Como escolher o melhor espaço para construir o seu negócio: home office, coworking, escritório virtual ou próprio

Não há dúvidas de que o sonho de todo empresário é ter uma sede própria para o negócio. Entretanto, sabemos que essa não é a realidade para a maioria das empresas. E mais: essa talvez não seja uma necessidade com a qual você precise se preocupar.

A forma como as empresas se relacionam com consumidores vem mudando ao longo dos anos, e a pandemia se coronavírus serviu para sacudir novamente o mercado. Se antes trabalhar em casa era visto como algo improdutivo ou até mesmo impossível para alguns setores, hoje esta é uma realidade com grandes perspectivas de crescimento.

Você já parou para pensar que o melhor modelo para o seu negócio talvez não precise ter um custo tão alto assim? Entre home office, coworking, escritório virtual e escritório próprio, qual é a melhor escolha? Conheça as características de cada um deles e descubra qual é a melhor maneira de crescer em 2021.

Home Office

Da noite para o dia muitas empresas se viram obrigadas a dispensar seus funcionários e oferecer infraestrutura para que eles pudessem manter o serviço em casa. E o que grande parte das companhias descobriu? Que é perfeitamente possível trabalhar a distância e manter a produtividade, adicionando mais qualidade de vida ao dia a dia dos colaboradores.

Para profissionais liberais, como jornalistas, arquitetos ou contadores, o home office pode ser a alternativa mais interessante. É mais barato investir organizar um escritório caprichado para trabalhar em casa do que alugar uma sala comercial. Se você visita clientes e recebe poucas visitas, considere essa alternativa como a mais viável.

Coworking

A modalidade coworking também está em alta. A principal vantagem é a possibilidade de dividir despesas comuns com outras empresas, reduzindo custos. Profissionais liberais ou mesmo empresas de pequeno porte podem se beneficiar desse modelo de diversas formas.

Por exemplo, coworkings têm sala de reuniões comum a todos. Para quem recebe visitantes esporadicamente, essa pode ser uma alternativa mais interessante do que receber pessoas na própria residência. Essa possibilidade permite locar espaços em regiões nobres da cidade, sem precisar arcar com aluguéis mais altos.

Escritório virtual

Ainda que essa seja uma modalidade menos difundida no Brasil, o escritório virtual é uma opção para aqueles que viajam bastante ou que moram em locais onde não é possível receber encomendas ou visitas com frequência. Considere-o como uma espécie de “endereço de referência”.

As principais vantagens são a possibilidade de ter um endereço corporativo, com secretária à disposição, economia com despesas gerais e a possibilidade de crescer conforme houver demanda. Ao ter serviços administrativos disponíveis, como impressora ou fax, você deixa de ter que investir na manutenção deles em médio e longo prazo.

Escritório próprio

Por fim, a última alternativa é o escritório próprio. Essa opção é mais interessante para quem já tem a empresa formalizada, que necessita de espaço recorrente para receber visitas ou mesmo que tem necessidade de abrigar muitos funcionários.

Nesse caso, tenha em mente que os custos fixos são todos sua responsabilidade. Portanto, é fundamental que a sua empresa esteja operando de tal forma a garantir o ponto de equilíbrio para custear as principais despesas. Privacidade e personalização são os principais diferenciais aqui.

.....

Independentemente da modalidade de escritório que você escolha, a Contabilista oferece os melhores suprimentos para ele.  Atendendo pequenas demandas ou compras frequentes de grandes empresas, temos todas as soluções que você precisa para o dia a dia da sua empresa. Consulte a nossa loja virtual.