Gestão de fornecedores: 5 práticas que facilitam o dia a dia do setor de compras

Como a sua empresa trata a relação com os fornecedores? Há práticas de gestão pré-estabelecidas ou as negociações são pautadas pela amizade ou preferências pessoais daqueles que negociam? 

Saiba que sem uma gestão de fornecedores eficiente, é possível que sua companhia esteja deixando de ganhar dinheiro. Porém, sempre há tempo para rever essas práticas. Para facilitar o dia a dia dos profissionais envolvidos, listamos aqui cinco dicas operacionais que podem impactar positivamente nas suas finanças.

Trabalhe apenas com empresas legalmente constituídas

O primeiro passo que pode ser adotado é um cadastro de fornecedores. Por meio dele é possível listar aqueles que estão legalmente constituídos e que de fato têm condições de atender às suas demandas. 

Trata-se de uma forma de proteção para quem compra, pois recebe mercadoria com nota fiscal, compartilha as mesmas bases fiscais com a Receita Federal e ainda tem a garantia de estar lidando com uma empresa que já possui um histórico de atuação. Opte por trabalhar apenas com empresas que estejam legalmente constituídas e em dia com todos os aspectos fiscais que impactem o seu negócio.

Selecione e avalie fornecedores

Uma vez que você tenha um cadastro ativo, é hora de selecionar e avaliar com mais calma quais fornecedores podem trabalhar com você. Avalie os prós e os contras de cada opção e não se baseie apenas no custo da mercadoria. 

Embora esse seja um item importante, ele não é o único a ser observado. Prazo de entrega, histórico de cumprimento de prazos, política de atendimento a reclamações, trocas de produtos avariados, consultores especializados e flexibilidade de negociação são fatores que também contam muito e podem fazer com que você opte por gastar um pouco mais, mas receber mais garantias.

Busque valor agregado

Também é parte da seleção de fornecedores encontrar aqueles que são capazes de proporcionar maior valor agregado para o seu negócio. Por isso, analisar clientes apenas pelo preço final do produto não é a melhor opção.

Por exemplo: pense no tempo gasto para selecionar a compra de material de escritório todos os meses. Se for possível automatizar esse processo – ou ao menos reduzir etapas – já há uma economia em andamento. Ela deve ser levada em consideração no preço final. Talvez seja melhor gastar uns reais a mais, mas ter muito menos trabalho e permitir que o seu departamento de compras foque em outras atividades.

Opte por parceiros que permitam crescimento estruturado

Outra possibilidade que pode ser avaliada pelo seu departamento de compras é a possibilidade de recorrer a fornecedores que permitam um crescimento mais estruturado. Por exemplo: empresas que investem em planejamento buscam ficar o mínimo possível à mercê de variações de preço.

Optar por parceiros que consigam manter contratualmente o valor de compra de um produto por um período mais longo pode ser uma maneira de driblar incertezas em períodos de economia mais turbulenta. Essa característica permite ao comprador programar melhor seus investimentos sem se deparar com surpresas no meio do caminho.

Avalie a possibilidade de integração em nível de software

Quando falamos de empresas com maior infraestrutura, qualquer item que impacte diretamente em redução de custos ou em maior produtividade pode ter resultados significativos no faturamento. Nesse cenário, integração entre empresa e fornecedor em nível de software pode consolidar um diferencial competitivo essencial.

Quando a sua empresa e o fornecedor operam sob a mesma base de dados, é possível automatizar tarefas e verificar custos operacionais em tempo real. Essa característica resulta em mais possibilidades para os gestores tomarem decisões, além de agilizarem o trabalho dos profissionais de compras.

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Fonte:  MEME 2Treasy e EGestor.