Confira 5 dicas de sucesso para organizar o seu home office

Quando trabalhar em casa passou a fazer parte da rotina de milhares de brasileiros, muitas pessoas se deram conta de que o conforto do lar não estava necessariamente adaptado para a rotina de trabalho.

Diferentemente do que acontece no escritório, na residência nem sempre temos a iluminação apropriada, mesa e cadeira adequados, e apoios ergonômicos como descanso para pés, por exemplo. Porém, não se trata apenas de ergonomia. 

Um ambiente de trabalho organizado torna as pessoas mais produtivas. Ter as ferramentas que você necessita sempre à mão, deixar a mesa limpa e dispor objetos de forma lógica são alguns dos caminhos para tornar a rotina de trabalho menos cansativa. Listamos aqui algumas dicas práticas para você colocar em ação hoje mesmo.

Comece organizando sua mesa

Não importa o tipo de tarefa que você faz diante do computador: uma mesa organizada e limpa é o primeiro passo para a produtividade. Procure deixar apenas os itens que você utiliza com frequência ao seu alcance. Os demais, guarde-os na gaveta ou em um local apropriado, como em caixas organizadoras.

Quanto menor for o número de elementos visuais no local, mais atenção você terá no trabalho. Evite acumular objetos e outros elementos que possam tirar seu foco no trabalho. Pastas ou gaveteiros são boas formas de organizar os excessos.

Tenha kits organizadores

Se você faz questão de que alguns itens estejam sempre sobre a mesa, uma boa pedida é recorrer a kits organizadores. Em geral, eles são compostos porta-objetos, e são perfeitos para organizar os papéis e materiais como lápis, caneta, borracha, tesoura, grampeador, entre outros.

A principal vantagem desses itens é que eles não apenas são boas opções de organização, mas também são peças estéticas importantes. Há modelos de diversas cores e formatos para que você possa demonstrar sua personalidade.

Experimente pendurar objetos na mesa ou na parede

Alguns itens precisam ficar sempre por perto, mas pode ser que os kits organizadores não sejam as melhores escolhas para acomodá-los. É o caso, por exemplo, de cabos carregadores e fones de ouvido, que costumam ficar desajeitados quando são colocados sobre a mesa. Nesse caso, os Ganchos Command 3M são perfeitos para resolver esse problema. Simples e práticos, os ganchos podem ser aplicados em várias superfícies e possuem um adesivo removível que permite decorar ou organizar o seu home office de forma rápida, sem sujeira e sem furos na parede. 

Tenha um quadro para visualizar documentos

O método Kanban, popularizado por aplicativos como o Trello, consiste em uma metodologia visual, no qual podemos ter acesso rápido ao status de todas as etapas de um projeto. Ainda que no mundo virtual seja fácil organizar isso, como resolver esse problema no mundo real?

Simples: quadros de cortiça. Eles podem ser utilizados para fixar lembretes importantes ou mesmo avisos que, caso fiquem guardados dentro de uma pasta ou gaveta, podem ser esquecidos. A ideia é que você adicione neles informações relevantes e que precisem ser consultadas várias vezes ao longo do dia.

Se possível, não misture vida pessoal e profissional

Ok, sabemos que o simples fato de trabalhar em casa já implica, de certa forma, em cruzar a linha tênue que separa a vida profissional da pessoal. Porém, alguns conselhos podem ajudá-lo a reduzir a sensação de que você está vivendo para o trabalho.

Estabeleça e cumpra um horário de trabalho. Quando estiver nas suas horas de folga, evite ficar no computador. Aproveite para ver TV, ler um livro ou ficar com a sua família em outras atividades. 

Além das dicas acima, uma das melhores formas de garantir maior produtividade é estar sempre descansado, com o sono e a alimentação em dia. Faça pausas durante o expediente para se alongar e não se sobrecarregue com trabalho. Uma mente descansada rende mais, fazendo mais tarefas em menos tempo – e quando o ambiente está limpo e organizado, os resultados são ainda melhores.