O que é visão holística?

Se você lê artigos relacionados à administração de empresas, certamente já deve ter se deparado com esse termo em alguma publicação. Porém, saber exatamente o que é visão holística se torna fundamental para compreender o contexto do que esse termo de fato significa.

O termo holístico é um adjetivo relacionado a holismo. Simplificando, o holismo é um campo da ciência que visa compreender os fenômenos em sua totalidade. Quando alguém diz que é preciso ter uma visão holística, portanto, está querendo dizer que você precisa ter uma visão do todo antes de tomar uma decisão. Não é difícil, não é?

A visão holística no mundo empresarial

O conceito de holismo surgiu na década de 20 e foi criado por Jan Christiaan Smuts. Em sua teoria, ele postulou o seguinte: “Há uma tendência da natureza de usar a evolução criativa para formar um ‘todo’ que é maior do que a soma das suas partes”.

Trazendo esses conceitos para o mundo empresarial, a visão holística indica que, por mais que uma empresa seja dividida em setores, é ter a “visão do todo” que fará com que ela evolua. Em outras palavras: não importa se um setor da sua empresa é acima da média em relação aos outros, pois seus clientes e fornecedores terão uma opinião formada da sua empresa sobre o todo que ela representa.

Uma aplicação muito comum é vista com frequência no setor de marketing. A expressão “marketing holístico”, criada pelos consagrados autores Philip Kotler e Kevin Lane Keller, utiliza desta ideia para conceituar a integração das diversas áreas que o marketing de uma companhia pode ter. Isso inclui o marketing de relacionamento, o marketing social, o endomarketing, as ações de branded content e assim por diante.

Para os profundos pesquisadores em administração, ter uma visão holística é ter uma "imagem" única que sintetiza todo os elementos da empresa, ou seja, é ter pleno conhecimento das estratégias, atividades, recursos e informações que permitirão tomar decisões com muito mais assertividade.

Todos em prol de um único objetivo

A ideia de visão holística é a de que todos os setores de uma empresa devem trabalhar em prol de um objetivo comum. Embora cada área tenha suas atribuições específicas, todas elas são interdependentes, com as ações de umas impactando diretamente nos resultados das outras.

Por exemplo, se uma empresa faz publicidade e atrai mais clientes, ela precisa estar preparada para atender o aumento de demanda. Caso contrário, os consumidores terão um atendimento de menor qualidade e a premissa inicial da publicidade não se cumprirá. Para isso, os colaboradores precisam de treinamento, o número de pessoas contratadas deve ser adequado e o investimento deve ser condizente com o valor gasto em propaganda.

E quanto mais os colaboradores tiverem absorvido uma visão macro, do todo, mais fácil vai ser entender os objetivos de cada ação e se envolver. Ter uma visão generalista de como tudo funciona reduz a alienação e aumenta a eficiência na produtividade.

Conhecimento do todo: detalhes que fazem a diferença

Ainda existem muitos executivos que se veem como especialistas, ou seja, conhecem muito bem as áreas relacionadas ao seu campo de atuação, mas desconhecem o funcionamento da empresa como um todo. Essa não é uma obrigação para todas as pessoas de todas as áreas, mas quanto mais alto for o cargo de gestão, maior deve ser a capacidade de se ter uma visão do todo, ou seja, generalista.

CEOs que conhecem como funciona o dia a dia de suas fábricas, mesmo que ainda não conheçam detalhes específicos de montagem de um produto, certamente têm melhores condições de pensar em projetos e programas de melhoria do que aqueles que veem tudo apenas pela ótica das planilhas e dos relatórios.

A visão holística demonstra que há mais coisas “além daquilo que se vê”. Ou seja, quando se deseja conhecer o todo de uma companhia, desde os trabalhos dos colaboradores e suas dificuldades, é preciso estar mais familiarizado com as rotinas de setores que não são diretamente o seu. Quanto maior o seu conhecimento nesse contexto, maiores são as chances de que as suas decisões sejam mais assertivas.

Fonte(s): Administradores, Significados, Ibc Coaching e Giovani Cherini