Como saber se o site para compra online de material de escritório é seguro

A compra online de material de escritório já é uma realidade para grande parte das empresas brasileiras. A facilidade de encontrar todos os itens em um só lugar aliada à praticidade de receber todos os itens de um só fornecedor tornam essa opção simples e eficaz.

Porém, à medida que o comércio eletrônico evolui, novas empresas entram no mercado e nem todas elas têm condições de dar um atendimento seguro para os seus clientes. Falta de credibilidade e ausência de itens básicos de segurança em uma compra online pode comprometer as informações da sua empresa.

Por isso, para que você não seja enganado, listamos algumas características que sites confiáveis como o da Contabilista devem ter. Se você não se sentir seguro para efetuar uma compra online, não vá em frente. Conclua suas transações apenas com companhias respeitadas no mercado.

1. Faça compra apenas em lojas confiáveis

Confiabilidade é algo que não se conquista da noite para o dia. Muitas empresas que acabam caindo em golpes na hora de fazer compras online se descuidam desse aspecto, optando por preços baixos (às vezes, muito mais baixos que a média do mercado) em distribuidores que praticamente não têm referência nenhuma.

A Contabilista, por exemplo, tem mais de 35 anos de atuação no mercado, além de dispor de unidades físicas em Curitiba e em Joinville. No site ainda é divulgado de forma clara os termos e condições de compra bem como a política de trocas e devoluções.

2. Verifique se o site é tecnicamente seguro

A indicação de que um site é seguro para compras online pode ser vista logo na URL da página. Ao acessá-la, o símbolo de um cadeado aparece ao lado esquerdo do endereço, indicando que a página em questão possui todos os certificados necessários para transações online com cartão de crédito ou outras formas de pagamento.

Independentemente do site que você estiver visitando, caso esse símbolo não aparecer não insira em hipótese alguma os seus dados financeiros em formulários. Isso porque, nesses casos, pode ser que a criptografia não seja suficiente e seus dados poderão ser interceptados por pessoas mal-intencionadas.

3. Fique de olho nos canais de atendimento

Sites confiáveis são aqueles que não têm medo dos seus clientes e, por conta disso, divulgam diversas formas de se entrar em contato. No caso da Contabilista, por exemplo, há o endereço e o telefone das lojas físicas, a possibilidade de conversar via chat online ou até mesmo pelo WhatsApp.

Essas informações devem estar disponíveis logo na página inicial e o atendimento deve ser facilitado. Se por alguma razão você não consegue contato fácil com uma loja para tirar dúvidas sobre um produto, imagine então caso você precise fazer uma troca.

4. Não revele senhas de cartão de crédito

Nenhum site de e-commerce deve pedir dados como a senha de um cartão de crédito. Caso você veja alguma proposta como essa em um site online, fuja imediatamente.

O site deve informar claramente quais são as formas de pagamento disponíveis, como boleto bancário e cartão de crédito, inclusive citando quais bandeiras são aceitas. Fique atento a essas informações já no momento de criar a sua conta online.

5. Verifique a reputação do site

Por fim, visite sites como o Reclame Aqui ou entre em contato com o Procon da sua cidade para checar mais informações sobre uma empresa. Esses órgãos auxiliam os consumidores a conhecer o histórico de cada uma das companhias. Atente-se para a capacidade que a empresa tem de resolver eventuais problemas.

Diferentemente do que muitos imaginam, o número de reclamações por si só não é o melhor indicativo para se observar, mas também analise a capacidade de resolução que a empresa tem. Os sites confiáveis respondem rápido e não deixam os clientes na mão.

*****

Agora que você já sabe como se proteger nas compras para o seu escritório, acesse o site seguro da Contabilista e confira todas as opções de materiais para sua empresa.