Conheça 12 formas de usar post-it nos estudos

Ainda que a invenção do post-it, em 1976 tenha sido vista como algo de pouca utilidade, justamente devido à presença de cola com pouca aderência, com o passar dos anos os papeizinhos que grudam e saem fácil de muitas superfícies acabaram se mostrando uma excelente alternativa na hora de estudar e criar esquemas de organização.

Quando estamos estudando a respeito de um determinado assunto, é importante fazer observações para que a informação seja mais bem armazenada e também para destacar tópicos importantes dentro do material lido — e o post-it é um excelente aliado nessas ocasiões.

O fato é que, mesmo que o uso do post-it seja aparentemente óbvio, é possível maximizar as funções desses lembretes coloridos. Para que você tenha mais sucesso em seus estudos, separamos algumas dicas incríveis sobre como usar o post-it — veja a seguir!

Como usar post-its nos estudos

1. Crie mapas mentais

Mapa mental é um esquema onde você define o assunto do estudo e seus principais pontos. Dessa forma, depois de ler bastante a respeito de determinado tema, você consegue memorizar o conteúdo ao observar a relação dos tópicos mais relevantes.

O mapa mental é uma maneira de criar uma representação visual dos tópicos que você está estudando. Você pode colar os post-its diretamente na parede e, nessa área, inserir novas ideias ou pontuações importantes a respeito do tópico principal. Essa visualização ajuda muito na hora de fixar o conteúdo em sua memória.

post-its colados na parede

2. Use a estratégia do Design Thinking

Design Thinking é uma forma de estruturar suas anotações com base em critérios visuais. Em relação ao uso de post-it, o método pode ser aplicado quando você separa suas anotações de acordo com seus respectivos nichos e cria essa segmentação de forma visual, com post-its de cores diferentes que são usados para anotar informações dentro de categorias separadas. Na hora de ter um panorama a respeito do que foi anotado, a diferenciação de cores será importante.

3. Planeje-se melhor

Qualquer atitude, quando planejada com antecedência, tem mais chances de gerar resultados positivos, e a mesma lógica vale para os seus estudos. Os post-its podem te ajudar a ter mais controle sobre a sua gestão de tempo, seus prazos, suas metas e, inclusive, a mostrar quais marcos já foram alcançados. Escreva suas estratégias de estudo ou de leitura, por exemplo, e cole os post-its em lugares onde você possa mudá-los na medida em que concluir cada etapa.

4. Transfira o Trello para a sua parede

O Trello é uma ferramenta online muito versátil que serve para organizar suas tarefas em colunas. Essa percepção do fluxo de trabalho é baseada no sistema do Kanban, que cria cartões para segmentar conteúdos. Com os post-its, você pode fazer a mesma coisa, organizando funções, ideias, prazos e o que mais precisar ser sistematizado.

Por exemplo: você pode colar uma coluna de post-its em um quadro, e neles ficam anotados os artigos que precisam ser lidos. Em outra coluna, ficam os post-its com os artigos que já foram lidos e resumidos e assim por diante — você só precisa movimentar cada post-it de acordo com o andamento do trabalho, tendo como resultado um esquema visual do que já foi feito e do que ainda precisa ser realizado.

5. Anote fórmulas, leis e conceitos

Algumas matérias de exatas, como física, química e matemática possuem diversas fórmulas que precisam ser aplicadas para a resolução de exercícios. Colocá-las em post-its que fiquem em evidência podem lhe ajudar a não somente poupar tempo na hora de usá-las, mas também em memorizar cada uma delas.

ilustração em 3D de uma pilha de post-its com fórmulas matemáticas anotadas

6. Escolha os lugares certos para colar os post-its

Se a intenção não for criar um mapa mental na sua parede, você pode usar os post-its para criar pequenos lembretes e, nesses casos, posicioná-los no lugar correto faz toda a diferença.

Digamos que você precise se lembrar de uma reunião online com seu grupo de estudos. Em vez de escrever isso em um post-it e colá-lo na sua agenda, por exemplo, é preferível que ele fique preso em um lugar onde você o veja com frequência, como no canto da tela do computador, por exemplo.

7. Não faça anotações longas

O ideal é que as suas anotações sejam breves, com palavras-chave que remetem ao assunto principal e que consigam resgatar o conteúdo que já está gravado em sua mente. Não adianta, portanto, escrever textos longos com letras minúsculas na folha do post-it, até mesmo porque ela não é uma folha A4 e tem um tamanho pequeno justamente para servir como lembrete de pontos principais, não para resumir todo o material estudado.

8. Anote os conteúdos que você tem mais dificuldade

Se você já domina um assunto, não precisa criar lembretes a respeito dele, não é mesmo? Agora, quando o tema for mais complicado ou algo totalmente novo, vale a pena fazer anotações, como no caso de fórmulas, leis, nomes ou datas.

9. Separe suas dúvidas

Durante o tempo de estudos, é comum que dúvidas acabem surgindo. Com o auxílio de post-its, você pode separá-las para buscar auxílio do seu professor ou de seus colegas de classe na aula seguinte. Anotando quais perguntas você deseja fazer, ou então o número da página onde está o conteúdo que lhe gerou um questionamento, você garante que nenhuma dúvida seja esquecida.

10. Destacar conteúdos de livros e cadernos

Você pode usar post-its para fazer pequenas anotações nos livros e cadernos que você usa para estudar, colocando suas próprias notas sobre os conteúdos mais importantes e até mesmo avisos para você mesmo na próxima vez que for rever esse conteúdo. Esse tipo de bilhete ainda pode ser usado como marca página, indicando onde um livro ou caderno deve ser aberto para que você continue revendo os conteúdos que devem ser estudados.

11. Lembrete sobre provas e entregas de trabalho

De nada adianta estudar tanto e perder a data para uma prova ou entrega do trabalho, não é mesmo? Para não se confundir entre as diversas provas e atividades que a vida acadêmica irá exigir de você, nada melhor do que deixar anotado em um post-it os dias e horários dos seus compromissos.

12. Mensagens para se inspirar

Sabemos que a vida acadêmica muitas vezes é desgastante, e que após longas horas ou dias de estudo, é comum ficar cansado ou desanimado. Por isso, nada melhor do que ter à vista algo para lhe inspirar quando esses momentos vierem. Você pode colocar desde frases motivacionais ou até mesmo como você imagina a sua vida quando estiver colhendo os resultados dos seus esforços. O importante é ter algo que sirva de inspiração enquanto você estuda.

E aí, você já tinha pensado a respeito de todas essas utilidades para um simples post-it? Esperamos que seus estudos fiquem mais organizados com as nossas dicas! E, lembre-se: em nossa sessão de Papelaria, temos diversos modelos e cores de post-it para você estudar melhor e se organizar de uma forma mais eficiente! Clique aqui e confira!

Fonte(s):

Educa Mais Brasil.