Como selecionar bons fornecedores de material de informática?

Quais são os fatores que a sua empresa leva em consideração na hora de selecionar um fornecedor de material de informática? Infelizmente, muitos observam apenas o quesito “menor preço” e acabam tendo problemas posteriores.

É comum encontrarmos empresas que ainda compram produtos sem nota fiscal, especialmente importados, e depois se veem diante de um problema quando o item para de funcionar. O que parecia barato no início acaba se revelando uma dor de cabeça, com custos ainda maiores.

Nesse artigo, listamos alguns aspectos importantes a serem considerados quando o assunto é a seleção de fornecedores, especialmente aqueles ligados a materiais de informática.

1. Procure empresas com experiência de mercado

O ramo de informática, assim como qualquer outro com grande demanda, infelizmente é porta de entrada para muitos aventureiros no mercado. São empresas que muitas vezes trabalham com produtos importados, de origem duvidosa, e que não estão muito preocupadas em prestar suporte em caso de problemas.

Por essa razão, optar por fornecedores com mais tempo de atuação é uma das garantias para evitar contratempos. A Contabilista, por exemplo, atua já há mais de três décadas no segmento e tem uma reputação respeitada em sites de proteção ao consumidor e junto a outras empresas.

2. Priorize fornecedores com opções diversificadas

Quando se trata de materiais de informática, é grande o número de fabricantes capazes de apresentar boas soluções. Em notebooks, por exemplo, há pelo menos uma dezena de marcas com condições de oferecerem produtos de qualidade para os mais diversos tipos de necessidade.

Certificar-se de que o seu fornecedor trabalha com a maioria das grandes marcas é fundamental para que você tenha opções de escolha. A livre concorrência contribui ainda para que os preços sejam mais equilibrados e para que aumentem as chances de que você encontre um produto mais adequado às suas necessidades.

3. Avalie a relação custo-benefício

Escolher um produto de informática apenas pelo preço mais baixo é um erro. É preciso incluir mais itens nessa análise até que seja possível chegar à opção que apresenta a melhor relação custo-benefício.

Nessa lista podemos incluir possibilidades de parcelamento, taxa de juros aplicada, prazo de entrega e suporte em caso de problemas. Os fornecedores que praticam preços justos e atendem a todos esses requisitos se posicionam como as opções mais interessantes. 

4. Busque fornecedores atentos às novidades

O segmento de informática é um dos mais dinâmicos do mercado. Todos os meses há novidades e fornecedores que não estão atentos a isso acabam “parados no tempo”, oferecendo sempre mais do mesmo. Por essa razão, é importante avaliar a capacidade de inovação.

Com qual frequência novos produtos são adicionados ao catálogo? A empresa em questão está atenta aos lançamentos do mercado? Se a resposta para essas perguntas for negativa e isso fizer com que a companhia pareça defasada em relação a outras, desconfie.

5. Opte por empresas com sistemas mais seguros

A compra online de material de informática já é uma realidade para muitas empresas. Porém, ainda não são todos os fornecedores que têm condições de oferecer uma plataforma altamente confiável e que ateste a procedência dos produtos antes de revendê-los. Por isso, sempre avalie a credibilidade deles.

A segurança dos dados é essencial. Em um artigo anterior, já falamos sobre como saber se o site para compra online de material de escritório ou informática é seguro. Observe os elementos de criptografia, se há canais de atendimento adequados e até mesmo qual é a reputação da loja em serviços de opiniões de consumidores, como o Reclame Aqui.

***

O seu escritório merece os melhores produtos e um forncedor de confiança. Você encontra tudo isso na Contabilista.