Conceito Agile: como simplificar processos em sua empresa

O processo de desenvolvimento de softwares, quando gerido de maneira tradicional, pode incorrer em inúmeros percalços: dificuldade de manter entregas, time fragmentado, atributos do seu produto diferentes do requisitado pelo cliente... Estas são apenas algumas das dores com as quais desenvolvedores precisam se preocupar diariamente. O Conceito Agile é uma solução efetiva e bem conhecida para tudo isso.

Conceito Agile, entretanto, não está disponível apenas para empresas de desenvolvimento. Se sua empresa sofre com os problemas acima, talvez seja hora de conhecer mais sobre ele!

O manifesto ágil: como surgiu a metodologia Agile

Registros históricos mostram que métodos ágeis começaram a surgir em meado dos anos 1980 e se fortaleceram na década de 90. Mas é em 2001 que um grupo composto por 17 programadores se juntou para debater as dificuldades do setor de desenvolvimento de softwares e chegou a um consenso, publicando um documento com 4 valores e 12 princípios que devem reger o trabalho na área. 

 Valores

  • Indivíduos e interações devem ser priorizados em relação aos processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento é mais importante que documentação completa;
  • Colaborações com clientes são mais importantes que contratos;
  • Responder às mudanças é preferível em vez de seguir o planejamento inicial.

Princípios

  • A satisfação do cliente por meio de entrega contínua de software deve ser priorizada;
  • O aceite de mudança de requisitos pode ser realizado para garantir os requisitos do cliente;
  • Entregas constantes de software devem ser realizadas;
  • Deve existir cooperação diária entre os desenvolvedores e quem tem conhecimento acerca do negócio;
  • Manter os indivíduos motivados e confiantes é necessário para que os projetos possam ser realizados com excelência;
  • A comunicação deve ser direta;
  • Um sistema funcionando é a única maneira de medir o progresso;
  • Ambientes sustentáveis são promovidos por meio de projetos ágeis;
  • Manter atenção sobre a técnica e design aumenta a agilidade;
  • Manter a simplicidade é fundamental;
  • Arquitetura, projetos e requisitos de excelência surgem de times auto organizados;
  • Buscar a realização de reuniões constantes entre a equipe para encontrar meios de se tornar mais efetivos.

Todavia, este método apenas ganhou tração real quando a gestão empresarial e a Tecnologia da Informação avançada substituiu análises e execuções de longo prazo por formas agilizadas de gerenciamento de operações e entrega de soluções personalizadas aos clientes. 

Qual braço das metodologias ágeis é o melhor para mim?

Tudo depende dos projetos e metas da sua organização. Fatores como o tipo de projeto, sua duração e complexidade, a quantidade de pessoas e equipes envolvidas ou as tecnologias utilizadas. Um pouco de teste para cada framework de conceito ágil se faz necessário. 

Cada uma destas estratégias atende requisitos diferentes e deixa de lado alguns outros. Seguindo os princípios Agile, a equipe deve deliberar sobre qual destas soluções deve ser adotada.

Cada método descrito abaixo é uma forma de desenvolver os princípios citados acima. Agile é sobre entregar valor para as partes interessadas muito cedo e muitas vezes, usando uma progressão simples de passos: planejar, desenvolver, finalizar, testar e lançar... 

Tudo isso quebrando o engessamento da gestão tradicional, afinal aprendemos a fazer o trabalho fazendo o trabalho. Não existe um caminho certo e é preciso achar formas mais adequadas que se encaixem no perfil de sua organização.

O Conceito Agile nas empresas modernas

A informação trafega rapidamente. Os bancos de dados armazenam e nos fornecem insights que antigamente demoravam meses (ou anos) para se obter. Não existem desculpas para não se adequar aos novos métodos, considerando que empresas que insistem no old-school não desempenham ao máximo seus potenciais. 

As principais tendências da metodologia ágil aplicáveis à maioria dos processos são:

1. Kanban

Sistema criado pela Toyota, na década de 1960, demonstra as etapas de produção e engasgos escondidos. As etapas (“a fazer”, “fazendo” e “feito”) são repartidas em um quadro e notas com cada tarefa (com descrição de seus processos e atividades) são colocadas nas suas respectivas categorias. As tarefas se movem conforme avança o processo de produção.

