Mantenha a rotina, esteja em um ambiente adequado, cuide da postura, evite distrações… Quem não ouviu conselhos como esses no início do home office, que atire a primeira pedra. Depois de mais de um ano de pandemia e escritórios vazios ou com um número reduzido de pessoas trabalhando presencialmente, o trabalho remoto se tornou parte do “novo normal" mundo afora.
Mas, em teoria, nossa casa é o lugar mais confortável para nós e, convenhamos, é tentador ficar na cama quentinha até 5 minutos antes de realmente ter que levantar para pôr a mão na massa, certo? Vários detalhes podem parecer inofensivos, mas acabam reduzindo a produtividade, tomando um tempo precioso e nos distraindo das demandas que temos em mãos.
Pensando nisso, criamos o site Contabilista Em Casa, para ajudar você a encontrar seu ritmo de produtividade equilibrando com o bem estar necessário para seu home office. Lá, trazemos dicas práticas, seleção de produtos e ideias para a sua ergonomia, conforto e novidades sobre o trabalho remoto.
Além disso, aqui estão 3 dicas realmente funcionais que irão te ajudar a manter a produtividade e o bem-estar enquanto trabalha em casa.
1 - Defina horários e limites
Você está em casa, colocar a roupa para bater ou tirar o lixo são tarefas que não levam nem 10 minutinhos e que podem ser feitas mesmo durante o expediente, não é mesmo? Não, não. Saiba definir qual é o seu horário de trabalho e quando irá cuidar das atividades de casa. Essa dica parece simples, inclusive complementa a terceira dessa lista, mas, quando trabalhamos de casa, é muito fácil deixar a vida profissional se misturar à vida doméstica, afinal, ambas estão acontecendo paralelamente no mesmo ambiente.
Entenda: quando você começa uma atividade, é necessário ter uma concentração mínima para que você possa realizá-la dentro dos prazos e expectativas esperados. Se você dividir a atenção para fazer várias coisas ao mesmo tempo, acabará o dia com uma lista imensa de pendências, tanto do trabalho, quanto dos afazeres domésticos. Então coloque limites a você e às pessoas que moram na sua casa. Estipule horários para focar no trabalho e horários para tarefas domésticas. Não se esqueça de tirar um tempinho para si mesmo, ter um tempo de lazer e fazer algo que você goste, como ver um filme, praticar exercícios ou ler um livro, por exemplo.
2 - Faça pequenos intervalos
Segundo o site Business News Daily, um estudo recente mostrou que trabalhar em casa aumenta a produtividade. Quando comparamos o trabalho presencial ao remoto, quem opta pela segunda versão, trabalha, em média, 1,4 dia a mais por mês do que os colegas que estão no escritório. Isso equivale a três semanas adicionais de trabalho por ano.
Considerando o cenário pandêmico que vivemos, o número de pessoas com casos de ansiedade, depressão e insônia aumentou significativamente, afetando diretamente a concentração e produtividade dos trabalhadores.
A dica aqui é se lembrar de sempre fazer intervalos entre as atividades e reuniões do dia. Dois métodos que podem te ajudar:
- Técnica de Pomodoro: divida seu dia em blocos de 25 minutos e, durante esse tempo, uma determinada tarefa deve ser realizada sem nenhum tipo de interrupção. Ao fim de cada um desses blocos, faça uma pausa de 5 minutos e, ao concluir 4 blocos de 25 minutos, a pausa deve ser de 30 minutos, assim você mantém a produtividade, o foco e ainda se lembra de descansar a mente.
- Tenha uma lista de afazeres, enumere as atividades que pretende realizar durante o dia e vá eliminando uma a uma. A sugestão valiosa aqui é deixar essa lista preparada no dia anterior e não supervalorizar seu tempo e produtividade, ou seja, não coloque mais tarefas do que pode realizar e se prepare para possíveis imprevistos (como aquela reunião de última hora, sabe?)
3 - Mantenha sua casa limpa e organizada
Parece clichê e é mesmo. Mas manter o ambiente limpo e organizado, de fato evita incômodos e otimiza a produtividade. Quer saber o porquê? Com o ambiente propício, você evita distrações e preocupações, afinal, as tarefas de casa já estão prontas, como bem dito na primeira dica, economiza tempo, previne perda de papéis ou objetos importantes e ajuda a ter foco ao começar e finalizar tarefas. O ambiente sujo e desorganizado é contraprodutivo, desestimulante e gera cansaço visual e mental.
Vale lembrar que a organização também está nas suas atitudes e posturas. Então, se possível, não trabalhe no mesmo lugar que você se alimenta ou descansa, tenha um ambiente exclusivo para seu trabalho, evitando ficar no quarto ou na mesa da cozinha, por exemplo. Veja aqui os itens essenciais para o seu home office.
Atenção para a dica extra!
Se você tem pet em casa, pode ser desafiador não dar carinho e atenção a eles, mas você pode preparar o ambiente também para os peludos. Disponibile apenas os brinquedos que não fazem barulho, ensine a hora certa de dar atenção e brincar e saiba que seus colegas de trabalho são compreensíveis e entendem que, no home office, todos estão sujeitos a ouvir um latido, miado ou, para quem também tem bebê em casa, choro ao fundo das videochamadas. Está tudo bem.
Não há certo ou errado no que tange produtividade, existe aquilo que funciona ou não para cada um. Teste, reorganize, adapte e compartilhe suas experiências com outros colegas de trabalho, assim, um ajuda o outro. E lembre-se, devemos continuar a nos cuidar, então, #fiqueemcasa.