5 dicas de decoração para aumentar a produtividade

Quantas vezes você já se pegou pensativo em seu escritório insatisfeito com algum móvel ou mesmo com a decoração do local? É bem provável, que pelo menos uma vez na vida você tenha passado por algo assim. O ambiente à nossa volta nos influencia de diversas formas e pode se refletir em nosso humor e estado de espírito para o trabalho.

Uma pesquisa realizada pela empresa de impressões fotográficas CanvasPop indicou que obras de arte e peças de decoração são capazes de influenciar em nossa produtividade. O estudo revelou, por exemplo, que em locais onde os funcionários podem escolher a decoração da sua mesa de trabalho as pessoas chegam a ser 30% mais produtivas e ficam menos propensas a ter problemas de saúde.

Em outras palavras, isso significa que boas dicas de decoração para aumentar a sua produtividade podem ser um diferencial e tanto no seu ambiente de trabalho. Há várias maneiras de estimular a criatividade e construir um ambiente mais harmonioso e produtivo. Aqui, listamos cinco conselhos que você pode colocar em prática hoje mesmo.

1. Aposte em obras de arte

Uma enquete realizada no LinkedIn indicou que 77% das pessoas se sentem mais felizes em ambientes que têm algum tipo de obra de arte. O estudo, feito apenas com norte-americanos, indicou que 99% deles gostariam de ter obras de arte no local de trabalho, mas apenas 58% de fato trabalham em um lugar decorado dessa maneira.

Para os empresários, a dica é apostar em peças que, de alguma forma, transmitam os valores da sua empresa. Por exemplo, se você quer criar um ambiente jovial e descontraído, talvez as obras clássicas e com traços mais carregados não sejam as mais indicadas. Prefira peças mais alegres e que possam transmitir alguma sensação positiva.

2. Cada um deve ter o seu espaço

Grandes corporações tendem a padronizar as coisas para manter um maior controle sobre as estações de trabalho. Assim, infelizmente, ainda é comum vermos ambientes de trabalho nos quais o empregado não tem permissão para colocar sobre a mesa objetos que não façam parte da sua rotina, como fotos, plantas, itens decorativos, action figures ou pequenas lembranças.

Permitir que cada um decore o seu espaço da maneira que bem entender é um dos primeiros passos para estimular a criatividade. Além disso, o local em questão fica mais aconchegante para quem o decorou, diminuindo problemas relacionados ao estresse e à ansiedade. Trata-se de uma liberdade que deve ser estimulada sem moderação.

3. Saia da escuridão

Sabemos que existem muitas pessoas que se sentem mais confortáveis em trabalhar em ambientes escuros, mas em linhas gerais é nos espaços iluminados que todos se saem melhor. Especialmente durante o dia, use e abuse da luz solar e deixe que ela entre pela janela do seu escritório – obviamente sem que os raios de sol prejudiquem a visibilidade.

Garanta que o ambiente não só é bem arejado como também dispõe da iluminação correta. Se for o caso, cada mesa pode ter uma luminária para reforçar a visibilidade. Assim, é importante garantir que todos os colaboradores tenham a condição de luz adequada para desenvolver as suas funções. Aliás, essa é também uma exigência do Ministério do Trabalho em suas avaliações periódicas.

4. Retire os excessos

Foi-se o tempo em que ambientes abarrotados de coisas eram sinônimo de produtividade. Hoje em dia, uma das tendências é o minimalismo, ou seja, a redução do número de itens sobre a mesa ao mínimo necessário. Nada de empilhar trabalhos, livros e documentos que muitas vezes passam um ano inteiro sem serem consultados.

Deixe sobre a mesa, além dos itens decorativos, somente aquilo que de fato tem alguma utilidade no seu dia a dia. Quanto mais espaço você tiver para trabalhar, maiores são as chances de que você não se distraia e aumente a sua produtividade. Faça um teste: termine a semana limpando a sua mesa e veja como a manhã de segunda-feira será muito mais agradável.

5. Alie conforto com um visual agradável

Nenhum extremo é a melhor das escolhas. Os móveis confortáveis, mas com design frio e que não transmite nenhum sentimento especial tendem a tornar tudo padronizado demais. Já aquelas peças de design incríveis, mas que deixam a desejar em termos de conforto também, no final das contas, vão acabar trazendo problemas de postura.

Assim, aposte no meio termo. Busque mesas, cadeiras e luminárias que tenham um senso estético identificável, mas que ao mesmo tempo sejam confortáveis. Às vezes nos esquecemos que o ambiente de trabalho é o local onde chegamos a passar quase a metade do nosso dia – muitas vezes mais tempo até do que a nossa casa. Sem sombra de dúvidas, seu escritório merece uma atenção especial.