Se o setor de compras da sua empresa não funciona como um departamento estratégico, então é provável que você esteja perdendo dinheiro.
Já ficou no passado o tempo em que os colaboradores dessa área se limitavam a apenas “conseguir preços mais baixos” ou “dar suporte aos demais setores”. Hoje, o que se espera é que os profissionais envolvidos nessas tarefas sejam parte essencial do negócio, visando aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais e conquistar uma maior lucratividade.
Porém, como transformar o setor de compras em um departamento estratégico dentro de um negócio? Nesse artigo, listamos algumas dicas que podem ajudá-lo a alcançar esse objetivo.
1. Gestão de fornecedores: quais os benefícios?
Um bom setor de compras é aquele que possui uma boa base de fornecedores. Aqui, lembre-se que não é quantidade de empresas cadastradas que faz a diferença, mas sim a qualidade das companhias que podem atendê-lo no que for necessário.
As empresas escolhidas devem comercializar produtos de qualidade, oferecer condições de pagamento compatíveis com as necessidades da companhia, obedecer às normas de compliance e ter uma boa reputação no mercado. Assim, eventuais problemas com entregas podem ser sanados com facilidade sem que o caixa da companhia fique em risco.
2. Avalie o desempenho das compras realizadas
Uma compra não é finalizada quando os produtos chegam à sede da sua empresa. É preciso acompanhar se a qualidade dos itens adquiridos contribuiu para o bom desempenho das tarefas. Indo além: é preciso compreender se há meios de melhorar o desempenho com a aquisição de produtos melhores.
Para isso, há que se considerar aspectos como a satisfação dos clientes e os índices de qualidade do produto final, por exemplo. Encontrar os itens que resultam na melhor relação custo-benefício possível é a tarefa de todo setor de compras bem estruturado.
3. Redução de custos operacionais
A importância do setor de compras pode ser vista ainda na redução de custos operacionais. Aliás, essa é uma expressão que carece de uma melhor explicação: não se trata, necessariamente, de reduzir o orçamento e comprar itens por um preço mais baixo.
Na prática, o que se espera é que os itens comprados tenham qualidade e que possam render mais do que aqueles mais simples. Além disso, essa redução de custos implica em avaliar se as quantidade compradas de cada item são mesmo necessárias. Muitas empresas mantém pedidos fixos sem saber ao certo se continuam precisando de determinados itens.
4. Participação no planejamento de médio e longo prazo
Na estrutura antiga, os responsáveis pelo departamento de compras não participavam das reuniões estratégicas da empresa. Eles simplesmente recebiam as ordens do que precisava ser adquirido e qual era o orçamento, o que dava a eles pouca margem de contribuição nos rumos do negócio.
O setor de compras moderno prevê uma abordagem diferente. Em todas as etapas do planejamento os profissionais de compras devem estar presentes, dando suporte aos gestores com suas avaliações e previsões bem como sugerindo ações que visem economia sem que haja perda de produtividade.
5. Invista em práticas de negociação
“Um bom negócio é aquele que é bom para todas as partes envolvidas”, diz o ditado popular. Para se obter os melhores resultados, é preciso desenvolver técnicas de negociação. Não é apenas um preço justo o que importa, há que se observar condições de pagamento, prazos de entrega e políticas de troca.
O bom profissional de compras é aquele que consegue se cercar de um ecossistema que facilita o seu trabalho. Seja por meio de compras online ou de sistemas automatizados, o setor de compras deve buscar reduzir o tempo dispendido nas tarefas ao mesmo tempo em que consegue as melhores condições possíveis para a empresa na qual atua.
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A sua empresa dá uma atenção especial para o departamento de compras, incluindo-o como peça-chave nas estratégias da companhia, ou ainda o relega em segundo plano? Descubra como a adoção de compras online por meio de sistemas inteligentes como o da Contabilista pode auxiliá-lo a reduzir os custos operacionais.