07 dicas infalíveis para organizar sua mesa de trabalho

Você se considera uma pessoa organizada? Seja no escritório ou em home office, fazer a organização da sua mesa de trabalho oferece diversos benefícios, podendo inclusive aumentar a sua produtividade.

Sabemos que para algumas pessoas, isso é difícil. Afinal, quem nunca deixou de lado um lápis ou papel e quando viu, estava com diversos itens amontoados na mesa, não é mesmo? Por isso, preparamos este artigo para te ajudar.

Confira nossas dicas infalíveis para deixar a sua mesa de trabalho organizada, conseguindo ter mais ordem e praticidade no seu dia a dia.

Organizar a mesa de trabalho é realmente importante?

Antes de mostrarmos nossas dicas, precisamos enfatizar do por que você deveria deixar a sua mesa mais organizada. Na correria do dia a dia, muitos indivíduos acabam negligenciando essa atividade, acumulando diversos papéis e materiais espalhados pelo seu ambiente de trabalho.

Porém, se você deseja ser mais produtivo e se destacar mais no seu trabalho, a organização pessoal é um bom primeiro passo. Ao saber onde está cada item, seja em cima da mesa ou em uma de suas gavetas, você poupa tempo ao não ter que ficar procurando em meio à bagunça. Sem falar que você não correrá o risco de perder aquela documentação importante.

Além de economizar tempo, você irá poupar a sua mente e emocional ao não passar mais pelo medo ou ansiedade de não conseguir encontrar o que precisa. Por fim, a sua imagem dentro do ambiente de trabalho pode ser influenciada pelo modo que você organiza sua mesa.

Seu supervisor pode até considerar te dar mais responsabilidade e promoções dentro da empresa, mas talvez ele não tenha confiança sobre isso por ver que a sua mesa é uma bagunça total. Ele pode pensar que por você não ser organizado com as suas coisas, não será com as tarefas importantes da empresa. Caso você seja o chefe ou o líder, mostrar para os seus subordinados uma boa organização pode inspirar eles a fazer o mesmo.

A boa notícia é que você não precisa ser uma pessoa super metódica para ter uma mesa de trabalho organizada. Basta seguir nossas dicas! 

1.    Mantenha somente o necessário sobre a mesa

Comece organizando a sua mesa deixando somente os itens mais utilizados no seu dia a dia. Costuma realizar muitas anotações? Então deixe uma caneta e um caderno ou bloco de notas em cima dela. Caso você use esses itens com pouca frequência, não faz sentido deixá-los expostos ocupando espaço, não é mesmo? Guarde-os em uma gaveta.

Tendo sobre a sua mesa de trabalho somente os itens necessários, você não irá perder tempo procurando-os em meio a outras coisas que possuem pouca utilidade.

2.    Separe seus papéis em arquivos maletas e pastas

Costuma lidar com muitos papéis em seu trabalho? Se sim, as chances de acabar fazendo uma montanha de folhas em cima da mesa são grandes. Para evitar isso, utilize arquivos maletas e pastas.

Dessa forma, além de colocar todos os documentos em um único lugar, você ainda consegue classificá-los e separá-los, poupando o tempo que era perdido anteriormente quando precisava achar um papel específico.

dicas-infaliveis-para-organizar-sua-mesa-de-trabalho-pastas

3.    Conte com organizadores

Por que deixar itens que são fáceis de serem extraviados, como canetas e clips, espalhados pela mesa se você pode agrupá-los e guardá-los em lugares de fácil acesso e que utilizam pouco espaço, como um porta lápis, por exemplo? Existem diversos organizadores que podem te auxiliar a deixar a sua mesa mais organizada, dando inclusive um melhor visual para ela.

4.    Cuide com a quantidade de Post-Its

Os post-its são uma ótima maneira de nos lembrar de algum compromisso ou tarefa que precisa ser realizada. No entanto, abusar desses papéis pode acabar prejudicando a sua organização, além de deixar sua mesa de trabalho com um visual ruim.

Deixe à vista post-its com lembretes realmente importantes, como o horário de uma reunião, um aviso que precisa ser dado ou uma tarefa específica que precisa ser feita até determinado horário. Com a conclusão da atividade destacada no post-it, descarte-o. E lembre-se de nunca anotar e deixar à vista lembretes contendo informações confidenciais, como suas senhas, por exemplo.

5.    Não abuse da decoração

Não há nada de errado em fazer uma decoração pessoal na sua mesa de trabalho (como colocar uma foto da sua família, plantinha ou objeto de decoração) desde que a sua empresa permita, é claro. No entanto, colocar muitos itens pode deixar a sua mesa muito chamativa e desorganizada. Lembre-se de posicionar os itens em locais que não tirem o seu foco ou atrapalhem a sua rotina de trabalho.

6.    Evite comer na sua mesa de trabalho

Costuma levar uma fruta, uma barrinha de cereal ou um lanchinho para o trabalho? Isso é ótimo, mas evite comer seus alimentos em frente ao computador ou enquanto realiza suas atividades. As chances de você sujar a sua mesa com migalhas ou deixar sobre ela algumas embalagens são grandes. Por isso, separe um tempo para realizar seus lanches na cozinha ou em algum outro lugar da empresa.

7.    Tenha sempre uma lixeira por perto

É comum que as pessoas acabem acumulando em sua mesa alguns materiais que não são mais necessários, quando precisam levantar para descartar no lixo. Por isso, tenha sempre uma lixeira perto da sua mesa. Assim, você pode realizar o descarte desses materiais de forma rápida e na hora.

Gostou das nossas dicas? Então basta colocá-las em prática e passar a ter uma mesa de trabalho muito mais limpa e organizada. Em nosso site, você encontrará diversas opções de caixas arquivo, pastas e organizadores que podem te ajudar a organizar o seu ambiente de trabalho. Você também pode encontrar outros conteúdos e dicas sobre organização, produtividade, tecnologia e escritório em nosso blog.

Links: 

https://blog.cariocadecor.com.br/6-dicas-de-como-organizar-mesa-de-escritorio-de-forma-pratica/

https://www.ibccoaching.com.br/portal/organizacao-confira-13-dicas-de-como-organizar-sua-mesa-trabalho/