model?

O Canvas Business Model, popularmente conhecido como Canvas, é uma ferramenta que foi criada pelo suíço Alexander Osterwalder nos anos 2000. Trata-se de um quadro visual, subdividido em 9 blocos, nos quais é possível delinear modelos de negócio a partir de respostas para perguntas “como”, “o que”, “para quem” e “quanto”. 

A imagem abaixo, publicada pelo Sebrae, ilustra o modelo Canvas.

Os 9 blocos são os seguintes:

  • Proposta de valor: aqui, descreva o que a sua empresa pretende oferecer para o mercado, a proposta que agregará valor para o cotidiano dos seus clientes.
  • Segmento de clientes: defina aqui quais segmentos de clientes serão abordados pela empresa. Quanto melhor for a delimitação do público-alvo, mais assertivo você será na comunicação.
  • Canais de venda: por quais meios os clientes poderão fazer compras na sua empresa? Loja física, delivery, online, porta-a-porta... Liste aqui todas as possibilidades.
  • Relacionamento com clientes: quais são os canais que a sua empresa utilizará para se relacionar com os clientes. Mensageiros, redes sociais, buscadores, publicidade externa, anúncios em jornais e revistas e assim por diante.
  • Atividade-chave: quais são as atividades que a sua empresa desenvolverá visando oferecer maior valor para os clientes.
  • Recursos principais: liste aqui todos os recursos essenciais para que você possa produzir seus produtos ou serviços.
  • Parcerias principais: liste aqui todos os fornecedores e parceiros terceirizados que são considerados essenciais para o desenvolvimento do negócio.
  • Fontes de receita: as maneiras pelas quais a sua empresa obterá receita para continuar operando.
  • Estrutura de custos: a lista de custos essenciais para que a sua companhia possa funcionar.

Quem pode utilizar o Canvas?

Embora esse modelo seja mais utilizado por startups e empresas que estão iniciando a sua jornada no mercado, nada impede que companhias já consolidadas se aproveitem desse recurso para criar um quadro visual para facilitar o planejamento. Note que o Canvas em si não é o planejamento, mas sim um diagnóstico visual da operação da empresa.

O Canvas permite que os gestores da companhia reflitam sobre o modelo de negócio vigente e busquem alternativas para torná-lo mais rentável, eficiente e seguro. O próprio Sebrae oferece uma versão online e gratuita para você montar o Canvas da sua empresa. 

Entretanto, como um modelo visual, ele pode ser mais efetivo se construído em um quadro fixado na parede e acessível para todos os colaboradores. Você pode utilizar uma lousa branca para desenhá-lo e post-its coloridos para organizá-lo. O importante é que o preenchimento seja feito de maneira adequada, pois é a partir do quadro que as decisões futuras serão tomadas.

Gostou da ideia? Que tal se aprofundar no tema?

Uma simples busca por Canvas na internet fará com que você tenha acesso a dezenas de artigos e conteúdos relacionados ao tema. Porém, se você quiser aprofundar ainda mais no assunto, recomendamos duas leituras essenciais para compreender a estrutura do modelo e as formas de preenchimento mais adequadas.

  • Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócio – Esse é o livro escrito por Alexander Osterwalder no qual ele explica em detalhes o funcionamento da metodologia e as vantagens que ela proporciona. A publicação está disponível em português e é considerada um best-seller do mundo empresarial.

Canvas: A Poderosa Ferramenta do Planejamento – O Sebrae de Santa Catarina preparou um e-book gratuito explicando detalhes sobre a metodologia Canvas. Você pode baixá-lo neste link, mas é preciso fazer login no site para ter acesso ao download do conteúdo.