Como montar uma equipe profissional de compras?

A possibilidade de fazer a compra online de material de escritório sem sombra de dúvidas tornou mais fácil a vida daqueles que atuam no departamento de compras. No entanto, isso não significa que os processos possam ser executados de qualquer jeito.

Em empresas bem-sucedidas, os profissionais de compras são elementos fundamentais na lucratividade de uma companhia. Comprar bem, em quantidades corretas, com a forma de pagamento mais adequada e recorrendo a produtos de qualidade valorizam os seus investimentos.

Quais são as habilidades que um profissional de compras deve ter para ser bem-sucedido no contexto atual? Para as empresas, o que deve ser levado em consideração antes da contratação? Algumas respostas possíveis para essas perguntas estão neste artigo.

1. Organização é fundamental

Aqueles que atuam no departamento de compras devem ter a organização como uma das suas melhores características. Isso porque esse é um setor que atua diretamente com os demais, recebendo pedidos e atendendo demandas. Na outra ponta há a necessidade de buscar os melhores produtos, com preços acessíveis e boas condições de pagamento.

É preciso que os profissionais envolvidos nessa tarefa sejam dinâmicos o suficiente para atuar de maneira flexível, compreendendo a necessidade de cumprir prazos que, muitas vezes, não dependem apenas deles. Portanto, se antecipar às demandas e manter listas organizadas de pedidos e fornecedores se torna um diferencial considerável.

2. Bom relacionamento e habilidade de negociação

Atuar no departamento de compras é negociar o dia todo com empresas dos mais variados segmentos. Nem todos os itens podem ser adquiridos com tanta facilidade como o material de escritório, disponível online. Em outras áreas, é preciso ter paciência e persistência para conseguir as melhores ofertas.

como montar uma equipe de compras

Sendo assim, tenha em mente que a sua equipe precisará estar em sintonia com os pedidos dos demais setores da empresa. Mais ainda: propostas e pedidos farão parte do dia a dia e saber selecionar as melhores – e dizer não para aquelas que não interessam – é uma tarefa que requer conhecimento técnico e tato para negociação onde for possível.

3. Visão estratégica e pensamento analítico

Seguir uma lista de necessidades de aquisição é relativamente simples. No entanto, ter visão estratégica para planejar os gastos dos meses seguintes, aumentando pedidos e diminuindo o custo unitário sem comprometer o caixa da empresa é uma tarefa para poucos.

O profissional de compras deve ter visão estratégica do negócio e ter em mente que a sua economia não pode comprometer a qualidade. Já o pensamento analítico diz respeito à compreensão das necessidades dos demais colaboradores. Entender quando um pedido não é razoável e adaptá-lo para a realidade da empresa é um trabalho que merece atenção especial.

4. Incentive as equipes a resolverem problemas online

Alguns itens de compra podem demandar um esforço maior ao departamento, mas hoje em dia boa parte dos problemas pode ser resolvido online. É de bom grado que a sua equipe conheça os meios e as empresas que podem atender essas demandas reduzindo os esforços.

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5. Busque meios de humanizar o trabalho

O uso de ferramentas tecnológica é uma realidade em diversos setores e na área de compras não poderia ser diferente. Não disponibilizar ferramentas adequadas à sua equipe torna o trabalho burocrático e impede que funções como análise e planejamento se tornem prioridade.

Automatizar certos recursos é uma maneira de dar mais autonomia para que os colaboradores possam se concentrar em “pensar o negócio” e não apenas “executar rotinas”. Optar por compras online é também uma forma de desafogar o setor, permitindo que as informações de aquisições sejam integradas de forma automática em sistema de gestão de compras.

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