2. Scrum

Famoso pela facilidade de compreensão e aplicabilidade a qualquer projeto, Scrum é uma das metodologias mais utilizadas no mundo todo.

Dentro do Scrum os papéis de cada um são muito bem divididos, isso melhora a integração da equipe e evita que alguém não entenda quais são as suas responsabilidades. São eles:

  • Product owner ─ representa o cliente dentro da equipe, ou seja, é de sua responsabilidade traduzir as demandas em recursos e funcionalidades. Estabelece as prioridades dentro do projeto;
  • Scrum master ─ o líder da equipe é quem deve manter toda a metodologia em funcionamento e realizar as adaptações necessárias conforme o desenvolvimento dos projetos;
  • Time scrum ─ dentro da metodologia Scrum não se divide a equipe em diversos papéis. O time é composto por profissionais multidisciplinares.

Como dito, a documentação completa e bem definida não é uma prioridade em metodologias ágeis, no entanto, no Scrum se utilizam três documentos de forma simples e dinâmica:

  • Product backlog ─ é uma lista de prioridades criada pelo product owner com todas as principais tarefas a serem realizadas. Esse documento nunca está fechado e sempre pode aceitar novas demandas;
  • Sprint backlog ─ é uma lista com todas as atividades que deverão ser desenvolvidas durante uma sprint e elaboradas em colaboração entre o scrum master e o product owner;
  • Definição de pronto ─ cada uma das tarefas a serem realizadas devem contar com uma definição de pronto, para que uma estimativa de tempo seja formulada a seu respeito.

Durante a aplicação do Scrum são várias as atividades que acontecem, mas todas de maneira muito simples, sem reuniões demoradas e cansativas. São elas:

  • Planejamento do sprint ─ sprints são ciclos de tempo bem definidos que podem durar entre 2 a 4 semanas, nos quais serão desenvolvidas as tarefas. No planejamento decidem-se quais atividades serão realizadas e criam-se estimativas de tempo para cada uma;
  • Daily scrum ─ pequenas reuniões diárias que têm como objetivo realizar um acompanhamento acerca do desenvolvimento das tarefas e identificar dificuldades. É realizado com a presença de todo o time scrum;
  • Retrospectiva do sprint ─ reunião final de cada sprint para colher um feedback sobre o andamento do projeto e principais desafios enfrentados durante a sprint.

3. Lean

A agilidade que provém do método lean vem do enxugamento de processos, já que a palavra significa "enxuto" em inglês. Seus pilares são a redução de custos, a melhoria contínua, o aumento de produtividade e o compartilhamento de informação dentro das equipes. Além disso, esta estratégia pega conceitos do marketing, tecnologia e gestão empresarial para criar o VMP, ou MInimum Viable Product, que ajuda a situar e organizar gestores ao entorno de uma produção enxuta. Tudo isso sem perder qualidade ou interesse do cliente no processo como um todo.

4. Smart

A metodologia SMART ataca a estruturação dos objetivos a fim de traçar metas mais consistentes, evitando o desperdício de força útil. Seu ponto mais positivo é a aplicabilidade deste método em qualquer meta ou objetivo ou janela de tempo. Seu nome é um acrônimo formado pelos critérios da meta:

  • S (Specific — Especificidade): Defina um parâmetro específico para sua meta. Objetivos muito amplos tendem a gerar distorções e não serem cumpridos.
  • M (Measurable — Mensurável): Sua meta precisa ser mensurável.
  • A (Attainable — Alcançável): Sua meta é possível de ser alcançada? Ela é realista o suficiente para ser considerada? 
  • R (Relevant — Relevante): O objetivo definido é relevante? É realmente consistente e auxilia no crescimento sustentável da organização para que ela seja a mais lembrada pelo público-alvo?
  • T (Time-related — Temporal): defina um prazo para sua meta ocorrer. Todos os esforços devem ser direcionados para que ela seja cumprida dentro do tempo estabelecido.

Todos estes exemplos vêm de apenas uma mentalidade: a de que precisamos ser mais céleres e diretos, valorizando os talentos de cada membro da equipe e seu trabalho. Tendo essas informações em mente, você pode transformar o dia a dia da sua empresa, se assegurando de possuir métodos funcionais, que aumentam entregas e diminuem ruído nas equipes. 

Não se esqueça de testar cada método para saber qual o mais adequado ao seu processo de produção. Você está pronto para começar sua jornada ágil?