05 dicas para organizar os materiais escolares

É muito comum sabermos de situações em que os alunos esquecem de levar o caderno, o livro ou algum outro material em alguma aula importante. Por esse motivo, saber como arrumar os materiais escolares pode poupar o estresse causado pela falta de organização.

Pensando nisso, criamos este artigo com dicas para te ajudar, seja para melhorar o uso e organização do seu material de estudos ou dos seus filhos pequenos, que estão dando os primeiros passos na vida escolar.

01. Crie uma rotina de organização

Existem diversos itens que podem te ajudar a organizar o material escolar. No entanto, antes de nos aprofundarmos neles, é preciso ressaltar que o primeiro passo é criar uma rotina que te ajude nesta organização.

Ter uma rotina de organização é inclusive uma ótima oportunidade de crescimento para os seus filhos, pois dessa forma eles irão aprender a ter mais autonomia e responsabilidade ao longo do tempo.

Escolha um período do seu dia para organizar todo o material escolar. Não importa se isso for feito na noite anterior ou algumas horas antes das aulas começarem, mas é ideal que seja selecionado um horário que ofereça tempo o suficiente para que as atividades não sejam feitas às pressas.

Você pode criar checklists, contar com aplicativos de organização ou até mesmo calendários para te ajudar nesta rotina. Como dica, aconselhamos você a buscar anotar os principais compromissos da semana, como provas e entregas de trabalho, além de listar todos os itens que precisam ser levados para o colégio.

Caso a organização seja feita para a rotina das crianças, deixe-as participar dessa atividade. Assim, elas irão se sentir mais responsáveis, sem falar que podem te ajudar a fazer todo o processo ser mais rápido e até mesmo divertido.

02. Tenha um espaço de estudos

Para evitar que os materiais fiquem espalhados pelos cômodos da casa, separe um ambiente para ser o cantinho de estudos. Lembre-se que não é necessário um cômodo inteiro para isso. Um espaço da sala ou do quarto onde seja possível colocar uma mesa e uma cadeira já é o suficiente.

Além de saber onde estarão todos os itens necessários na rotina escolar, esse espaço pode oferecer mais concentração na hora de realizar uma tarefa ou estudos para uma prova, especialmente para as crianças.

03. Organize os materiais

Mesmo definindo um ambiente próprio para estudar e guardar o material escolar, é possível que eles acabem sendo misturados com outros objetos, especialmente pelas crianças. Por isso, contar com itens que ajudem a armazenar e separar cada material é uma ótima escolha.

Uma dica para aqueles que não possuem muitos armários e gavetas disponíveis é contar com uma caixa organizadora. Esses objetos são ótimos para guardar diversos materiais, são fáceis de serem manuseados e ocupam pouco espaço.

Caso você possua muitos materiais para serem guardados, outra opção é investir numa estante que seja fácil de ser montada. Assim, você pode anexar ou retirar partes dela conforme a sua necessidade, garantindo que todos os itens sejam armazenados ocupando somente o espaço necessário. Já para aqueles que lidam somente com papéis, contar com uma pasta pode ser uma opção mais simples e mais prática.

04. Use etiquetas

Quem nunca emprestou ou pegou emprestado uma caneta ou um livro durante a aula, não é mesmo? As crianças amam fazer isso, especialmente com itens diferentes e mais caros. Com isso, não é comum alguns materiais escolares acabarem se perdendo ou serem trocados por engano durante o ano.

Para que isso não ocorra, é importante deixar claro que cada item é realmente seu ou do seu filho. A forma mais simples e eficaz de garantir isso é com as etiquetas. Existem diversas opções de cores e tamanhos que podem ser inseridas em cada material, inclusive nos lápis e nas canetas, que podem ser usados para identificar quem é o dono de cada objeto.

Também é válido marcar o nome do seu filho ou então algo que o identifique em cada peça do uniforme escolar. Assim, as chances de alguém encontrar e devolver alguma roupa ou objeto que foi deixado na escola ou extraviado aumentam, evitando que você tenha que fazer novas compras ao decorrer do ano.

05. Conte com uma boa mochila

Por fim, não podíamos não falar da mochila. Afinal, é através dela que os alunos levam seus materiais para aula e depois para casa. Certifique-se de escolher um modelo que seja ao mesmo tempo confortável de ser carregado e que tenha espaço suficiente para todos os materiais do dia a dia.

Forçar a entrada de diversos itens em uma mochila pequena pode acabar danificando alguns materiais ou a própria mochila, além de aumentar as chances de que algum objeto saia sem ser notado.

Vale destacar que a maioria das crianças amam mochilas. Por isso, tente achar uma temática sobre o desenho ou personagem que ele goste. Assim, ele vai ter mais ânimo em usá-la e por consequência, em guardar de forma certa os seus materiais escolares.

Onde adquirir materiais escolares?

Já que estamos falando de material escolar, é importante ressaltar que tudo começa com a escolha certa de onde comprá-los. Que tal dar uma olhada em todas as opções disponíveis pela em nosso site? São diversas ofertas para você garantir a sua lista completa em um só lugar!

Links: Etiquetas & Adesivos, TagLab, Blog Falando com o Coração