O que é e como funciona um coworking?

Se você mora em alguma capital ou cidade grande do Brasil, certamente já deve ter se deparado com algum espaço de coworking em seu município. Eles se tornaram uma tendência nos últimos anos e o que era antes um local apenas para profissionais liberais hoje virou também uma alternativa para muitas empresas. Nesse artigo, vamos entender melhor o que é coworking e como funciona um espaço de coworking.

Compartilhando espaços

Existem duas grafias possíveis da palavra “coworking”. Se usarmos o termo em inglês, o correto é “co-working”, com hífen. Porém, trazendo a palavra para o nosso idioma e adotando as regras gramaticais vigentes desde o Acordo Ortográfico de 2009, a grafia aportuguesada seria “coworking”, como vemos na maioria dos lugares.

Como o próprio nome indica, coworking significa “trabalho compartilhado”, em tradução direta. E essa é justamente a ideia: compartilhar o espaço de um escritório bem como os seus recursos – WiFi, água, luz, telefone – de forma que os custos sejam menores para todos os envolvidos. Um espaço como esse pode reunir desde profissionais liberais a até mesmo empresas com vários funcionários.

Conceito nasceu nos Estados Unidos

A cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, é conhecida por abrigar centenas de empresas de tecnologia, muitas delas startups em início de atividade, com poucos funcionários e recursos reduzidos. No entanto, a cidade da Costa Oeste dos EUA é uma das que possui os alugueis mais caros do país. A solução foi compartilhar os espaços.

O termo foi criado em 1992 por Bernie DeKoven, mas foi somente em 2005 que Brad Neuberg o utilizou para descrever um espaço físico. O espaço criado por ele se chamava Hat Factory, um espaço na qual apenas três pessoas trabalhavam, mas que durante o dia – das 9h às 17h – abria as suas portas para que qualquer pudesse usar infraestrutura para trabalhar.

Dados de 2017 do portal Coworking Brasil indicam que hoje há cerca de 810 espaços como esses em funcionamento no Brasil, número 114% maior se comparado a 2016. Somente no estado de São Paulo foram registrados 336 estabelecimentos de trabalho compartilhado, o que coloca os paulistas como referência nesse assunto.

Como funciona um coworking e quais são os seus benefícios?

Existem muitas vantagens para os profissionais que adotam os espaços de coworking como “sede” dos seus escritórios. Geralmente, são pontos positivos internet de alta velocidade, boa localização, possibilidade de usar salas de reunião, recepcionista, segurança, alimentação, limpeza e networking com mais empresas.

Para muitos, arcar com todos esses custos sozinho seria inviável, mas dividindo as despesas com outros profissionais os valores podem cair pela metade – e no final das contas você acaba tendo acesso a uma infraestrutura igual ou melhor. Algumas empresas têm optado por reservar salas inteiras em coworking, reduzindo também os seus custos.

Embora em muitos casos seja possível adotar o modelo de home office, soa mais profissional se você puder receber seus potenciais clientes em salas de reunião em um ambiente empresarial. Certamente você será visto com mais profissionalismo e isso é importante em muitas profissões, uma vez que você deixa de ser um negócio “doméstico”.

Hoje é possível encontrar ainda coworkings em diversas cidades do mundo. Assim, você pode viajar para outros países e, pela internet, continuar a desenvolver o seu trabalho. Trata-se de uma forma moderna e inteligente de trabalhar gastando menos e, ainda por cima, ampliando a sua rede de contatos.