5 razões para investir em segurança do trabalho

Existem muitas razões para investir em segurança do trabalho em sua empresa. Além de atender aos requisitos mínimos que a legislação preconiza, investimentos nesse segmento costumam resultar em menos acidentes de trabalho e em um número menor de lesões decorrentes por esforços repetitivos.

Em outras palavras, o número de benefícios para o seu negócio é muito maior investindo em segurança do trabalho do que deixando as coisas à mercê da própria sorte. No Brasil, são registrados todos os anos uma média de 700 mil acidentes de trabalho. Sua empresa pode ajudar a reduzir esses números seguindo alguns dos conselhos que listamos aqui:

1. Redução dos custos

Quer argumento melhor do que esse? Investir em segurança do trabalho resulta, diretamente, em redução nos custos da empresa. No entanto, o mais provável é que você tenha a percepção disso somente em médio e longo prazo. Em outras palavras, é como se os resultados fossem se tornando melhores a cada mês a partir do investimento realizado.

Note que esse deve ser um investimento contínuo e não pontual. A redução de custos para a empresa vem, em geral, de duas formas: com menos gastos relacionados a licenças médicas e com um número menor de indenizações concedidas por vias judiciais. Além disso, menos afastamentos resultam em menos paradas na empresa, o que contribui para a manutenção de bons níveis de produtividade.

2. Estímulo à motivação da equipe

Investir em segurança do trabalho é um aspecto considerado essencial segundo a legislação. Os trabalhadores sabem disso e quando a empresa não cumpre o mínimo necessário disposto na Lei Trabalhista e nas convenções coletivas de trabalho, é natural que haja um desestímulo e uma boa dose de preocupação por parte dos funcionários: “se nem o básico a empresa faz, o que dizer de outros investimentos?”.

Por outro lado, quando a empresa demonstra estar realmente interessada em reduzir números de acidentes de trabalho, fornecendo toda a infraestrutura necessária e, ainda por cima, investindo em palestras e treinamento, essas ações são vistas com bons olhos. O funcionário crê que a empresa se preocupa com ele e tende a ficar mais comprometido também em reduzir o número de incidentes.

3. Melhoria na imagem corporativa da empresa

Quando os investimentos em segurança do trabalho são comunicados aos públicos externos de forma correta, isso ajuda a moldar a maneira como as pessoas percebem a sua empresa. Quando o discurso está alinhado com a prática, os próprios funcionários se encarregam de confirmar o boca a boca que a assessoria de imprensa e os seus demais meios de divulgação comunicam.

A boa imagem conquistada pela empresa pode ajudá-la em diversas situações como atração de investimentos, retenção de talentos ou mesmo junto aos consumidores, uma vez que a sua imagem social passa a ser mais forte junto a todos os públicos. Afinal, os clientes estão cada vez mais inclinados a consumir produtos de empresas que levem a responsabilidade social a sério.

4. Redução de problemas com a fiscalização

Embora o Brasil tenha uma legislação trabalhista bastante eficiente no que diz respeito à segurança do trabalho, o mesmo não se pode dizer com relação à fiscalização. Ela é falha em muitos aspectos e insuficiente para dar conta de todas as empresas, de forma que muitas vezes os fiscais aparecem somente mediante denúncias.

Porém, quando a fiscalização aparece é sempre em um momento “inoportuno”. O risco de ter certas atividades paralisadas ou mesmo de ter que pagar multas por estar em desacordo com o que a lei pede não vale a pena. Esteja sempre com tudo em dia para evitar que imprevistos como esses possam comprometer a sua produtividade.

5. Evita problemas maiores

Mesmo investindo em segurança do trabalho, ainda assim acidentes podem acontecer. Afinal, nenhum método ou investimento consegue garantir 100% de eficácia. Porém, caso algum acidente ocorra, se a sua empresa estiver em conformidade com tudo aquilo que a lei prevê, os danos à corporação e, principalmente, à saúde dos seu ativo mais preciosos que são os empregados, serão drasticamente reduzidos.

Na Contabilista, você encontra vários equipamentos de proteção individual (EPIs) que auxiliam na segurança do trabalhador.