Técnica Pomodoro: como usar para ser mais produtivo na gestão do tempo

Para quem passou a trabalhar em casa depois da pandemia de coronavírus, manter-se concentrado ao longo do dia pode não ser uma tarefa simples. As muitas distrações que a nossa residência oferece são motivo suficiente para comprometer a produtividade.

Por isso, é preciso adotar estratégias para eliminar problemas como esse. Se você pesquisar um pouco, entre as muitas sugestões que encontrará na internet, uma das mais recorrentes é a chamada “Técnica Pomodoro”. Você já ouvir falar dela? Por que será que em meio a tantas sugestões essa metodologia se destaca como uma das mais populares?

O que é a Técnica Pomodoro e como ela funciona?

A palavra “pomodoro” em italiano quer dizer “tomate”. Embora esse alimento não tenha nada a ver com essa história, ele foi a inspiração para que o italiano Francesco Cirillo criasse nos anos 80 um método que se tornou um dos mais populares em termos de produtividade. Na época, era comum na Itália a venda de um pequeno cronômetro em formato de tomate, para uso na cozinha.

No livro “The Pomodoro Technique” ele decidiu utilizar esse recurso, acessível à maioria das pessoas, como referência de organização de tempo. Surpreendentemente, os resultados foram tão positivos que a metodologia passou a ser adotada em larga escala, seja por empresas ou estudantes.

A metodologia funciona assim: cada “pomodoro” tem duas horas de duração subdivididas em quatro tempo de 30 minutos. A ideia é que você se mantenha concentrado nas suas tarefas por 25 minutos, sem interrupções, e descanse por 5 minutos. Ao repetir essa ação quatro vezes você completa um pomodoro. O descanso deve ser respeitado, mesmo que você não tenha concluído a tarefa.

Técnica Pomodoro: use a tecnologia a seu favor

O cronômetro culinário que serviu de inspiração para a criação da Técnica Pomodoro não está mais disponível hoje com tanta facilidade nas lojas. Porém, você não precisa dele para controlar os intervalos de tempo. Um simples cronômetro é suficiente ou, se você preferir, recorra a aplicativos gratuitos disponíveis para celular.

Entre eles, destacamos os seguintes:

Se você preferir, é possível utilizar uma ferramenta similar diretamente no navegador. O Tomato Timer é um site gratuito, de visual agradável e que pode ser de grande valia no gerenciamento desse recurso.

Qual é o segredo da Técnica Pomodoro?

Você pode estar se perguntando: como o simples fato de cronometrar o tempo de trabalho pode me ajudar a ser mais produtivo? A resposta está nas pesquisas realizadas pelo autor, cujos resultados foram posteriormente comprovados em outros estudos independentes. Não se trata da quantidade de horas que trabalhamos ou estudamos que faz a diferença, mas sim da qualidade.

Quando fragmentamos grandes tarefas em pequenas partes, as chances de que consigamos cumpri-las é maior. As atividades menores são feitas de forma mais rápida e ficamos menos propensos a nos distrair enquanto as executamos. O período de 25 minutos é considerado “ideal” nesse sentido, pois com o passar do tempo ficamos mais cansados e nos distraímos mais.

Os pequenos intervalos de descanso fazem toda a diferença. São eles que permitem que recarregar as energias e fazer com que possamos voltar ao trabalho renovados para mais uma etapa. É o momento de olhar as mensagens no celular, tomar um café ou dar uma volta pelo escritório para alongar o corpo.

Se você nunca utilizou essa metodologia, faça um teste. Nas primeiras tentativas é natural que algumas dificuldades surjam, mas uma vez que você esteja habituado ao funcionamento da técnica, certamente verá que ela é extremamente benéfica para aumentar a produtividade.